Para que serve Domperidona, posologia e seus efeitos colaterais

Para que serve Domperidona, posologia e seus efeitos colaterais

A domperidona é um medicamento deve ser administrado apenas por ou sob a supervisão imediata do seu médico. Ela pode ser encontrada em comprimidos ou suspensão oral e com os nomes comerciais de Motilium, Peridal ou Peridona. Hoje, vamos conhecer mais sobre esse fármaco, para que serve, como tomá-lo e seus efeitos colaterais.

Domperidona bula

domperidona

Apresentação de Domperidona. Uso oral, adulto e pediátrico. Laboratório: Medley.

Domperidona suspensão oral de 1 mg/mL: frasco com 100 mL + seringa dosadora.

Composição de Domperidona

Cada mL de suspensão oral contém:

  • – domperidona ………… 1 mg
  • – veículo q.s.p. …………1 mL
  • – (celulose microcristalina, carboximetilcelulose sódica, citrato de sódio di-hidratado, edetato dissódico di-hidratado, glicerol, goma xantana, metilparabeno, polissorbato 60, propilparabeno, sacarina sódica di-hidratada, simeticona, sorbitol, água purificada)

O que é domperidona?

Domperidona trata-se de um fármaco com ação antiemético e gastrocinético. Ele funciona modificando a motilidade gastrointestinal e com isso, ajuda a tratar sintomas de refluxo, vômitos ou náuseas, por exemplo.

Domperidona para que serve?

Domperidona é um medicamento que aumenta os movimentos ou contrações do estômago e do intestino. É usado para tratar sintomas de distúrbios do estômago. Também pode ser usado para prevenir náuseas e vômitos causados ​​por certos medicamentos.

Também pode ser usado para:

  • – Distensão abdominal
  • – Dor abdominal alta
  • – Eructação
  • – Flatulência
  • – Azia, queimação epigástrica com ou sem regurgitação de conteúdo gástrico

Domperidona posologia

domperidona

Leia atentamente a bula e siga as instruções de administração conforme indicado por seu médico. Tome este medicamento oralmente com água, conforme indicado pelo seu médico. A domperidona deve ser utilizada com a menor dose efetiva, para a menor duração possível.

Use este medicamento durante o período de prescrição, a fim de obter o máximo benefício dele. Lembre-se de usá-lo ao mesmo tempo todos os dias, a menos que o seu médico o indique especificamente.

Pode levar até uma hora antes que o benefício total deste medicamento entre em vigor. Certas condições médicas podem exigir diferentes instruções de dosagem, conforme indicado pelo seu médico.

O seu médico pode ter sugerido este medicamento para outras condições que não as enumeradas aqui. Se você não discutiu isso com seu médico ou não sabe por que está tomando este medicamento, fale com ele. Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico.

Não dê este medicamento a ninguém, mesmo que tenham os mesmos sintomas que você. Pode ser prejudicial para as pessoas tomar este medicamento se o médico não o receitou.

Domperidona como tomar

Tome este medicamento por via oral, conforme prescrito, normalmente 30 minutos antes das refeições e à hora de dormir. Não aumente a sua dose ou tome-a com mais frequência do que o indicado. Sua condição não melhorará mais rapidamente, mas o risco de efeitos colaterais será aumentado. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros.

Adultos e adolescentes (acima de 12 anos e pesando 35kg ou mais):

A dose habitual para o tratamento é de 10 mg (10 mL da suspensão) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 10 mg ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 40 mg (40 mL).

A dose para o tratamento com a domperidona comprimido é de 1 a 2 comprimidos tomados de 3 a 4 vezes por dia antes das refeições. Não tome mais de 8 comprimidos (domperidona 10mg) em 24 horas.

Lactentes e crianças (acima de 12 anos, com peso < 35 kg, e adultos e adolescentes com peso < 35 kg): Tome 2,5 mL da suspensão oral para cada 10 quilos de peso corporal (0,25 mL/kg), administrados 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, uma dose ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 1,0 mg/kg (não exceder a dose diária máxima de 35 mg (35 mL)). Se você perdeu uma dose, tome-a o mais rápido possível e continue com sua programação regular. Se está quase na hora da próxima dose, ignore a dose perdida e continue com a sua programação periódica. Não tome uma dose dupla para compensar uma falta. Se você não tem certeza do que fazer depois de perder uma dose, entre em contato com seu médico ou farmacêutico para obter conselhos. Armazene este medicamento à temperatura ambiente, proteja-o da luz e da umidade, e mantenha-o fora do alcance das crianças.

Domperidona emagrece?

Entre as reações adversas desse medicamento, nenhuma pode causar o efeito de emagrecer ou engordar. No entanto, caso perceba alguns destes efeitos, procure ajuda médica para determinar sua causa.

Domperidona efeitos colaterais

domperidona

Muitos medicamentos podem causar efeitos colaterais. Um efeito colateral é uma resposta indesejada a uma medicação quando é tomada em doses normais. Os efeitos colaterais podem ser leves ou graves, temporários ou permanentes.

Os efeitos colaterais listados abaixo não são experimentados por todos os que tomam esse medicamento. Se você está preocupado discuta os riscos e os benefícios deste medicamento com o seu médico.

Os seguintes efeitos colaterais foram relatados por pelo menos 1% das pessoas que tomaram este medicamento. Muitos desses efeitos podem ser gerenciados, e alguns podem desaparecer por conta própria ao longo do tempo.

Entre em contato com seu médico se você tiver alguns destes efeitos colaterais ou se eles forem graves ou incômodos. Seu farmacêutico também poderá aconselha-lo sobre o gerenciamento de efeitos colaterais, que são eles:

  • – Dor no peito
  • – Diarreia
  • – Boca seca
  • – Dor de cabeça
  • – Enxaqueca
  • – Náusea
  • – Erupção cutânea

Embora a maioria desses efeitos colaterais listados abaixo não aconteça com muita frequência, eles podem levar a sérios problemas se você não procurar um médico.

Verifique seu médico o mais rápido possível se ocorrer algum dos seguintes efeitos colaterais:

  • – Secreção que flui do mamilo
  • – Batimentos cardíacos ou pulsação rápidos
  • – Irregularidades menstruais
  • – Inchaço do peito (nos homens)

Pare de tomar a medicação e procure atendimento médico imediato se ocorrer alguma das seguintes situações:

  • – Tonturas ou desmaios
  • – Arritmia cardíaca
  • – Sinais de uma reação alérgica (como dificuldade em respirar, urticária, inchaço do rosto ou da garganta)

Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais diferentes dos listados. Verifique com o seu médico se detectar algum sintoma que o preocupe enquanto está tomando este medicamento.

Avisos e precauções

domperidona

Antes de começar a tomar um medicamento, informe o seu médico de quaisquer condições médicas ou alergias que possa ter, quaisquer medicamentos que esteja a tomar, seja grávida ou a amamentar, bem como quaisquer outros fatos significativos sobre a sua saúde. Esses fatores podem afetar a forma como você deve usar este medicamento.

Informe o seu médico sobre o seu histórico médico, especialmente sobre: ​​história de câncer de mama, alergias. Limite a ingestão de bebidas alcoólicas.

Alguns medicamentos podem interagir com este medicamento. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos prescritos, sem receita médica e medicamentos à base de plantas que você está tomando. Diga-lhes também sobre os suplementos que você toma. Uma vez que a cafeína, o álcool, a nicotina de cigarros ou drogas nas ruas podem afetar a ação de muitos medicamentos, você deve informar seu médico se você os usa.

Testes laboratoriais podem ser feitos periodicamente ao tomar este medicamento para monitorar seus efeitos e prevenir efeitos colaterais.

Domperidona dá sono. A sonolência é um efeito adverso comum deste medicamento, portanto, não dirija ou opere máquinas até ter certeza de quem está bem para isso.

Este medicamento deve ser usado apenas se necessário durante a gravidez. Discuta os riscos e benefícios com seu médico. A domperidona passa para o leite materno. Devido aos riscos potenciais para uma criança que é amamentada, a amamentação ao usar este medicamento não é recomendada. Consulte o seu médico antes da amamentação.

Pessoas com mais de 60 anos parecem ser mais propensas a sofrer problemas cardíacos, incluindo ataque cardíaco com o uso de domperidona. Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de tomar este medicamento.

Domperidona preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. A caixa de domperidona com 30 compridos de 10 mg, custa de 6 a 7 reais. Já a caixa com 60 comprimidos de 10 mg está entre 12 e 13 reais. A domperidona de suspensão oral de 1 mg/ml com 100 ml custa de 13 a 17 reais.

Mais informações

Domperidona é um medicamento de prescrição usado para tratar problemas relacionados aos movimentos gastrointestinais. Sempre complete o curso completo da medicação conforme prescrito pelo seu médico. A duração máxima do tratamento não deve normalmente exceder uma semana.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram