Dicas de alimentação para um inverno saudável

Rudney Dicas Saúde 10-05-15 alimentação saudavel, gripe, inverno, resfriado comentários

No inverno, é importante preparar-se para o frio! Mas isso não significa apenas equipar o seu guarda-roupa, é preciso aumentar a ingestão de alimentos para aumentar as defesas do nosso organismo. Durante os meses mais frios do ano, há uma série de alimentos que não podem faltar na sua dieta, tanto para manter o calor como para prevenir doenças.

Veja nossas dicas nutricionais para evitar resfriados, tosses e gripes, com uma alimentação de inverno saborosa e saudável.

Laranjas e vegetais de folhas verdes

As laranjas são uma importante fonte de vitamina C e ácido fólico, que nos ajudam a combater resfriados e também para manter nossas defesas. Se você gosta de vegetais de folhas verdes, aumente o consumo de acelga e espinafre fresco. Eles são ricas em vitamina C, cálcio, potássio e ferro.

Leite

Cerca de um terço das pessoas são deficientes em vitamina D, que é encontrada no leite, no entanto, este nutriente é essencial para a defesa contra os germes. Se os seus níveis de vitamina D são baixos, seu organismo não será capaz de reagir de forma eficaz para evitar infecções. Outras fontes de vitamina D são o suco de laranja, iogurte, bem como gemas de ovos e o salmão.

Chás

Comece o dia com uma xícara de chá! Um estudo realizado pela Universidade de Harvard revelou que células imunológicas de bebedores de chá responderam cinco vezes mais rápido ao ataque de germes do que as de bebedores de café. O chá verde, em particular, contém um composto antioxidante chamado EGCG, que trabalha com seu sistema imunológico para aliviar a inflamação.

Iogurte

Os probióticos, bactérias saudáveis ​​do iogurte, têm sido associados a um sistema imune forte e um menor risco de doenças.

Mirtilos

Todas as frutas são recomendadas, mas aquelas com um tom vermelho escuro, estão entre as melhores. Elas têm os mais altos níveis de antioxidantes que combatem doenças se comumente consumidas. A vitamina C do mirtilo também atenua os efeitos do estresse, reduzindo os radicais livres e estimula o sistema imunológico.

Sementes de abóbora

São saborosas e ricas em zinco, um mineral capaz de melhorar o sistema imunitário. Essas sementes também têm demonstrado propriedades para reduzir a duração dos sintomas da gripe. Misture-as com iogurte ou aveia para consumi-las.

Cogumelos

Você já sabe que comer qualquer fruta ou legume regularmente é ótima para a sua saúde, mas quando se trata de defender nosso organismo, os cogumelos levam uma vantagem. Estudos sugerem que o cogumelo pode ter propriedades anti-virais e anti-bacterianos.

Hidratação

A água não deve faltar na sua dieta, bem como sucos de fruta natural. A hidratação é muito importante não só durante o verão, mas também durante o inverno para eliminar toxinas. Os chás também são muito bem vindos e ainda dão aquela ajuda para nos aquecer.

Caldos

As sopas e os caldos fornecem os nutrientes que o corpo necessita, e ao mesmo tempo ajudam a combater o frio, mantendo a temperatura do nosso corpo. Que ingredientes podemos usar? Frango, cenoura, alho-porro, aipo ou cebolas, que são alguns dos mais recomendados durante os meses de inverno.

Vitaminas, minerais e proteínas

É importante não evitar a deficiência de vitaminas e minerais, porque você precisa aumentar as defesas. A vitamina C deve estar presente em seu corpo, mas também o potássio, cálcio, ferro, ácido fólico, vitamina A… por isso, é mais que importante levar uma alimentação saudável e equilibrada, para que sua ingestão de nutrientes seja um grande aliado para proteger o corpo contra vírus e bactérias e para reforçar o nosso sistema imunológico.

Mais informações

A alimentação é muito importante para prevenir doenças e para desfrutar de um estilo de vida saudável. Durante o inverno, nossa dieta pode nos ajudar a prevenir vários problemas de saúde como gripe e resfriado.

Se você quiser desfrutar de um inverno saudável o melhor conselho que nós fornecemos é ter uma alimentação saudável com os alimentos que acabamos de conhecer, assim você pode fortalecer seu sistema imunológico e prevenir o ataque de vírus e bactérias que são mais comuns nesta época do ano.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: