Para que serve Desloratadina, como tomar e quais seus efeitos colaterais

Para que serve Desloratadina, como tomar e quais seus efeitos colaterais

A desloratadina é um medicamento usado principalmente no tratamento dos sintomas da rinite. Esse fármaco pode ser encontrado como um comprimido, solução oral (líquido) e um comprimido de desintegração oral. Geralmente é tomado uma vez por dia com ou sem alimentos.

Vamos conhecer mais sobre esse medicamento, saber para que serve, como tomá-lo e quais seus possíveis efeitos colaterais.

Desloratadina bula

desloratadina

Apresentação de Desloratadina. Uso oral, adulto e pediátrico acima de 6 meses. Laboratório: Medley.

Composição de desloratadina 5mg comprimidos revestidos. Embalagens com 10 e 30 comprimidos. Cada comprimido contém:

  • – Desloratadina……………………5 mg
  • – Excipientes q.s.p…………………1 comprimido revestido
  • – Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, talco, corante vermelho FDC 40, dióxido de titânio, álcool polivinílico e macrogol

Desloratadina para que serve

A desloratadina está em uma classe de medicamentos chamados anti-histamínicos. Ela funciona bloqueando a histamina, uma substância no corpo que causa sintomas alérgicos. A desloratadina é usada para aliviar os sintomas de rinite e alergias. Ela ajuda a tratar espirros, coriza, olhos vermelhos e lacrimejantes, coceira nos olhos, coceira no céu da boca e tosse. Também é usada para alergias de pele, como urticária.

Desloratadina posologia

Siga as instruções em sua bula de prescrição com cuidado e pergunte ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entender. Tome a desloratadina exatamente como indicado. Não tome mais ou menos ou tome com mais frequência do que a prescrito pelo seu médico.

Desloratadina dosagem

desloratadina

Comprimidos desloratadina ou solução oral podem ser tomados sem levar em conta as refeições. A dose apropriada para a idade da solução oral deste medicamento deve ser administrada com um conta-gotas. Desloratadina gotas deve ser administrado em doses de 2 mL e 2,5 mL.

Para adultos e adolescentes com 12 anos de idade e mais, a dose recomendada de desloratadina comprimido é um comprimido de 5 mg uma vez por dia. A dose recomendada de solução oral é de 2 colheres de chá (5 mg em 10 mL) uma vez por dia.

Crianças de 6 a 11 anos de idade, a dose recomendada é de 1 colher de chá (2,5 mg em 5 mL) de desloratadina xarope uma vez por dia. Crianças de 12 meses a 5 anos de idade, a dose recomendada da solução oral é de 1,25 mg em 2,5 mL,uma vez por dia.

Em pacientes adultos com insuficiência hepática ou renal, recomenda-se a dose inicial de um comprimido de 5 mg em dias alternados com base em dados farmacocinéticos.

Se esquecer de uma dose, tome-a logo que você se lembrar. No entanto, se for quase a hora da próxima dose, ignore a dose perdida e continue com a sua programação periódica. Não tome uma dose dupla para compensar uma falta.

Desloratadina dá sono?

Sim, uma maior sonolência ou cansaço podem ocorrer se você está usando ou tomar uma dose maior de desloratadina do que o seu médico prescreveu. Informe o seu médico se tiver algum efeito colateral que o incomoda ou que não desaparece. Portanto, não dirija ou opere máquinas sem que esteja bem para fazer isso.

Interações com outros medicamentos

Em estudos clínicos controlados, a co-administração de desloratadina com fluoxetina, cimetidina, cetoconazol, eritromicina ou azitromicina resultou em concentrações plasmáticas aumentadas de desloratadina, mas não houve alterações clinicamente relevantes no perfil de segurança da desloratadina. Ou seja, não foram observadas interações relevantes com medicamentos.

Desloratadina efeitos colaterais

desloratadina

A desloratadina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum destes sintomas for grave ou não desaparecer:

  • – Dor de cabeça
  • – Mal humor
  • – Tontura
  • – Dor de garganta
  • – Boca seca
  • – Dor muscular
  • – Cansaço extremo
  • – Menstruação dolorosa

Reações de hipersensibilidade a este medicamento podem ocorrer em casos raros. Isso inclui erupção cutânea, prurido, urticária, edema, taquicardia, palpitações, hiperatividade psicomotora, convulsões, elevações das enzimas hepáticas, hepatite, aumento da bilirrubina, dispneia e anafilaxia. Se tal reação ocorrer, procure ajuda médica com urgência. Além disso, a terapia com este medicamento deve ser interrompida e o tratamento alternativo deve ser considerado.

A desloratadina pode causar outros efeitos colaterais. Ligue para o seu médico se tiver algum problema incomum ao tomar este medicamento.

Avisos e precauções

desloratadina

Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a desloratadina, loratadina (Claritin) ou a qualquer outro medicamento. Informe também sobre os medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando.

Diga ao seu médico se tiver ou já teve doença renal ou hepática ou fenilcetonúria. Informe também se está grávida, planeja engravidar ou está a amamentar. Se engravidar enquanto toma desloratadina, contate o seu médico.

Antes de ter uma cirurgia, informe seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa, incluindo outros remédios de uso prescrito, sem receita médica e produtos à base de plantas.

Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Como os estudos de reprodução animal nem sempre são preditivos de resposta humana, a desloratadina deve ser usada durante a gravidez apenas se for claramente necessária.

Desloratadina passa para o leite materno, portanto, deve-se tomar uma decisão de interromper a enfermagem ou descontinuar a desloratadina, levando em conta o benefício do medicamento para a mãe que está amamentando e o possível risco para a criança.

Desloratadina preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Desloratadina só deve ser comprado com receita médica. Desloratadina 5 mg com 10 comprimidos custa de 14 a 25 reais. Já o xarope de desloratadina 0,5mg/ml de 100ml custa de 14 a 20 reais. E desloratadina 1,25MG/ML solução gotas de 20ml custa cerca de 25 reais.

Mais informações

Desloratadina é um medicamento de prescrição muito usado para tratar rinite, mesmo assim, não dê este medicamento para outras pessoas sem o aconselhamento de um médico. Converse com o seu médico antes de tomar este medicamento se tiver dúvidas sobre se deve ou não tomá-lo.

Este artigo te ajudou?
  • +1 curtiram
  • 0 não curtiram