Top 10 dicas simples para ter uma vida saudável

Top 10 dicas simples para ter uma vida saudável

Basta mudar alguns hábitos para desfrutar de uma vida saudável e plena. Algumas mudanças simples, na dieta, melhoras do sono, a prática atividades físicas e o controle de emoções, podem provocar uma melhora significativa da sua saúde.

Para ter uma vida saudável, comer alimentos nutritivos e manter uma rotina de exercício físico regular deve ser parte principal de sua lista das dicas que você deve seguir. Mas existem também outros hábitos, que você pode começar a praticar, que irão fazer muita diferença em sua vida.

Dicas para uma vida mais saudável

1 – Cuide de seu corpo

Prevenção e detecção precoce de doenças são os dois pilares básicos para manter a saúde. Em relação à detecção precoce, a realização de exames periódicos é fundamental: exames urológicos para próstata e ginecológicos para câncer de mama e do colo do útero, colonoscopias para o cólon, exames cardiovasculares, etc.

Consulte um médico regularmente! Checkups anuais podem detectar problemas de saúde antes que se tornem sérios. Além disso, mantenha a vacinação de crianças em dia. É importante também estar atento aos padrões relativos à segurança, como o uso de cintos nos carros, bebês conforto e capacetes.

2 – Mantenha uma alimentação saudável

Quanto maior a porcentagem de alimentos saudáveis ​​você incluir em sua dieta, melhor será sua saúde. Devemos sempre dar preferência a alimentos leves e saudáveis, como legumes, frutas e cereais, e evitar alimentos prejudiciais à saúde, tais como frituras, gorduras e doces. Devemos também limitar o consumo de açúcar e sal.

3 – Exercício físico diário

Um dos pilares fundamentais para uma vida saudável. Aqui o principal é escolher um esporte que motiva você para que seja capaz de fazê-lo diariamente. Cerca de 30 minutos de atividade física diária representam um enorme impulso para a sua saúde. E se um dia você não tiver tempo, faça pelo menos 15 minutos de corrida ou exercícios em casa.

4 – Beber muita água

Beber muita água nos ajuda a ter uma boa digestão, a limpar o nosso corpo e nos mantém hidratados. Devemos sempre dar preferência a água quando sentimos sede durante todo o dia, mas evite tomá-la durante as refeições pois pode dificultar a digestão.

5 – Reduzir o estresse em sua vida

Este é um dos aspectos mais negligenciados que muitas vezes não são levados em conta quanto buscamos ter uma vida saudável. Tente minimizar o seu nível de estresse, o que geralmente ocorre principalmente no trabalho. Muito estresse leva à fadiga crônica, insônia e até mesmo problemas cardíacos.

6 – Durma bem

O sono é necessário para o nosso corpo descansar, recuperar suas energias e liberar as tensões. Temos de tentar dormir bem, mas não muito, pois isso também pode ser prejudicial para a nossa saúde. É aconselhável dormir entre 7 a 8 horas por noite.

7 – Evite o álcool

O álcool afeta nosso sistema nervoso, pode causar problemas de fígado e doenças cardiovasculares, além de ser também uma das principais causas por acidentes de carro. Devemos evitar o consumo de álcool, ou pelo menos limitar o seu consumo. Lembre-se sempre de manter a moderação.

8 – Não fume

Fumar provoca fadiga, afeta nosso sistema nervoso, pode nos causar doenças respiratórias e cardiovasculares e câncer, além de ser também prejudicial para a saúde das pessoas que nos rodeiam. No caso do fumo, o simples ato de parar de fumar pode fazer mais para a nossa saúde do que qualquer outra medida que pode tomarmos.

9 – Mantenha um peso saudável

O sobrepeso ou a obesidade está intimamente relacionada com vários fatores de risco para a saúde, como hipertensão, problemas de colesterol e cardíacos, câncer e diabetes. Se o seu índice de massa corporal é superior a 25, deve começar a se preocupar, mas se tiver mais de 30, está exposto a um risco significativo de problemas cardiovasculares e deve perder peso mais rapidamente possível.

10 – Equilibre o trabalho com descanso

O excesso de trabalho nos esgota, provoca estresse e bloqueia a nossa criatividade. Temos de aprender a equilibrar o trabalho com descanso, para ficarmos livres de preocupações, aliviar o estresse, limpar nossa mente, e voltar revigorados para trabalho.

Mais informações

Como você pode ver, alguns hábitos são fáceis de adquirir, basta termos força de vontade. Em geral, iniciar um estilo de vida mais saudável requer, principalmente, uma mudança de hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos e ter um bom descanso.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • 0 não curtiram