Dieta Dukan: para emagrecer rápido e manter o peso ideal

Rudney Dieta, Perder Peso 26-03-15 Dieta, dieta dukan, emagrecer comentários

A dieta dukan é um tipo de dieta proteica criada pelo francês Pierre Dukan, autor do livro “Eu não consigo emagrecer”, onde é possível encontrar a dieta totalmente explicada, assim como dieta dukan receitas e dukan cardápio completo. Esse método de emagrecimento rápido, ficou famoso após ser adotado por celebridades como a princesa Kate e outras famosas.

O método Dukan propõe uma perda de peso natural, rápida e principalmente duradoura. É eficaz porque essa dieta é dividida em 4 fases, 2 delas dedicadas a não recuperar o peso perdido e na reeducação alimentar. A dieta Dukan, permite não passar fome, pois proporciona alimentos à vontade. Vamos ver então a dieta dukan passo a passo:

Fases da dieta Dukan

1 – Ataque: com resultados imediatos

A primeira fase é o “Ataque”, que promove o emagrecimento devido à uma grande ingestão de proteínas puras que permitem estimular o corpo a aproveitar suas reservas de gordura para estabelecer nossas funções. As proteínas ajudam a manter a massa magra (músculos, ossos), enquanto a energia é extraída da massa gorda, o resultado é uma perda de peso extremamente eficaz. A primeira fase dura de 3 a 7 dias, podendo eliminar até 5kg.

– Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage. É obrigatório comer 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome e 1 colher de bagas de Goji, pelo seu poder depurativo.

– Alimentos proibidos: todos os carboidratos, como pão, arroz, macarrão, frutas e os doces.

2 – Transição: para alcançar o peso certo

Nesta fase, perda de peso já começou e continua, com o ritmo de alternância entre dias de proteína pura (fases PP) e dias e proteína vegetal (fases PV). A dieta é baseada em 100 alimentos autorizados: 72 alimentos ricos em proteína e 28 vegetais à vontade. Ainda não é permitido os carboidratos e os legumes e verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e um pouco de sal. Eles podem ser temperados com a mínima quantidade de azeite e limão, ervas e vinagre balsâmico.

Na fase transição deve-se intercalar 1 dia comendo proteínas puras e outro com proteínas, legumes e verduras. Esta fase dura dura até 7 dias e elimina de 1 a 2kg.

– Alimentos permitidos: tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.

– Alimentos proibidos: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.

3 – Consolidação: para evitar o efeito rebote

Com o peso ideal atingido, o corpo permanece vulnerável a querer recuperar os quilos perdidos. A fase de consolidação dukan, dura 10 dias por quilo perdido, ou seja, se você emagreceu 7kg deve fazer essa dieta por 70 dias, por exemplo. É uma primeira abordagem para uma dieta variada, mas sob controle. Permite a reintrodução gradual de alimentos ricos em amido, assim como pão integral (2 fatias), frutas (2 porções) e queijos (40g de qualquer tipo).

Um dia por semana é dedicado ao consumo exclusivo de proteínas puras (PP), que atua como uma sentinela para manter o peso adquirido. É permitido 1 porção de carboidrato 2 vezes por semana, como feijão, arroz integral ou macarrão integral.

– Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, queijo.

– Alimentos proibidos: arroz, macarrão e feijão mais de 2 vezes por semana e todos os outros farinháceos, além de banana, uva e cereja.

4 – Estabilização: definida e fundamental para a vida

A fase de estabilização é fundamental para o sucesso de sua dieta. Baseia-se em três medidas simples, concretas e não-negociáveis ​​que devem ser aplicadas por toda a vida para não recuperar o peso perdido:

– 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia
– caminhar 20 minutos por dia e esquecer os elevadores
– manter a PP (consumo de proteínas puras) quinta-feira

– Alimentos permitidos: todos os já incorporados anteriormente e é obrigatório comer 3 porções de frutas por dia.

– Alimentos proibidos: carboidratos e doces mais de 2 vezes por semana.

A estabilização é fase final é a mais importante do método dukan, uma vez que cerca de 95% das pessoas que seguem uma dieta acabam recuperando os quilos perdidos novamente.

Apenas dois tipos de doces são permitidos nesta dieta: a gelatina light sem açúcar e a receita de pudim de ovos com leite desnatado do próprio Dr. Dukan.

Recomendações

O Dr. Dukan sugere quantos dias é preciso ficar na primeira fase (a que mais emagrece), para alcançar os resultados esperados:

Para perder 5kg: 1 dia na 1ª fase
Para perder de 6 a 10 kg: 3 dias na 1ª fase
Para perder de 11 a 20 kg: 7 dias na 1ª fase

O tempo das outras fases deve variar conforme a perda de peso de cada pessoa.

Mais informações

Apesar de ter uma fase exclusiva para a manutenção do peso alcançado e a reeducação alimentar, é possível que algumas pessoas recuperem alguns quilos novamente, fato muito comum em dietas de emagrecimento rápido. Por isso, é preciso ter cuidado, respeitar as recomendações, mudar seus hábitos alimentares e praticar exercícios físicos diariamente.

Você pode conhecer mais dietas para perder peso revendo nossas matérias, como as também famosas dieta da usp, dieta detox e dieta do leite, outras grandes opções para eliminar os quilos extras de uma vez por todas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: