Propriedades e benefícios da alcachofra

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 21-01-16 alcachofra, alcachofra emagrece, alcachofra para que serve comentários

A alcachofra é um vegetal que fornece muitos minerais, vitaminas e antioxidantes. Também contém uma grande quantidade de carboidratos, fibras, proteínas, pequenas quantidades de ácidos graxos e cinarina, um composto conhecido por estimular a função do fígado. Contém ainda os seguintes componentes: vitaminas do complexo B, minerais como, potássio, magnésio, ferro, fósforo e flavonoides, cinarina, inulina e mucilagem.

Se você está tentando controlar seu peso, reduzir a ingestão de sódio ou gorduras, a alcachofra pode ajudar. Uma alcachofra média fornece 60 calorias e é um alimento com menos de 1 g de gordura, além disso, é livre de colesterol e contém baixo teor de sódio, sendo ideal para dietas de emagrecimento.

Esse alimento também é uma boa fonte de vitamina C e ácido fólico. Uma alcachofra média fornece 10% de vitamina C e 27% de ácido fólico que necessita nosso corpo.

O nome científico da alcachofra é Cynara scolymus L. e pertence à família Asteraceae. Os antigos gregos e romanos consideravam as alcachofras como afrodisíacas. Na Grécia antiga, acreditava-se ser eficaz para garantir o nascimento de um filho.

Hoje, a alcachofra tornou-se uma planta medicinal importante após a descoberta de cinarina. Este composto de sabor amargo, encontrado nas folhas, melhora a função do fígado e vesícula biliar, estimula a secreção de sucos gástricos e diminui os níveis de colesterol no sangue.

Propriedades da alcachofra

Entre suas propriedades medicinais mais importantes podemos destacar:

– Diurética
– Digestiva
– Estimula a secreção de suco gástrico
– Hepatoprotetora
– Facilita a boa função do fígado
– Estimula a produção de bile
– Hipoglicemiante
– Depurativa
– Estimulante do apetite

Benefícios da alcachofra

A alcachofra pode ser encontrada de agosto a dezembro e seu extrato pode ser comprado durante todo ano em farmácias e lojas de produtos naturais. Conheça os benefícios da alcachofra para a nossa saúde.

Ajuda a emagrecer

O extrato de alcachofra é um dos poucos remédios naturais que obteve resultados favoráveis para emagrecer, segundo alguns estudos. O extrato pode também servir como um diurético natural, ajudar a prevenir a retenção de líquidos e reforçar a função renal. No entanto, é preciso consultar um médico antes de usá-lo.

O consumo da planta também ajuda a emagrecer, pois contém poucas calorias e é rica em fibras, que ajudam a controlar o apetite.

Reduz o colesterol

Dado que a alcachofra é um alimento de sabor amargo, que favorece a função do fígado e ajuda a digerir melhor a gordura, também é útil quando se trata de reduzir o colesterol alto e triglicérides.

No caso do colesterol, o consumo regular de alcachofras cozidas ajuda a baixar os níveis de colesterol LDL (mau), além de atuar de maneira positiva para o aumento do colesterol HDL (bom).

Controla a diabetes

Estudos têm demonstrado que a alcachofra é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue, de modo que é um alimento muito indicado na dieta dos diabéticos. Além disso, contém baixo índice glicêmico e não aumenta os níveis de glicose rapidamente no sangue. Na verdade, não só ajuda a manter a glicose estável, mas pode até mesmo ajudar a reduzi-la de uma forma totalmente natural.

Melhora a digestão

A alcachofra é rica em cinarina, uma substância ácida capaz de aumentar a secreção da bílis. Por esta qualidade torna-se ideal para o sistema digestivo e para ajudar no bom funcionamento do fígado e da bile.

Elimina toxinas

A cinarina também ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no nosso corpo, por isso, é bastante usada para depurar o organismo naturalmente.

Cuida do fígado

A alcachofra também é particularmente útil para a purificação do fígado, ajudando a regenerar as células do fígado de maneira completamente natural. Por esta razão, também contribui para combater substâncias tóxicas, sendo um alimento recomendado em casos de fígado gordo (acúmulo de gordura no fígado).

A cinarina presente na alcachofra também é recomendada no caso de icterícia, fígado lento e má digestão de gorduras.

Diurética

Por sua ação diurética, ajuda a eliminar o fluidos do corpo, de modo que é benéfica não só para o obesos, mas também para pessoas com doenças relacionadas com a eliminação de água, remoção de toxinas, ácido úrico, doenças do aparelho circulatório, gota e artrite.

Chá de alcachofra

O chá de alcachofra é indicado para emagrecer e melhorar a digestão.

Ingredientes

– 1 copo de água (250 ml.)
– 1 colher de sopa de folhas secas de alcachofra
– Um pouco de mel ou estévia para adoçar (opcional)

Preparo

Coloque a água para esquentar. Uma vez que está fervendo adicione as folhas de alcachofra e mantenha em ebulição durante 3 minutos. Cubra a infusão e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Tome antes das refeições.

Contra-indicações e efeitos colaterais

Em algumas pessoas, a alcachofra pode causar efeitos secundários, tais como gases intestinais e reações alérgicas. A alcachofra é contra-indicada em casos de obstrução do ducto biliar, durante a gravidez e aleitamento.

Mais informações

Se você se interessou pelo consumo de alcachofra, é importante destacar que, mesmo sendo um produto natural, seu extrato encontrado em cápsulas ou xarope só deve ser usado com indicação médica. No entanto, a planta pode ser consumida sem problemas, salvo as contra-indicações acima.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: