Surpreenda-se com estes 5 beneficios do tomilho para a saúde

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 01-09-16 beneficios do tomilho, tomilho, tomilho propriedades comentários

O tomilho (que é cientificamente conhecido como Thymus vulgaris L.) é um arbusto aromático que normalmente atinge apenas 30 cm de altura. É uma planta muito usada para dar sabor a vários pratos, mas também pode ser usado para como planta medicinal devido a suas propriedades curativas.

Benefícios do tomilho

center>

1 – Anemia

Pelo seu alto teor de ferro, esta erva pode ajudar a elevar os níveis de hemoglobina no sangue, o que ajuda no combate a anemia.

2 – Antibiótico

O tomilho tem um elevado teor de uma substância denominada timol, um dos mais poderosos antibióticos, antibacterianos e anti-sépticos naturais, que eliminam patogênicos respiratórios que causam a maioria das infecções respiratórias em todos os níveis.

Ele também tem a capacidade de aliviar mal estar e febre, tornando-se uma ótima medida para tratar e melhorar a gripe e resfriado comum. Além disso, pode ser usado como desinfectante para feridas abertas.

3 – Sistema nervoso

Essa planta contém um composto chamado lisina, que facilita o relaxamento e promove o sono. Uma infusão de tomilho antes de dormir pode garantir horas de sono reparadoras, e em estados de agitação nervosa também colabora com a estabilização do humor. Além disso, é excelente para melhorar a oxigenação cerebral, por isso seu uso é recomendado para pessoas que sentem que perderam as suas capacidades de memória e como um adjuvante no tratamento da doença de Alzheimer.

4 – Digestivo

O tomilho é um tônico magnífico que impede a formação de gases, controla a acidez e alivia cólicas e dores de estômago. Ao mesmo tempo, infusões de tomilho são amplamente utilizadas para recuperar o apetite, por isso é altamente recomendado em casos de doenças crônicas e anorexia.

5 – Promove a saúde dental

Infusões desta erva podem ser preparadas em altas concentrações para o tratamento de doenças bucais, já que os seus poderes desinfectantes vão garantir uma boa respiração e uma boca saudável.

Como se beneficiar do tomilho?

center>

Infusões ou chás

São um dos seus usos mais populares. Para preparar, basta ferver uma colher de chá de tomilho em um copo de água por 5 minutos. Desligue e deixe repousar. Você deve beber duas horas antes ou após as refeições. Se for para tratar uma infecção, faça o tratamento com três xícaras por dia, com metade de um limão espremido e um pouco de mel. O ideal é que não seja adicionado açúcar.

Banhos medicinais

São benéficos em casos de lesão, para o tratamento de doenças ou infecções da pele e fungos (micose), e doenças reumáticas. Para isso, ferva três copos de tomilho em um litro de água durante 10 minutos. Deixe repousar mais 10 minutos. Você pode mergulhar os pés, mãos, ou lavar a área da pele afetada nesta água para tratar condições, tais como fungos ou infecções.

Para tratar a caspa, lave ou enxague o cabelo e com esta água, esfregando vigorosamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Óleo essencial

Usado em vaporizadores ou inaladores, ajuda no tratamento de gripe ou resfriados. Na pulverização ajuda a limpar o meio ambiente. O óleo essencial é extraído a partir de folhas de tomilho através de destilação das folhas e a parte superior da planta. Seu principal componente é o timol, que tem excelentes propriedades anti-sépticas.

O óleo deve ser usado com cautela e nunca deve ser aplicado diretamente sobre a pele. Para isso, você tem que dilui-lo com outros óleos. O óleo essencial de tomilho pode ser misturado com outros óleos para massagens que ajudam no tratamento de articulações doloridas, também ajuda a relaxar os nervos, estimula o sistema nervoso e combate a fadiga e fraqueza. O seu uso excessivo pode ser tóxico.

Xarope

O xarope caseiro feito com tomilho é muito útil para o tratamento de doenças respiratórias e problemas inflamatórios.

Mais informações

O tomilho é uma excelente escolha, desde que seja devidamente utilizado, porque altas concentrações de qualquer erva não são recomendadas. O conhecimento adequado sobre as propriedades das plantas medicinais nos dá uma ampla opção de escolha de tratamento natural para diversas condições de saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: