8 hábitos comuns que causam rugas e o envelhecimento da pele

8 hábitos comuns que causam rugas e o envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele é uma fase normal que não pode ser evitada na vida de cada pessoa, mas o que se pode fazer é tomar todos os dias certos cuidados em nossa rotina de vida para tentar retardar o seu efeito, e prevenir as temidas rugas.

Uma vez que a pele tende a perder a sua elasticidade, é quando se inicia a fase de envelhecimento da pele. Para retardar esse envelhecimento da pele e do corpo em geral, é recomendado que você tenha bons hábitos e evite os hábitos prejudiciais para a sua pele, que vamos conhecer a seguir:

Hábitos que causam o envelhecimento da pele

1 – Trabalho noturno ou sono de má qualidade

A pele das pessoas que trabalham à noite tendem a envelhecer muito mais rápido do que aquelas que trabalham de dia. Isso ocorre porque a renovação da pele ocorre durante as primeiras horas da noite. Por isso, você deve dormir horas suficientes diariamente para que a sua pele descanse e se recupere.

2 – Não beber água suficiente

A quantidade de água que você consome durante o dia também é muito importante para manter a pele jovem e flexível por mais tempo. Não consumir água ou substâncias líquidas dificulta a renovação das células da pele. A água também ajuda a eliminar toxinas nocivas que aceleram o envelhecimento da pele e ajuda a limpar o corpo.

A água é vital para combater o envelhecimento da pele e um dos segredos é hidratar o corpo, dando a ele uma fonte estável de água para uma correta função de cada órgão.

3 – Inatividade física

Outro fator negativo que causa o envelhecimento rápido da pele e favorece o surgimento de rugas, é um estilo de vida sedentário, isso porque a atividade física ajuda a liberar o estresse, melhorar a circulação sanguínea e remover as toxinas da pele através do suor.

4 – Má alimentação

Uma dieta cheia de gordura saturada ou carboidratos, é outra causa que acelera o envelhecimento da pele. Uma alimentação desequilibrada afeta negativamente o bom funcionamento do seu corpo e faz com que seja difícil realizar o seu trabalho.

5 – Consumo em excesso de cafeína e álcool

Cafeína, álcool ou cigarros provoca flacidez da pele, envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas e rugas. Esses fatores afetam os níveis de umidade que a pele, que naturalmente torna-se mais frágil, acelerando a deterioração das células e afetando a renovação da mesma.

6 – Dormir com maquiagem

Infelizmente a maquiagem tem contaminantes que podem danificar a nossa pele. Se você dormir com maquiagem vai permitir que estas toxinas penetrem e se acumulem em seus poros impedindo a respiração da pele e afetando a sua produção natural de colágeno e elastina.

7 – Não usar protetor solar

Os raios ultravioleta são uma das principais causas de rugas na pele. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da L’Oreal e Inovação Centro de Paris, a exposição ao sol causa o envelhecimento prematuro que resulta em pigmentação ou manchas, redução da elasticidade da pele e degradação da textura natural do rosto. Então não se esqueça de evitar expor-se por longos períodos à luz solar e usar sempre um bom protetor solar todos os dias.

8 – Estresse

Estar estressado e cheio de vida preocupações podem afetar sua pele, porque o cortisol, um hormônio gerado por nosso corpo naturalmente quando sentimos estresse, inibe a produção natural de colágeno e elastina que provoca aparecimento de linhas de expressão e flacidez na face.

Mais informações

Não só pelo envelhecimento da pele, mas alguns desses hábitos, como evitar o álcool e o cigarro, e usar protetor solar, por exemplo, também contribuirão para cuidar da nossa saúde. Portanto, devemos sempre estar atentos aos hábitos que contribuem para uma vida saudável.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • -3 não curtiram