Alimentos ricos em colágeno para uma pele jovem

Rudney Beleza e Estética, Cuidados com a pele 27-04-16 alimentos ricos em colageno, colageno, colageno para que serve comentários

O colágeno é uma proteína do tecido conjuntivo que fornece suporte e firmeza aos tecidos do corpo, especialmente para pele. É o elemento de proteína mais abundante no corpo humano, encontrada em ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações e pele. A medida em que envelhecemos, a produção de colágeno diminui, principalmente após os 25 anos de idade, reduzindo a firmeza de nossa pele e fazendo-a ficar mais flácida.

Reduzir a degradação do colágeno e aumentar a sua oferta é a chave para reduzir as rugas e também ajudar com outros benefícios para o corpo, como no tratamento da celulite. O uso de cremes para rugas e uma dieta rica em alimentos que promovem a produção de colágeno podem ajudar a repor essa proteína no organismo e, assim, prevenir rugas na pele.

Benefícios do colágeno

Além de prevenir rugas e manter a pele firme, o colágeno também desempenha muitas outras funções importantes no organismo, já que é a proteína mais abundante no corpo, representando cerca de 25% de toda proteína corporal. Os benefícios do colágeno são:

– Aumenta a elasticidade da pele
– Previne rugas e linhas de expressão
– Fortalece as unhas e cabelo
– Previne a celulite
– Previne estrias
– Aumentar a densidade óssea
– Previne a osteoporose

Segundo alguns estudos, o colágeno hidrolisado também é capaz de reduzir a dor de pessoas que sofrem com osteoartrite, combater os radicais livres e reduzir a pressão arterial.

Alimentos ricos em colágeno

Os alimentos ricos em colágeno possuem proteínas de origem animal, como carnes brancas e vermelhas, além de gelatina.

Carnes

A carne é um alimento rico em colágeno. As opções são várias como carne de frango, carne bovina, de peru e peixe. Pés de vaca, porco ou cabra, quando fervidos também liberam muito colágeno.

Gelatina

A gelatina é também um alimento de origem animal, que contém colágeno. Além disso, não contém calorias e ajuda a aliviar a vontade de comer doces.

Alimentos que ajudam a produzir colágeno em nosso corpo

Há uma série de alimentos, que por suas propriedades, estimulam a produção natural de colágeno em nosso corpo e podem fazer a diferença para se obter uma pele jovem e hidratada.

Frutas ricas em antocianinas

As frutas ricas em antocianinas são cerejas, amoras, framboesas, uva e ameixa, que protegem contra os radicais livres e aumentam os níveis de vitamina C nas células. Isso ajuda a prevenir a destruição do colágeno na pele e do tecido conjuntivo.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é importante para melhorar a absorção do colágeno presente nos alimentos. Ela pode ser encontrada na laranja, limão, morango, acerola, pimenta e brócolis, entre outros alimentos.

Alimentos ricos em cobre

O cobre ajuda na formação de colágeno no corpo, por isso é benéfico aumentar o consumo de alimentos ricos em cobre, como fígado, ostra, caju, amêndoa, avelã.

Ômega-3, 6 e 9

A presença de ácidos graxos ômega-3, 6 e 9 também ajuda a aumentar produção de colágeno. Peixes como o salmão, é uma excelente fonte de ácidos graxos, assim como castanha de caju, nozes, sementes de linhaça, semente de chia, amêndoas e azeite de oliva promovem a produção de colágeno.

Vegetais

Assim como as frutas, as melhores opções de vegetais para ajudar na produção de colágeno são aqueles ricos em vitamina C e vitamina K. Escolha alimentos como pimentão vermelho, tomate, brócolis, couve de bruxelas, couve, espinafre, beterraba, berinjela, aspargos, repolho, escarola e couve-flor.

Alimentos ricos em enxofre

O enxofre é um elemento essencial para ajudar a estimular a produção de colágeno. Alho, brócolis, couve-flor, repolho, feijão, lácteos e ovos são alguns exemplos.

Alimentos ricos em lisina e prolina

Alimentos com grandes doses do aminoácido lisina e prolina são importantes para aumentar a produção de colágeno, pois fazem parte das principais funções sintetizadoras dos processos químicos relacionados com colágeno. Leite, ovo, berinjela, beterraba, cenoura, abóbora, nabo, alho, feijão, ervilha, cevada, soja, amendoim, amêndoas, nozes, avelã e carnes de peru, galinha e peixe são bons exemplos de alimentos ricos em lisina.

Alimentos com genisteína

É uma substância química com a capacidade de estimular o organismo a produzir colágeno. Está presente na soja cozida e seus derivados.

O que danifica o colágeno?

Enquanto a ingestão de certos alimentos uma dieta equilibrada é eficaz para melhorar o colágeno, maus hábitos de dieta e estilo de vida também são capazes de reduzir seus níveis e devem ser evitados. Há uma série de causas comprovadas que afetam o bom estado do colágeno no corpo, como:

Alto consumo de açúcar

Altos níveis de açúcar no sangue favorecem o processo chamado de glicação, que é a união de açúcar e proteínas para formar novas moléculas e isso afeta o bom estado do colágeno, favorecendo o envelhecimento da pele.

Fumar

Não é nenhuma novidade dizer que o cigarro é muito prejudicial para a saúde. Os produtos químicos da fumaça mais a nicotina, danificam o colágeno e a elastina da pele (proteína do tecido conjuntivo). Os efeitos negativos do tabagismo também afetam os vasos sanguíneos nas camadas externas da pele.

Luz do sol

Os raios ultravioleta são prejudiciais para a pele e causam seu envelhecimento prematuro. Expor-se ao sol mais do que deveríamos e sem proteção, afeta diretamente a elastina acima mencionada, afetando seu estado e função nos processos de nosso corpo, prejudicando assim a produção de colágeno.

Outras dicas para prevenir a perda de colágeno

– Aplicar protetor solar natural todos os dias.
– Aumentar a quantidade de proteína em sua dieta.
– Usar um creme para pele que contém retinol todos os dias, que ajuda a reparar a degradação do colágeno causada pelos danos do sol.

Mais informações

Estes alimentos não vão garantir que não tenhamos rugas, uma vez que isso é inevitável. No entanto, uma pessoa que segue uma dieta variada e rica nesses alimentos, terá uma aparência mais jovem e sua pele ficará mais firme e hidratada por mais tempo.

Como podemos ver, as possibilidades oferecidas de alimentos para ter bons níveis de colágeno são muitos. Além disso, se adicionarmos exercícios físicos em nossa rotina diária, temos a combinação perfeita, para tonificar nosso corpo, eliminar gordura e melhorar a nossa aparência física.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: