Proteínas: fontes, funções e sintomas de sua deficiência
Você se sente cansada sem algum motivo aparente? A fadiga te atrapalha a realizar tarefas comuns do dia a dia? Isso pode ser o sintoma da falta de proteínas. Antes de conhecer os sintomas da falta de proteínas, vamos ver as funções das proteínas.
Para que servem as proteínas?
Sempre que nos preocupamos com nossa saúde e queremos cuidar do nosso organismo, é importante separar quais coisas são necessárias para nos mantermos saudáveis e por que. O organismo precisa de vários nutrientes para se manter sempre saudável, mas agora nós vamos falar um pouco mais sobre as proteínas.
Por que devemos adicionar mais proteínas em nossa dieta?
Por que precisamos de proteínas?
As proteínas atuam no mantimento, reparação e crescimento de todas as células. São um grande componente para os músculos, tecidos e órgãos.
São necessárias para a produção de anticorpos, que combatem infecções e doenças, também mantém nossas unhas, cabelos e pele sempre saudáveis e brilhantes.
Confira: Usos e benefícios da aveia para cuidar da pele e cabelo
Como podemos ver, as proteínas servem para muitas funções vitais do corpo humano, por isso é importante consumi-las através da alimentação ou suplementos.
Sintomas da falta de proteínas
Vamos conhecer agora 5 sintomas que indicam falta de proteína.
Fraqueza durante os exercícios
Se você sente uma fraqueza durante os exercícios e percebe que isso não acontecia antes? Isso pode significar que precisa comer mais proteínas. O motivo disso é que esse nutriente se encarrega de reparar os músculos depois do treinamento físico.
Músculos flácidos
Não é simplesmente o rendimento dos músculos que fica reduzido, a sua aparência e tamanho também são prejudicados. Isso acontece porque seu corpo não encontra a quantidade suficiente de proteínas em sua dieta para sustentar a si mesmo, então seus músculo é que acabam sofrendo com isso.
Queda de cabelo
A queda de cabelo também é um sinal de deficiência de proteínas. Quando seu organismo não recebe a quantidade necessária de proteína através da alimentação, ele passa a “obtê-las” de outras partes do corpo, além dos músculos como falamos anteriormente, o organismo pega a proteína das unhas e cabelos.
Problemas de concentração
Um dos sinais mais característicos da carência de proteínas é a falta de concentração. Isso acontece porque não existe fluxo suficiente de carboidratos para alimentar seu cérebro.
Portanto, se não aumentar a quantidade de proteínas em sua dieta diária, sua saúde mental será prejudicada.
Desejos por alimentos doces
Um dos primeiros sinais de que você está com deficiência de proteínas é o desejo incontrolável por coisas doces. Uma das funções mais importantes das proteínas é manter em equilíbrio os níveis de glicose no organismo. Isso explica o desejo por coisas doces ao invés de outros alimentos.
As melhores fontes de proteínas
Conhecendo a importância das proteínas para a saúde, é o momento de conhecer algumas fontes naturais de proteínas, para que seja possível obtê-las através da alimentação de uma forma muito fácil e saudável.
Veja: Soja: Leguminosa com mais proteínas e menos carboidratos
Ovos
Os ovos são uma das melhores fontes naturais de proteínas de alta qualidade. Pode ser preparado da maneira que preferir, mas fique atento, evite sempre frituras, procure comer ovo cozido, mexido, etc…
Carne vermelha magra
Quando falamos em proteínas, pensamos logo nas carnes e não é por menos, a carne vermelha magra é composta por creatina natural, zinco e vitamina B. É uma das melhores fontes de proteínas de construção muscular.
Carne de aves
A carne de frango ou de peru sem a pele são ricos em proteínas de alta qualidade e o melhor, esses alimentos tem uma taxa de gordura muito baixa.
Peixe e frutos do mar
Alimentos como o salmão, atum, bacalhau e tilápia são poucos exemplos de fontes de proteínas que podem ser adicionados em sua dieta.
Não são somente os pescados, mas praticamente qualquer fruto do mar fornece uma boa quantidade de proteína.
Outras fontes de proteínas
– Produtos lácteos (Leite e queijo)
– Legumes (ervilhas, feijões, lentilhas, grão de bico)
– Sementes (de girassol, abóbora)
– Frutos secos (nozes, amêndoas, castanhas, amendoim)
Fontes de proteínas para os vegetarianos
Ser vegetariano não é sinônimo de uma má alimentação. Muito pelo contrário, esse estilo de vida pode ser muito saudável se a dieta for rica em nutrientes essenciais, para que todas as exigências do organismo sejam atendidas.
Muitas pessoas que passam a seguir uma dieta vegetariana procuram fontes de proteínas que não sejam de origem animal, e muitos se frustram por achar que proteínas não podem ser obtidas se não através do consumo de alimentos como carnes, ovos, leite, etc… Por isso hoje nós vamos mostrar alguns alimentos ricos em proteínas para os vegetarianos.
Quinoa
Esse grão está se tornando muito popular entre as pessoas pois é muito versátil e muito nutritivo. Com 8 gramas de proteínas a cada porção, também proporciona muita fibra, ferro, magnésio e manganês. É perfeito para substituir o arroz.
Feijões e lentilhas
Esses grãos substituem as carnes na dieta dos vegetarianos a muito tempo pois estão carregados de proteínas. O bom é que há diversas variedades (feijão preto, lima, branco, vermelho). Podem ser preparados de muitas maneiras e além das proteínas, eles são ricos em fibras.
Amendoim, amêndoas e nozes
São deliciosos, proporcionam fibras, gorduras saudáveis e claro, proteínas! O único problema é que são muito calóricos, a cada grama você encontra cerca de 9 calorias, por isso é importante não exagerar no consumo.
Conclusão
Como podemos ver, as proteínas desempenham um papel muito importante no organismo e sua deficiência traz consigo muitas consequências ruins para a saúde, então procure aumentar a ingestão de proteínas para evitar certos problemas de saúde.
Saiba o que devemos saber sobre o consumo de proteínas?