O que é a dextrose e para que serve este suplemento

O que é a dextrose e para que serve este suplemento

A dextrose é um conhecido suplemento alimentar que é tomado para dar energia ao corpo nos treinos, além disso, é também utilizada na indústria alimentícia. Hoje vamos conhecer mais sobre a dextrose e suas várias utilizações.

O que é dextrose

A dextrose é um monossacarídeo (glicose) que é utilizada principalmente pelo organismo na produção de energia rápida. Ela possui um índice glicêmico muito elevado, o que o leva a ser rapidamente absorvida e utilizada pelo organismo. Muitos atletas estão usando esta qualidade da dextrose para reparar as reservas de glicogênio nos músculos esgotados durante o exercício.

Além de ser uma boa fonte de energia, a dextrose é vital para o corpo humano e ajuda a aumentar a massa muscular. Quando a dextrose é absorvida em nosso sangue, os níveis de insulina aumentam, levando a um melhor fluxo sanguíneo através dos músculos e melhor entrega de nutrientes para as células. Essas células com nutrição adequada tendem a ser mais saudáveis ​​e a funcionar de forma mais eficaz.

Dextrose para que serve

Um dos usos da dextrose pela indústria alimentar é para preservar alimentos e aumentar sua vida útil. A doçura da dextrose não dura o suficiente para estimular o paladar na língua por um longo período de tempo, portanto, quando usada como adoçante, ela deve ser combinada com um ou mais açúcares complexos como frutose ou sacarose. Muitas vezes, é usada na produção de álcool, enquanto aumenta a fermentação do vinho e da cerveja.

Como já mencionado, a dextrose possui alto índice glicêmico. O índice glicêmico representa uma taxa por qual carboidrato particular leva ao aumento do açúcar no sangue após a ingestão. Uma vez que o índice glicêmico da dextrose é alto, significa que está imediatamente disponível na corrente sanguínea, causando um rápido aumento no nível de insulina, levando ao transporte rápido de nutrientes como a creatinina, alanina, carnitina e arginina nas células do corpo. Assim, quando combinado com creatina ou proteína, a dextrose pode levar ao rápido transporte destes para o músculo, levando a uma recuperação rápida após o exercício. Essa qualidade de dextrose é utilizada pela indústria de suplementos alimentares.

Precauções com o consumo de dextrose

Uma das preocupações que pessoas que tomam dextrose devem estar cientes é a sua tendência a ser armazenada rapidamente como gordura no corpo, quando tomada em uma quantidade maior do que o corpo é capaz de usar. Isso pode resultar em excesso de peso e, eventualmente, levar à obesidade.

Os atletas que estão usando dextrose durante o exercício ou a competição podem se beneficiar com a ingestão de nutrição na dextrose. No entanto, é importante trabalhar com uma nutrição para calcular a quantidade correta de dextrose tomada para reabastecer o armazenamento de açúcar após o exercício.

Como já mencionado no texto, o alto índice da dextrose provoca um aumento rápido da insulina para manter a homeostase do nível de açúcar no sangue no organismo. As pessoas que sofrem de diabetes não podem produzir quantidades adequadas de insulina, fazendo com que o nível de açúcar no sangue permaneça aumentado, enquanto não há insulina suficiente para empurrar as moléculas de dextrose para dentro das células. Isso pode resultar em níveis de glicose muito altos e uma necessidade de uma insulina injetada para neutralizar os níveis. Se isso não for alcançado, as consequências do nível de açúcar no sangue descontrolado podem ser mortais.

Dieta rica em carboidratos mais complexos (grãos e vegetais de cores vivas) pode ser uma opção melhor, uma vez que esses alimentos liberam a dextrose mais devagar e permitem que o corpo a utilize de forma mais eficiente.

Como tomar dextrose

A dextrose como suplemento deve ser usada da maneira descrita em sua embalagem ou de acordo com as recomendações de um nutricionista. Antes de usar este suplemento, é indicado procurar um profissional para calcular as doses diárias que você deve consumi-lo para sua segurança.

Geralmente, a dextrose é tomada por praticantes de academia no pós treino, para ajudar na recuperação muscular e elevar os níveis de glicose no sangue. Fazendo isto, o organismo consegue absorver mais rapidamente os nutrientes que estão sendo dados a ele, por isso, recomenda-se o uso de dextrose combinada com uma proteína.

Para os praticantes de exercícios aeróbicos, como corrida e natação, é indicado o consumo da dextrose durante o treino para ir repondo a energia perdida, para que não haja perda de intensidade.

Nos dias em que você não for treinar ou praticar qualquer outro esporte, não é necessário consumir este suplemento.

Dextrose engorda

Por ser um tipo de açúcar, a dextrose engorda sim. Os efeitos colaterais dos açúcares em excesso de todos os tipos foram ligados ao ganho de peso, imunidade reduzida e um risco aumentado de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, certos cânceres e até mesmo a doença de Alzheimer.

Mas essas problemas citados acima, estão mais ligados aos alimentos processados que contêm dextrose, pois estes, contêm também muitos outros aditivos químicos que favorecem o surgimento dessas doenças.

Já para o suplemento de dextrose, o ganho de peso pode não existir, pois, geralmente, um praticante de atividade física que usa dextrose tem uma alta perda de glicose durante seu treino e a dextrose irá repor essa glicose perdida, não alterando o peso.

Sendo assim, o ganho de peso relacionado a dextrose, está ligado à maneira como ela é ingerida, o gasto calórico e o nível de atividade física praticado por um pessoa.

Malto ou dextrose

Esses dois suplementos agem de maneira muito parecida, por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual usar. O fato é que ambos servem para repor a energia perdida durante os treinos, mas a diferença esta no tempo de absorção de cada produto.

A maltodextrina é um polissacarídeo e tem uma absorção mais lenta, já a dextrose é um carboidrato simples e por isso, tem uma absorção um pouco mais rápida, no entanto, essa diferença é bem pouca, assim como a velocidade de absorção dessas substâncias pelo organismo.

Dextrose preço

A dextrose é vendida sob a forma de pó como suplemento nutricional esportivo, e pode ser benéfica para os fisiculturistas. O preço da dextrose pode variar por marca, quantidade na embalagem e local da compra. Dentre as marcas mais famosas no mercado brasileiro, uma embalagem de 1kg custa entre 10 a 35 reais.

Mais informações

A dextrose é um dos suplementos alimentares para dar energia mais comumente usados e que não traz grandes riscos à saúde de um praticante de atividade física regular e que tenha uma boa saúde. No entanto, antes de usar qualquer suplemento, procure um nutricionista e peça orientações.

Este artigo te ajudou?
  • +1 curtiram
  • 0 não curtiram