5 vitaminas essenciais para o corpo e onde encontrá-las

Rudney Dicas Saúde 03-06-15 alimentação, Dicas Saúde, nutrição, Vitaminas comentários

Nosso corpo precisa de alimentos com todas as vitaminas para se manter saudável, porque cada uma tem um papel no organismo. Temos capacidade de produzir a vitamina D através da exposição à luz solar, mas outras vitaminas devemos obtê-las através da alimentação.

Tanto a deficiência de vitamina como um excesso delas (hipervitaminose) é ruim, e todas elas são importantes. A vitamina A, vitamina B12, vitamina C, vitamina D e vitamina E, são as 5 vitaminas essenciais para o corpo. Vamos explicar o por que, através das funções de cada uma e quais os tipos de alimentos que você pode encontrá-las.

Muitas destas vitaminas vem dos vegetais, mas tenha em mente que a forma de como cozinhar afeta suas propriedades. Para que os alimentos conservem intactas suas vitaminas, opte por legumes cozidos no vapor e consuma frutas imediatamente após descascá-las.

Vitamina A

Ela ajuda na boa manutenção do sistema imunitário, é essencial para a visão, atua na formação dos ossos e dentes, mantém a pele e o cabelo saudável e protege os tecidos dos sistemas urinário, respiratório e digestivo. Ela também estimula a produção de hormônios e é vital no desenvolvimento fetal.

Alimentos que contêm vitamina A: Geralmente vegetais verdes e frutas amarelas contêm essa vitamina. Como é o caso do espinafre, brócolis, pimenta, melão, manga e pêssego. Cenouras e gemas de ovos também contêm vitamina A.

Vitamina B12

É uma das oito vitaminas do complexo B e é considerada como a vitamina que ajuda a ter um bom estado geral de saúde, agindo sobre as boas condições de células nervosas e células vermelhas do sangue.

Alimentos que contêm vitamina B12: Nós a encontramos em peixes, grãos integrais, carnes vermelhas, levedura de cerveja, germe de trigo, algas e ovos.

Vitamina C

Ajuda a absorver o cálcio e o ferro que o corpo precisa para construir uma dentes e ossos fortes e saudáveis. Além disso, promove um sistema imunológico saudável para combater a infecção e prevenir danos às células.

Alimentos que contêm vitamina C: Especialmente presente em frutas cítricas, também em morangos, melão, kiwi, pimentão verde, tomates, vegetais de folhas verdes, como brócolis, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas e batatas.

Vitamina D

Atua em processos essenciais para o corpo, promove a saúde do coração e sistema esquelético para ajuda na formação da massa muscular. Graças a ela, o corpo absorve melhor o fósforo e potássio.

Alimentos que contêm vitamina D: peixes graxos como o salmão, cavala e arenque. Óleo de fígado de bacalhau, grãos integrais, iogurte de soja, cogumelos e ovos.

Não se esqueça que a principal fonte de vitamina D é a luz solar, pois essa vitamina é produzida em nosso próprio corpo através do exposição à luz solar. Cerca de dez ou quinze minutos de exposição solar, três dias por semana vai ajudar a manter níveis adequados de vitamina D.

Vitamina E

Desempenha um importante papel na formação de glóbulos vermelhos e ajuda o corpo a usar corretamente a vitamina K. Tem ação comprovada no funcionamento muscular, no metabolismo do fígado, no mecanismo imunológico, protegendo-o de agentes infecciosos, na cicatrização da pele e até nos sistemas de reprodução e fertilidade. É um dos mais aprovados antioxidantes que existem e auxilia na redução dos sinais de envelhecimento.

Alimentos que contêm vitamina E: vegetais de folhas verdes tais como espinafre, brócolis ou espargos. O azeite de oliva, gema de ovo, manga, castanhas, como nozes, avelãs e amêndoas.

Mais informações

É importante ressaltar que uma dieta equilibrada é suficiente para garantir o fornecimento adequado de vitaminas que são necessárias para a nossa atividade diária. Portanto, a utilização de complexos e suplementos farmacológicos são indicados apenas para estados de deficiência de vitaminas.

Este Post te ajudou?
  
  • vitaminas para o corpo
  • quais as principais vitaminas para o crecimento do cabelo e como obitelas.
  • quais as 5 vitaminas mais importantes para organismo
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: