Carboidratos: Realmente existe o bom e o ruim?

Luana Alimentos Saudáveis, Cereais 18-07-15 carboidratos, carboidratos simples, dieta do carboidrato, tipos de carboidratos comentários

Quando queremos perder peso, primeiramente devemos entender o que é carboidrato bom e carboidrato ruim, porque somente dessa maneira saberemos o que comer e que o devemos descartar ou consumir com moderação. O mesmo vale em aprender a diferença entre os de tipo simples e os do tipo complexos.

Vamos tirar essas dúvidas? Basta acompanhar esse post para entender o básico e de forma bem simples, veja:

O que são carboidratos?

carboidratos 2

Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso organismo. Seu corpo utiliza os carboidratos para alimentar seus músculos e seu cérebro, e assim pode se movimentar, pensar e funcionar corretamente durante o dia. Esses carboidratos são ingeridos na forma de açúcares, amidos e fibras.

Dentre os carboidratos estão os carboidratos simples, que sãos formados por açúcares simples (açúcar de mesa, doces, bebidas adoçadas, xaropes, frutas e leite). Estes te proporcionam energia rápida porém escassa.

Além dele existe os carboidratos complexos, que também nos beneficiam com energia, porém requerem mais tempo para serem digeridos e processados pelo nosso corpo. Se consome esses carboidratos terá energia por mais tempo. E esses podem ser encontrados nas massas, no arroz e no pão, mas também em alimentos frescos como as verduras e frutas.

Carboidrato ruim VS carboidrato bom

carboidratos 3

Costumamos pensar que os de tipo simples são ruins porque são os que incluídos em doces ou a sacarose, e que os bons são os de tipo complexos porque estão presentes nas verduras e outros alimentos saudáveis. Mas a realidade é que ambos são bons sempre e quando os consumimos, dependendo da quantidade e de como os consumimos.

O que realmente importa é que eles te dão a energia que necessita para suas atividades diárias e os benefícios nutricionais para ter um organismo saudável. Por exemplo, muitas frutas são de tipo simples e te proporcionam vitaminas muito importantes, o leite também é outro do tipo simples e te proporciona cálcio e vitamina D. No entanto, o arroz integral é do tipo complexo e da mesma forma te proporciona energia e fibra.

carboidratos 1

Veja mais em: Carboidratos, gorduras e proteínas: Realmente fazem mal ao nosso corpo?

Mas se consome os que te dão energia sem nenhum valor nutricional, não estará trazendo nenhum benefício ao seu corpo. Por exemplo, se come um caramelo está consumindo açúcar, um carboidrato de tipo simples que te dá energia mas que não te dá nenhuma nutrição, e ainda por cima pode causar cáries.

Agora que entende o que são os carboidratos e que não são tão ruins como pensava, leia mais a respeito vendo como os eles nos ajudam a pensar mais rápido.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: