Propriedades e benefícios do quiabo para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 20-10-15 beneficios do quiabo, quiabo, quiabo beneficios comentários

O quiabo é uma hortaliça de alto valor nutricional, que geralmente cresce em regiões tropicais e temperadas. Possui várias vagens verdes escuras medindo entre 5 e 15 centímetros de comprimento. Dentro das vagens estão suas sementes, que são pequenas e redondas.

Ele pode ser consumido de várias formas e, quando cozido, libera uma substância pegajosa que é usada até mesmo para fins estéticos.

Propriedades do quiabo

Uma das principais vantagens e benefícios do quiabo é que pode ser adicionado em dietas para perder peso, uma vez que só fornece 30 calorias por 100 gramas. Além disso, eles não contêm quantidades significativas de gordura, e o seu consumo não aumenta o colesterol no organismo.

Ele tem fibras e mucilagem, o que o torna uma excelente ajuda para combater a constipação porque esses componentes suavizam os alimentos, favorecendo a sua passagem através do sistema digestivo.

O quiabo é também uma excelente fonte de vitamina A, bem como antioxidantes e flavonoides. Tomados em conjunto, estes componentes são conhecidos por sua excelente ação para a visão e para manter em perfeito estado as membranas e mucosas da pele.

Ao consumi-lo estará ingerindo folato, um nutriente especialmente importante se você estiver pensando em engravidar, pois o folato ou ácido fólico ajuda a reduzir alguns problemas que podem ocorrer no tubo neural do bebê, causando problemas de saúde no momento do nascimento.

Também tem grande quantidade de vitamina C, que ajuda seu corpo a conseguir a imunidade a infecções e aumenta as defesas. Ele também tem ferro, tornando esta a planta ideal para pessoas que sofrem de anemia. Outro mineral importante nesse alimento é o cálcio, pelo qual ajuda a fortalecer os ossos e dentes, prevenido a osteoporose ou outras doenças ósseas no futuro.

Esse alimento é fonte de minerais como potássio, zinco, cálcio, ferro e magnésio, e contém proteínas, vitamina A, vitamina C, vitamina K, vitamina B9 e vitamina B6.

Benefícios do quiabo

Previne a diabetes

Um estudo publicado no Journal of Pharmacy em 2011, chegou à conclusão de que ratos diabéticos que foram alimentados com casca e pó de sementes de quiabo durante um período de 28 dias, tinham reduzido nomeadamente os seus níveis de açúcar no sangue, em comparação com o grupo que estava em outra dieta.

Especialistas atribuem este resultado ao elevado teor de fibra do quiabo, o que ajuda a estabilizar o açúcar no sangue através da regulação da velocidade com que o açúcar é absorvido a partir do trato intestinal.

Cuida da saúde dos olhos

Contém vitamina A e flavonoides antioxidantes, como o beta-caroteno, luteína e xantina. É um dos vegetais verdes com valores mais elevados destes antioxidantes. Estas propriedades são conhecidas para ajudar a fortalecer as células e são cruciais para a saúde dos olhos. A vitamina A também é necessária para manter os fluidos corporais da pele e membranas saudáveis. A vitamina A é importante para a pele também.

Combate o colesterol

A parte viscosa do quiabo adere-se ao colesterol ruim e a bile ajudando a eliminá-lo pela filtração do fígado. Além disso, sua fibra dietética também é útil na redução dos níveis de colesterol e dos níveis de triglicerídeos.

Reduz a pressão arterial

A semente de quiabo contém ácido oleico (o mesmo ácido graxo encontrado no óleo de canola e óleo de oliva), o que é excelente para a redução dos níveis de pressão arterial.

Bom para as articulações

O consumo de quiabo alivia dores nas articulações. Esse alimento é também considerado bom para a artrite reumatoide, lúpus e fibromialgia.

Trata doenças digestivas

É um vegetal que ajuda a curar muitas doenças digestivas e pode prevenir úlceras do estômago. O pH alcalino do quiabo neutraliza os ácidos digestivos e previne úlceras gastro-intestinais. Sua excepcional capacidade antiácida também ajuda a criar uma camada defensiva no trato digestivo.

Previne o câncer

Sua grande quantidade de fibra insolúvel é boa para o trato intestinal, o que ajuda na prevenção do câncer de cólon ou câncer colorretal. Ele é também utilizado para proteger contra a propagação de tumores malignos.

Laxante natural

Dentre as propriedades do quiabo, destaca-se seu poder laxante, além disso, por ser rico em fibra e água, torna-se um ótimo aliado para prevenir a constipação intestinal.

Rico em folato

O conteúdo de folato do quiabo é responsável pela prevenção de defeitos congênitos, por isso, é um vegetal recomendado durante o período pré-concepção.

Aumenta a imunidade

Por ser rico em vitamina C, esse alimento ajuda a aumentar nossa imunidade naturalmente, o que impede resfriados, gripes e infecções.

Mais informações

O quiabo é completamente saudável e não possui efeitos colaterais. Pelo contrário, ele é carregado com suplementos nutricionais, que estão disponíveis para todos de maneira totalmente natural.

Este Post te ajudou?
  
  • quais as propriedades medicinais do quiabo para as articulações
  • quiabo aumenta a pressao arterial
  • como deve ser consumido e quais os beneficios do quiabo?
  • remefio para tosss do quiabo
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: