10 incríveis benefícios da nêspera para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 24-08-16 beneficios da nespera, nespera, nesperas comentários

Cientificamente conhecido como Eriobotrya japonica, a nêspera, também chamada de ameixa do Pará e ameixa japonesa, é popularmente cultivada por seus frutos, devido ao seu delicioso sabor picante e doce. Este tipo particular de fruta é nativa da China, mas já se espalhou para dezenas de outros países da Ásia, Oriente Médio, América do Norte, América do Sul e da região do Mediterrâneo.

O fruto da nespereira é usado para fazer compotas e geleias e também pode ser consumido na sua forma pura. Nas folhas da planta também foram encontradas substâncias benéficas, por isso, quando secas, são usadas para fazer um chá que é um remédio popular no Japão. Os emplastros também podem ser feitos com as folhas esmagadas, e, em seguida, aplicados topicamente para tratar feridas e dores.

A gama diversificada de nutrientes contidos nas nêsperas e suas folhas, incluindo pectina, ferro, potássio, vitamina A, vitamina C, e fibra, fazem-se muito eficazes para cuidar da saúde humana em geral. Agora, vamos conhecer melhor os muitos benefícios da nêspera para a saúde.

Benefícios da nêspera

Controla a pressão arterial

Um dos muitos nutrientes encontrados em boa oferta na nêspera é o potássio, que atua como um vasodilatador para o sistema cardiovascular do corpo. Ao reduzir a tensão e pressão sobre os vasos sanguíneos e artérias, o potássio é capaz de reduzir a pressão arterial e proteger o coração. Esse nutriente é também considerado um impulsionador do cérebro, devido ao aumento do fluxo de sangue para os capilares do cérebro, o que pode melhorar a cognição.

Ajuda a emagrecer

Por ser rica em fibras, que auxiliam para dar saciedade e controlar a fome, essa fruta com poucas calorias, é uma excelente aliada para pessoas que buscam reduzir o peso. Além disso, por ser rica em água e ter efeito diurético, contribui para evitar a retenção de líquidos.

Reduz o risco de câncer

Há uma série de antioxidantes encontrados na nêspera que são benéficos para a saúde humana. Os antioxidantes são capazes de neutralizar os radicais livres dentro do corpo que são gerados como um subproduto natural do metabolismo celular. Estas moléculas com seus elétrons desemparelhados podem causar mutação nas células saudáveis, levando a doenças crônicas, incluindo o câncer. A nêspera foi especificamente ligada a redução das taxas de ocorrência de câncer de pulmão e cânceres orais.

Melhora o sistema respiratório

As substâncias expectorantes são importantes no tratamento de gripes e outras infecções respiratórias. A nêspera é usada como um expectorante, pois pode acalmar a tosse e expulsar o muco e catarro.

Impulsiona o sistema imune

A nêspera é uma maravilhosa fonte de vitamina C, que é um componente chave do sistema imunológico. A Vitamina C ajuda a estimular a produção de células brancas do sangue, a primeira linha de defesa do corpo contra patógenos, e também funciona como um antioxidante para prevenir doenças crônicas. Além disso, é necessária para a produção de colágeno, que auxilia no crescimento e reparação de tecidos por todo o corpo.

Melhora a digestão

A pectina é um tipo particular de fibra dietética encontrada nas nêsperas, que pode auxiliar na digestão. A fibra dietética pode aumentar e estimular o movimento peristáltico, que ajuda com a regularidade dos movimentos intestinais. Se você sofre de prisão de ventre, diarreia, cólicas, inchaço, ou outros distúrbios de estômago, a fibra dietética pode melhorar a saúde do seu intestino.

Diminui os níveis de colesterol

Embora o mecanismo exato não seja totalmente compreendido, pesquisas têm ligado diretamente a nêspera com menores níveis de colesterol nos indivíduos que consumiram regularmente o fruto e seu chá.

Fortalece os ossos

Perder a densidade mineral óssea é um grande problema para muitas pessoas à medida que envelhecem, especialmente para mulheres pela menopausa. Felizmente, a nêspera foi mostrada para evitar a perda de densidade óssea em várias partes do corpo, devido a sua rica mistura de vitaminas, nutrientes e componentes químicos com efeitos hormonais.

Boa para pele

Por ser rica em vitamina A, que é uma das melhores vitaminas para a pele, a nêspera ajuda a manter a saúde da pele. Além disso, é rica também em antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce naturalmente.

Melhora o sistema circulatório

Altos níveis de ferro na dieta são importantes para evitar anemia. O ferro é encontrado em altas concentrações na nêspera. O ferro é um elemento necessário da hemoglobina, que transporta células vermelhas do sangue oxigenadas por todo o corpo, aumentando assim a circulação. Isso pode acelerar a cicatrização, aumentar a energia e garantir que todos os seus órgãos trabalhem em plena capacidade.

Mais informações

A nêspera é sem dúvida uma grande aliada para a saúde e você pode consumi-la de várias maneiras diferentes. No entanto, é importante ter o cuidada para não consumir suas sementes, que são tóxicas e podem causar vários efeitos desagradáveis à saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: