Remédios caseiros para a gengivite

Mateus Dicas Saúde, Remédios caseiros 23-11-16 gengivite, gengivite tratamento, o que é gengivite comentários

Você sofre de inflamação das gengivas? Quando micróbios e bactérias acumulam-se na boca podemos experimentar algumas condições, tais como cáries, doenças periodontais e/ou gengivas inflamadas, conhecida como gengivite. No entanto, esse problema pode também ser causado por danos à gengiva, até mesmo pela escovação ou fio dental.

Agora você deve estar se perguntando o que é gengivite?

A gengivite é uma condição comum que envolve a inflamação da gengiva causando sangramento ou desconforto. Se não tratada precocemente, a situação pode agravar-se e pode tornar-se uma doença mais grave conhecida como a periodontite. Neste artigo, você vai conhecer alguns remédios caseiros para gengivas inflamadas que ajudarão você a ter sorriso saudável.

Tipos de gengivite

Gengivite relacionada com a placa bacteriana

Existem vários tipos de gengivite, todas com as mesmas manifestações clínicas. Um tipo particularmente destrutivo da gengivite necrosante aguda é chamado de gengivite ulcerativa (GUNA). Neste, o paciente tem um hálito podre, o tecido gengival necrótico e sangramento espontâneo grave.

Gengivite relacionada com a placa bacteriana

Também chamada gengivite simples, é dada por um número de determinantes sistêmicos. Micro-organismos responsáveis por esta gengivite geralmente espiroquetas intermediários, bactérias e Fusobacterium.

Gengivite não relacionada com a placa bacteriana

Também chamada gengivite complexa, se caracteriza por não resolver por controle mecânico ou químico da placa bacteriana. Podemos encontrar gengivite associadas a doenças de pele, tais como pênfigo, infecções virais, gengivite alérgica ou fúngicas.

Muitas pessoas sofrem de vários graus de gengivite. Ela geralmente se desenvolve durante a puberdade ou na idade adulta devido a alterações hormonais e pode persistir ou recorrer com frequência, dependendo da saúde dos dentes e gengivas da pessoa.

Sintomas de gengivite

É fácil dizer se você tem gengivite porque esta condição tem uma série de sintomas muito reconhecíveis. Por exemplo, qualquer tipo de doença bucal vai mudar o cheiro de sua boca, que faz você ter um mau hálito persistente. Mas o sinal mais evidente é que você notará as gengivas vermelhas ou inflamadas.

Quem sofre de gengivite, ao escovar os dentes, provavelmente notará um pouco de sangue, isso é porque as gengivas estão doentes e sensíveis. Além disso, você também pode sentir dor ao mastigar.

Cuidar das gengivas é uma questão importante

A primeira coisa que você deve saber é que, a higiene é o melhor remédio, por isso você deve sempre escovar os seus dentes muito bem, e utilizar sempre um antisséptico bucal e fio dental. Você deve fazer esses procedimentos pelo menos 3 vezes por dia, essa é uma tarefa muito simples e já é muito eficaz para evitar vários problemas de gengivas.

Inflamação das gengivas pode ser acompanhada por sangramento ao escovar, isso é um sintoma de que a coisa não vai bem, e pode ser periodontite, uma doença que se torna mais regular depois dos 30 anos e a longo prazo é responsável pela perda de dentes.

Em alguns casos o recuo das gengivas, mau hálito pode ocorrer ou pode experimentar dentes soltos.

Dicas para eliminar inflamação na gengiva

Como já vimos acima à inflamação das gengivas é uma doença periodontal, em que as gengivas ficam inchadas e doloridas. Devido a uma mistura de detritos, bactérias e saliva ocasionada por uma má higiene bucal. Agora vamos mostrar algumas dicas de como tratar a gengivite, são muito eficazes para eliminar a inflamação nas gengivas.

Mudanças na dieta

Todas as pessoas precisam se alimentar, e são necessários certos nutrientes e vitaminas para fazer com que o corpo funcione corretamente.

A gengivite geralmente é causada pela falta de vitamina C no organismo. Para aumentar a quantidade de vitamina C em seu organismo, procure comer kiwi, mamão, brócolis, morangos e couve de Bruxelas.

Os mirtilos têm propriedades que reduzem os níveis de placa bacteriana e bactérias sobre os dentes, então procure consumir os mirtilos em forma de suco, sem açúcar. No entanto, consulte o seu médico se estiver tomando anticoagulantes ou se estiver com pedras nos rins.

Também é importante consumir bastante ômega-3, você pode encontrá-lo especialmente em peixes, uma vez que tem propriedades antiinflamatórias.

Um estudo mostrou que um grupo de pessoas com gengivite escovaram os dentes com um creme dental de chá e obtiveram uma redução significativa no sangramento e na inflamação, então procure comprar um creme dental feito com chá, isso vai melhorar significativamente a saúde de sua gengiva.

Você não deve se esquecer de que a saúde da gengiva não pode ser tratada como uma questão banal e simplesmente não se preocupar com esta parte do corpo, esse problema deve ser tratado, pois causa outros danos a longo prazo, então fique sempre atento.

Mudanças no estilo de vida

É importante evitar o estresse, pois ele faz com que surjam mais placas bacterianas em seus dentes, causando a gengivite. Além disso, enfraquece o sistema imunológico, dificultando a luta contra os elementos que podem danificar os dentes e as gengivas.

Ter níveis ideais de vitamina D também é muito bom para evitar a gengivite, procure tomar bastante sol durante a manhã. O sol ajuda a sintetizar essa vitamina.

Pare de fumar, pois o tabaco diminui a sua capacidade de combater os germes que existem na boca, que aumenta o risco de doenças na gengiva.

Não se esqueça de manter uma higiene dentária adequada, uma vez que é o primeiro passo para uma boca saudável.

Tratamento da gengivite

Pegue um quarto de xícara de água oxigenada e um litro de água quente, mexa bem e faça bochechos 3 vezes ao dia durante 3 dias e faça sua escovação com uma escova de dentes fina. Em seguida, vá ao dentista, para fazer uma limpeza dental e verificar a gengivite.

Remédios para a gengivite

remedios caseiros para gengivite

Remédio para gengivite 1: Prepare uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e água oxigenada vol. 10 e depois escove bem especialmente em torno da linha da gengiva.

Remédio para gengivite 2: Misture 1 colher de sopa de sal em um copo de água, aqueça um pouco até ficar morna e faça bochechos 2 vezes ao dia até que você veja que suas gengivas estão melhores.

Remédio para gengivite 3: Friccione as gengivas várias vezes ao dia, com o gel de Aloe vera ou com figos fervido ao leite.

Remédio para gengivite 4: Coma um pedaço ou dois de cheddar envelhecido ou queijo suíço depois do jantar.

Remédio para gengivite 5: Coma um quarto de maçã crua, especialmente depois das refeições.

Remédio para gengivite 6: Prepare um chá com uma colher de chá de anis seco, uma colher de chá de hortelã e uma colher de chá de alecrim e deixe em 3/4 de xícara de água fervente por 10 minutos. Coe e use o líquido como um enxaguante bucal a cada hora.

Remédio para gengivite 7: Use como antisséptico bucal, todas as manhãs e todas as noites uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água e até mesmo um copo da mesma mistura depois de cada refeição.

Remédio para gengivite 8: Enxaguar a boca com uma mistura feita de três gotas de óleo essencial de lavanda e uma colher de chá de mel claro. Para preparar dilua a solução quente em uma água fria.

Remédio para gengivite 9: Prepare uma solução de água morna para que você adicione duas gotas de tintura de mirra. Esse antisséptico é usado antes e após cada refeição.

Remédio para gengivite 10: Misture em partes iguais de bicarbonato de sódio e água oxigenada em seguida faça bochechos (sem engolir) com esta preparação. O bicarbonato de sódio limpa e ajuda a desinflamar as gengivas.

Remédio para gengivite 11: Adicione algumas gotas de extrato de pimenta caiena em sua escova de dente e escove novamente, ou, se preferir, aplique diretamente em suas gengivas fazendo suaves movimentos circulares.

Remédio para gengivite 12: Misture um pouco de bicarbonato de sódio com água mineral e massageie as gengivas. Outra dica é escovar os dentes com a mistura para, assim, aproveitar todas suas propriedades curativas.

Remédio para gengivite 13: Misture o suco de 1 limão com meio copo de água, aqueça um pouco até ficar morno e, em seguida, faça um bochecho. Repita o processo 2 ou 3 vezes por semana, gradualmente notará a diferença.

Remédio para gengivite 14: Misture 1 limão com um pouco de sal, utilize essa mistura para massagear suas gengivas, deixe agir por 1 minuto, depois enxague sua boca com a mistura de água morna e sal.

Remédio para gengivite 15: Coloque saquinhos de chá gelado sobre a área inflamada por 5 minutos. O ácido tânico no chá elimina a inflamação na gengiva.

Dica

Mascar folhas de espinafre, um dente de alho ou cebola crua são outras ótimas opções, mascar alho e cebola pode ser desagradável, mas suas propriedades eliminam a inflamação das gengivas rapidamente.

Depois de ter curado a inflamação das gengivas, você deve considerar uma série de hábitos que ajudarão a prevenir a gengivite e desfrutar de uma boa saúde bucal:

– Escove os dentes sempre após as refeições a fim de eliminar os restos de comida que, ao longo do tempo, criam bactérias.
– Use fio dental (especialmente à noite) para remover a placa das gengivas.
– Visite seu dentista regularmente para realizar uma limpeza dental e se livrar da placa presa nos dentes.

Atualizado em:

Remédio natural para as aftas bucais

Acho que pelo menos em algum momento da vida todo mundo já sofreu com as aftas. Essa pequena e às vezes muito incomoda ulcera também é outro problema bucal que aparece em nossa boca e não melhora de um dia para o outro, pensando nisso hoje vamos mostrar alguns ingredientes para você fazer seu próprio remédio natural contra aftas em gastar muito dinheiro:

– Sálvia
– Sal
– Bicarbonato de sódio
– Água oxigenada
– Enxaguante bucal
– Gelo
– Iogurte
– Leite de magnésia

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer todos os remédios caseiros contra afta, veja o artigo completo clicando no link abaixo.

LINK – Remédio natural para as aftas bucais

Mais informações

A gengivite é um problema que pode ser muito incômodo e que afeta várias pessoas. Além de uma boa higiene bucal, coloque em prática nossas dicas e faça uso correto de nossos remédios caseiros para a gengivite.

Este Post te ajudou?
  
  • remedio para gengivite
  • remedios para gengivite
  • remedio gengivite
  • gengivite tratamento remedio
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: