10 super alimentos com benefícios para o coração

Rudney Alimentos Saudáveis 29-01-15 alimentos para coração, coração, Dicas Saúde comentários

O coração não sofre apenas com desamores, uma dieta pobre pode levar, de fato, a problemas mais graves do que a própria tristeza, no final de um relacionamento. Nos alimentarmos bem é essencial para cuidar da saúde do coração.

O problema é que muitas vezes nós não estamos cientes das qualidades dos alimentos que comemos, por isso não sabemos se terão benefícios para nossa saúde. Então, hoje nós apresentamos 10 super alimentos bons para o seu coração para você inclui-los em sua dieta e se prevenir de doenças cardiovasculares.

1 – Aveia

A aveia é um daqueles alimentos tão bons que você dificilmente pode encontrar falhas em sua ingestão. Uma de suas vantagens é o seu alto teor de fibra, o que pode ajudar a diminuir o colesterol, porque atua como uma esponja no intestino, de modo que absorve o colesterol e ajuda eliminá-lo e, portanto, não deixa que passe para a corrente sanguínea.

2 – Salmão

Você já ouviu milhares de vezes como é benéfico esse peixe, é que não há dúvida de que, quando se trata de alimentos bons para o coração, o salmão, juntamente com outros peixes oleosos como a sardinha ou cavala, são verdadeiros reis. Isto é devido ao seu alto teor de ácidos graxos Ômega 3, que ajudam a reduzir significativamente os níveis de colesterol e triglicerídeos, melhorando a elasticidade dos vasos sanguíneos e prevenindo os depósitos de gordura nas paredes das artérias. Tanto que, em comunidades onde o consumo deste tipo de peixe é elevado (como esquimós), a incidência de doenças cardiovasculares é extremamente baixa.

3 – Chocolate preto

Sim, o chocolate pode ser muito bom para a sua saúde, principalmente no que se refere a cuidar do coração. Estudos têm mostrado que o chocolate com pelo menos 60% ou 70% de pureza ajuda a restaurar a flexibilidade arterial.

4 – Mirtilos

Não apenas os mirtilos, mas também morangos e outras frutas vermelhas, podem reduzir em 32% o risco doença cardiovascular em mulheres. É o que revelou um estudo da American Heart Association, que analisou mulheres entre 25 e 42 anos que consumiam estes frutos regularmente.

Isto se deve porque o mirtilo, assim como os morangos contêm altos níveis de flavonoides dietéticos. De acordo com esse estudo, uma classe dos flavonoides chamado antocianinas pode ajudar a dilatar as artérias e proporcionar outros benefícios para o coração.

5 – Tomate

O tomate, tão comum em nossa dieta é um dos alimentos mais saudáveis para consumir diariamente. Eles são ricos em potássio, que é benéfico para o coração, mas também são uma fonte de licopeno, um carotenoide que pode ajudar a eliminar o “mau” colesterol LDL e reduzir o risco de um ataque cardíaco. São baixos em calorias e açúcar.

6 – Abacate

Os abacates ganharam uma reputação merecida no que diz respeito a alimentos saudáveis. Eles são ricos em gorduras monoinsaturadas, então ajudam a reduzir os fatores de risco para problemas cardíacos, tais como colesterol ruim. Eles também contêm antioxidantes e potássio.

7 – Azeite de oliva

Assim como abacate, o azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada, por isso seu uso é muito recomendado e benéfico para a saúde. Há estudos que mostram que seguir a dieta mediterrânea (com base em uma dieta rica em cereais, frutas, legumes, nozes e azeite de oliva) pode reduzir em 30% o risco de problemas cardiovasculares. Então não se esqueça de adicionar um pouco de azeite de oliva em seus pratos.

8 – Frutas cítricas

De acordo com um estudo recente, as mulheres que consomem grandes quantidades de flavonoides presentes nas laranjas e toranjas têm um risco 19% menor de acidente vascular cerebral isquêmico (aqueles causados ​​por um coágulo) do que aquelas que não consomem essa fruta regularmente.

Além disso, frutas cítricas também são ricas em vitamina C, também associada a prevenção de doenças cardíacas. No entanto, antes de saltar de cabeça no mundo maravilhoso dos citrus, consulte o seu médico se você tem problemas de coração, porque há substâncias nesse grupo de alimentos que podem interferir com a ação de medicamentos para baixar o colesterol.

9 – Batata

Agora você pode começar a saltar de alegria, porque a boa notícia foi confirmada: as batatas são boas para o coração. Obviamente, isso não significa que podem ser consumidas com excesso de sal, óleo ou em diferentes molhos. Procure a preparação mais saudável para você comer. As batatas são ricas em potássio, que ajuda a baixar a pressão arterial, e também são ricas em fibras, que têm um efeito semelhante ao que dissemos sobre a aveia.

10 – Romã

Romã contém muitos antioxidantes, polifenóis e antocianinas, que promovem um melhor fluxo de sangue para o coração. Talvez seja a hora de dar uma atenção a mais a este fruto, muitas vezes tão esquecido, mas delicioso!

Mais informações

Viu como não há desculpas de falta de tempo, muito menos de paladar para cuidar do coração, além disso, muitos desses alimentos com ótimos sabores são fáceis de serem encontrados e ainda podem ser usados em muitas receitas, só tenha cuidado para combiná-los com outros alimentos saudáveis com pouco gordura e açúcar.

Além desses alimentos bons para o coração, para cuidar desse órgão é importante também praticar exercícios regularmente, ter controle da pressão arterial para prevenir a hipertensão e evitar o colesterol alto.

Este Post te ajudou?
  
  • superalimenyosparaocoracao
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: