Como tornar a atividade física um estilo de vida?

Rudney Destaque, Dicas Saúde, Fitness 19-12-14 Atividade física, Benefícios da atividade física, Dicas Saúde comentários

Se você não é fisicamente ativo, recomendamos começar a desenvolver este hábito, pois a atividade física reduz o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral e ainda ajuda a reduzir ou controlar outros fatores de risco, tais como pressão alta, colesterol alto, obesidade e diabetes.

Mas os benefícios das atividades físicas não param por aí, você pode olhar e senti-los, como o ganho de força e flexibilidade, aumento da energia e redução do estresse e da tensão.

Como faço para começar?

– Consulte seu médico sobre um plano de exercício adequado para você, se ficou inativo por um longo tempo ou têm problemas médicos ou se for idoso e está planejando um programa de exercício relativamente vigoroso.

– Escolha as atividades que você goste.
– Use roupas e sapatos confortáveis.
– Comece devagar, não exagere!
– Beba água antes, durante e depois de cada sessão de treino.
– Peça a um amigo para começar o programa com você, assim um incentiva o outro.
– Se você perder um dia, comece o outro como está acostumado. Não duplique a tempo de exercício durante a próxima sessão.

O que me fará continuar?

– Leve sua família para praticar a atividade física com você. É ideal para ter um apoio e também será um importante hábito de saúde para todos.
– Junte-se a um grupo de exercício.
– Escolha uma atividade que você goste e tenha um plano B para dias de mau tempo (por exemplo, quando chover, passeie pelo shopping, em vez do parque).
– Faça atividades diferentes: um dia de caminhada, outro de natação, sair para passeios de bicicleta nos fins de semana!
– Faça uma rotina de atividade física, de modo que se torne um hábito.
– Se você parar de praticar por um tempo, não se desespere, comece de novo lentamente para recuperar o ritmo.

O que mais devo saber?

– Não se compare com os outros. Seu objetivo deve ser a saúde e aptidão pessoal.
– Pense se você gostaria de treinar sozinho ou com outras pessoas, em ambientes fechados ou ao ar livre, que hora do dia é melhor e qual o tipo de exercício que você gosta de fazer.
– Não se esforce demais. Note que se você leva mais de 10 minutos para se recuperar de exercício, significa que está treinando muito duro.

Dicas extras

Bem, os benefícios dos exercícios físicos são muitos, seja para emagrecer, manter a forma e cuidar da saúde em geral, além de ser muito prazeroso e divertido. Mas você deve tomar algumas precauções para praticar exercícios sem colocar seu corpo em risco. Uma delas é saber se hidratar corretamente, principalmente nas épocas mais quentes do ano, e também se proteger do sol.

Outro cuidado é escolher um tênis adequado, especialmente se for praticar atividades físicas de alto impacto e seguir uma alimentação saudável.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: