Como tomar Orlistat para perder peso e quais os efeitos colaterais

Como tomar Orlistat para perder peso e quais os efeitos colaterais

Orlistat (Orlistate) é uma medicação usada para ajudar as pessoas a perder peso. Essa droga é indicada para os adultos com excesso de peso que igualmente seguem uma dieta baixa em gorduras e uma rotina de exercícios físicos indicados por um médico.

O orlistat, conhecido comercialmente como Xenical, age reduzindo a absorção de gorduras no intestino. Assim, além de ajudar na redução do peso, ainda melhora alguns fatores relacionados como a hipertensão, níveis elevados de colesterol e diabetes tipo 2.

Orlistat bula

Apresentação de Xenical. Uso oral e adulto. Laboratório: Roche.

Composição de Xenical cápsulas de 120 mg:

  • – orlistate ……………………. 120 mg
  • – Excipientes (conteúdo da cápsula): celulose microcristalina, amido glicolato de sódio, polividona K30, lauril sulfato de sódio e talco. As cápsulas são revestidas de gelatina, índigo carmim (E132) e dióxido de titânio (E171)

Orlistat emagrece

Orlistat é indicado para o tratamento de sobrepeso e obesidade. Ele funciona bloqueando cerda de 30% das gorduras que você come em cada refeição, evitando que sejam absorvidas pelo seu corpo.

Esse medicamento também serve para ajudar a reduzir o risco de recuperar o peso já perdido e deve ser utilizado em conjunto com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos diários.

Ao contrário de outras drogas usadas para emagrecer, orlistat não é um supressor da fome. Orlistat pertence a uma classe de medicamentos chamados inibidores de lipase. Essa classe de medicamentos bloqueia os intestinos de absorver a gordura que você come. Gorduras que não são absorvidas deixam o seu corpo através das fezes. Alguns dados sugerem que medicamento ajuda a reduzir a quantidade de um tipo particularmente perigoso de gordura da barriga chamada gordura visceral, que tem sido associada ao diabetes tipo 2, pressão arterial elevada, doenças cardíacas e derrames.

Orlistat não bloqueia a absorção de calorias de açúcar e outros alimentos não gordurosos, assim você ainda precisa restringir a sua ingestão total de calorias.

Como tomar Orlistat

Tome este medicamento como indicado pelo seu médico. Geralmente é tomado 3 vezes ao dia, por via oral e com um líquido em algum momento durante as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) ou até 1 hora após a refeição. Se você pular uma refeição pule essa dose da medicação. Para diminuir a possibilidade de efeitos colaterais desagradáveis, é muito importante que não mais de 30% das calorias em sua dieta venham de gorduras. Sua ingestão diária de gordura, proteína e carboidratos deve ser uniformemente distribuídas por 3 refeições principais.

Leia os rótulos de todos os alimentos que você compra. Escolha cortes de carne magras e remova a pele de aves. Substitua produtos de leite integral por leite desnatado. Cozinhe com menos gordura. Use óleo vegetal spray ao cozinhar. Prefira saladas e assados e evite alimentos pré-embalados, processados ​​e fast foods, que são geralmente ricos em gordura.

Não aumente a sua dose ou use este medicamento com mais frequência ou durante mais tempo do que o prescrito. Sua condição não melhorará mais rapidamente, e seu risco de efeitos colaterais aumentará.

Uma vez que esta droga pode interferir com a absorção de certas vitaminas (vitaminas lipossolúveis incluindo A, D, E, K), um suplemento multivitamínico diário contendo estes nutrientes é recomendado. Tome o multivitamínico pelo menos 2 horas antes ou 2 horas após ter tomado orlistat.

Você deve ver alguma perda de peso dentro de 2 semanas após começar o uso orlistat. Informe o seu médico se a sua condição não melhorar ou se piorar.

Se uma dose for perdida, tome-a assim que se lembrar, a menos que faça mais de uma hora desde que você comeu uma refeição principal. Se este for o caso, pule a dose faltada e continue em sua programação de dosagem regular. Não dobre uma dose para compensar uma dose perdida.

Orlistat efeitos colaterais

Orlistat pode causar efeitos secundários. O efeito colateral mais comum do orlistat é a alteração dos hábitos de evacuação. Isto geralmente ocorre durante as primeiras semanas de tratamento;.Entretanto, pode continuar durante todo o uso do orlistat. Informe o seu médico se algum destes sintomas são graves ou não desaparecem:

  • – Manchas oleosas nas roupas íntimas ou nas roupas
  • – Necessidade urgente de ter uma evacuação
  • – Fezes moles
  • – Fezes oleosas ou gordurosas
  • – Aumento do número de evacuações
  • – Dificuldade em controlar os movimentos intestinais
  • – Dor ou desconforto no reto (parte inferior)
  • – Dor de estômago
  • – Períodos menstruais irregulares
  • – Dor de cabeça
  • – Ansiedade

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas, contacte imediatamente o seu médico:

  • – Urticária
  • – Erupção cutânea
  • – Coceira
  • – Dificuldade em respirar ou engolir
  • – Dor de estômago severa ou contínua
  • – Cansaço ou fraqueza excessiva
  • – Náusea
  • – Vômito
  • – Perda de apetite
  • – Dor na parte superior direita do estômago
  • – Amarelecimento da pele ou dos olhos
  • – Urina de cor escura
  • – Fezes de cor clara

Algumas pessoas que tomaram orlistat desenvolveram lesões hepáticas graves. Não há informações suficientes para saber se o dano hepático foi causado pelo orlistat. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar orlistat.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções e avisos

Antes de tomar orlistat, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este medicamento ou se tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Informe seu médico e farmacêutico sobre o uso de medicamentos de prescrição e não prescrição, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando ou planeja tomar.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre o seu historial médico, especialmente sobre: ​​um determinado problema digestivo (síndrome de má absorção crônica), problemas da vesícula biliar (colestase), hipotiroidismo, cálculos renais, certos distúrbios alimentares como anorexia nervosa e bulimia, convulsões, problemas de tireoide, pancreatite, diabetes tipo 1 ou tipo 2, doença hepática ou se tomar outros medicamentos para emagrecer (com ou sem prescrição médica).

Orlistat não deve ser usado por qualquer pessoa com menos de 18 anos sem o conselho de um médico. Este medicamento deve ser utilizado apenas para a pessoa que foi prescrita ou recomendada e nunca deve ser compartilhada com outra pessoa, especialmente alguém que tenha uma história de transtorno alimentar. Mantenha a medicação em um lugar longe de crianças.

Antes de fazer a cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita e produtos à base de plantas).

Se você é diabético, a perda de peso pode melhorar seu controle de açúcar no sangue. Certifique-se de verificar o seu nível de açúcar no sangue regularmente e dizer ao seu médico os resultados. Seu médico pode precisar ajustar a medicação para o diabetes, o programa de exercícios ou a dieta.

Este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez. Perda de peso não oferece nenhum benefício potencial para uma mulher grávida e pode prejudicar um feto. Se ficar grávida ou pensa que pode estar grávida, informe o seu médico imediatamente.

Desconhece-se se esta droga passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar enquanto estiver tomando esta droga.

Orlistat preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 50 a 700 reais.

Mais informações

Orlistat é apenas parte de um programa completo de tratamento que também inclui dieta, exercício e controle de peso. Sua ingestão diária de gordura, proteína e carboidratos deve ser dividida uniformemente sobre todas as suas refeições diárias. Siga sua dieta, medicação e rotinas de exercícios de forma correta. Evite o consumo de gorduras. Alimentos ricos em gordura em combinação com orlistat podem aumentar o risco de efeitos colaterais desagradáveis ​​no estômago ou intestinos.

  • como tomar orlistate para emagrecer
Este artigo te ajudou?
  • +18 curtiram
  • -2 não curtiram