Consequências da falta de sono e dicas para dormir melhor

Davi Bem estar, Dicas Saúde 07-09-15 como dormir bem, dormir, Dormir bem, falta de sono comentários

A maioria de nós já sofremos com os sintomas de uma falta de sono. Ter uma má qualidade de sono ou dormir poucas horas pode fazer com que nos desconcentremos, ficando sonolentos, cansados e com uma aparência que indica claramente que não estamos dormindo bem.

Sem dúvida, o que a maioria das pessoas não sabem é que a longo prazo, a falta de sono pode gerar graves consequências. Segundo a organização mundial da saúde, uma pessoa deve dormir em média de 7 a 8 horas por noite para se manter em um bom estado físico, emocional e mental. Sem dúvida, as múltiplas ocupações, o estilo de vida e a tecnologia são fatores que fazem com que as pessoas durmam menos e como consequência, cada vez mais pessoas sofrem de um sono inadaptado.

Um estudo recente da Universidade do Texas mostrou que as pessoas que dormem pouco apresentam depois de sete noites, alterações genéticas que poderiam provocar sérios problemas de saúde como a obesidade, enfermidades do coração e perda de memória, entre outros. Se você é uma das milhares de pessoas que dormem 6 horas ou menos, é importante se informar para conhecer quais são os riscos de dormir pouco.

Acidente vascular cerebral

Um estudo realizado pela Clínica Mayo nos Estados Unidos determinou que as pessoas que não dormem bem tem um maior risco de sofrer um acidente vascular cerebral. As pessoas adultas que dormem 6 horas ou menos tem quase quatro vezes mais risco de apresentar os sintomas de acidente vascular cerebral.

Risco de obesidade

As pessoas que tem dificuldade para dormir ou que dormem menos de 6 horas tem tendência a ter mais apetite, o que faz com que consumam mais calorias. Isso acontece porque quem não consegue recuperar o sono acaba sofrendo alterações hormonais que geram distúrbios do apetite. A longo prazo, o fato de não dormir bem pode provocar a obesidade. Segundo os estudos, isso muda consideravelmente os níveis de grelina e leptina, que são dois hormônios que regulam o apetite.

Risco de diabetes

Um estudo do Centro para o Controle e Prevenção de Enfermidades descobriu que a baixa qualidade do sono está relacionada com o aumento do risco de enfermidades crônicas, como a diabetes tipo 2.

Perda de memória

É evidente que quando não estamos descansados o suficiente, começamos a nos esquecer das coisas e temos dificuldade em nos concentrarmos. O que poucas pessoas sabem é que a longo prazo, problemas cognitivos bastante sérios podem desenvolver-se como uma consequência dos distúrbios do sono.

Como podemos ver, o sono é extremamente importante. Para realizar tarefas comuns do dia a dia é importante estar sempre bem descansado. Além do sono, não se esqueça de ter sempre uma boa alimentação.

Dicas para dormir bem

Vamos conferir agora algumas dicas de como ter uma boa noite de sono para que dessa forma possamos evitar as consequências de se dormir mal.

Escolha um bom travesseiro

Não existe um travesseiro padrão que seja bom para todas as pessoas. Quando pensamos em um bom travesseiro, é muito importante considerar a posição que você dorme. Quem dorme de lado precisa de um travesseiro mais alto, para manter o pescoço alinhado com o resto da coluna.

Para as pessoas que dormem de barriga para cima, o recomendado é um travesseiro mais baixo, para que a cabeça não fique muito para cima em comparação com o corpo.

Consequências da falta de sono e dicas para dormir melhor-1

Existem pessoas que gostam de dormir de bruços, nesse caso o ideal é não usar travesseiro nenhum.

Tenha um bom colchão

Tão importante quanto o travesseiro, o colchão é fundamental para um sono de qualidade. Sempre observe se sua coluna está alinhada ao se deitar.

Você precisa se sentir confortável e quando acordar não pode sentir dores no corpo. Se com o tempo você começar a acordar com desconfortos, então é a hora de trocar de colchão.

Consequências da falta de sono e dicas para dormir melhor-2

Respeite o horário de ir dormir

O ideal é dormir cerca de 8 a 9 horas por noite para estar bem alerta no dia seguinte e, por isso, quem precisa acordar cedo também tem que ir para a cama cedo. Respeite esses horários até mesmo nos fins de semana e feriados.

Uma hora antes de ir dormir você deve desligar a TV, o computador e ficar longe desses aparelhos, assim como de celulares e jogos de vídeo game. O motivo disso é que esses aparelhos excitam o cérebro, deixando a pessoa mais agitada, o que prejudica o sono.

Consequências da falta de sono e dicas para dormir melhor-3

Apague as luzes da casa

É importante deixar todas as luzes da casa apagadas, deixe apenas um abajur ligado (Se preferir). Se for deixar um abajur ligado, ele deve ter a luz laranja, pois favorece o sono.

Consequências da falta de sono e dicas para dormir melhor-4

Evite consumir alimentos estimulantes

Coca-Cola, café, chá preto e guaraná devem ser riscados da sua alimentação a partir das 5 horas da tarde. Depois das 5 horas você deve consumir alimentos que favorecem o sono como o leite morno ou vinho tinto.

Consequências da falta de sono e dicas para dormir melhor-5

Viu? Existem inúmeras formas de melhorar a qualidade do sono, fazendo com que você tenha um dia seguinte muito melhor, evitando a perda de memória, problemas de concentração, etc… Procure dormir bem, isso será ótimo para sua saúde em geral.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: