Remédios caseiros para combater o calor

Davi Dicas Saúde 29-05-13 Destaque, Dicas Saúde comentários
remédios caseiros para combater o calor

Alimentos termogênicos para perder peso

Todos nós sofremos os efeitos do calor excessivo na nossa pele, a sensação é muito desagradável, e causa tonturas, dores musculares, dores de cabeça e irritabilidade, estes são os sintomas mais comuns.

Os perigos do calor

Muitas pessoas ainda não sabem todos os perigos reais associados a calor extremo em nosso organismo. Quando a temperatura está alta demais, nosso corpo ativa seus mecanismos de defesa, e começa a produzir suor para manter os órgãos internos à uma temperatura mais baixa do que há do lado de fora, mantendo assim o interior do corpo mais frio.

A transpiração excessiva pode causar desidratação, o que prejudica seriamente os nossos órgãos.

O problema surge quando o tempo de exposição ao calor ultrapassa 15 ou 20 minutos, a partir desse momento, nosso sistema defensivo começa a desacelerar, mais e mais, e como nossa termorregulação não funciona mais corretamente, quanto mais tempo passa, mais desidratado você fica e mais danos o calor vai exercer sobrre seu organismo, pode chegar até a morte em casos extremos.

Eis porque, hoje trago-vos uma série de dicas e remédios naturais para combater a temperaturas extremas.

Sugestões antes de uma onda de calor

Primeiro e mais importante é beber muita água, um dos mecanismos de defesa do corpo é o suor, e se você não repor a água que é perdida no suor, o seu corpo vai ficar muito desidratado.

Proteja-se do sol, procure sombras, fique em casa quando estiver muito quente, ande por lugares mais frios, e se isso não for possível, você deve colocar um lenço umedecido em sua cabeça, isso é um ótimo mecanismo para eliminar o calor, utilize roupas leves.

Se você tiver tempo, aproveite para passar os dias na praia, piscina ou rio, procure tomar 2 banhos diários, isso ajuda a eliminar o calor. Se você não pode de chuveiro em casa sempre que tiver tempo para esfriar fora e recuperar forças. Você pode também tirar um tipo de barco “spray” cheio de água e rociár você sobre cada pouco.

Em épocas quentes, evite beber álcool, por mais que uma cerveja gelada pareça uma boa opção, ela causa a desidratação pois faz com que seus rins eliminem mais água, e isso pode te causar mais calor, pois a água que você perde é essencial para te ajudar a perder calor.

Remédios naturais para aplacar o calor

Além das recomendações de primárias e básicas, existem alguns remédios que podem nos ajudar quando altas temperaturas estão presentes.

Prepare uma infusão de chá preto e adicionar algumas folhas de hortelã frescas. Esta bebida é um remédio usual dos países árabes para combater o calor e, de acordo com suas crenças, deve ser tomada bem quente para fazer seu efeito.

Beba água de coco bem gelada, isso é muito refrescante e ajuda o corpo a se recuperar.

Coma tomates crus, sua riqueza mineral e suas contribuições de vitaminas são perfeitas para aliviar os sintomas do calor.

Prepare uma infusão com a raiz de alcaçuz e menta em partes iguais. As duas plantas tem benefícios para combater as altas temperaturas no corpo, beba essa mistura bem fria.

Com estes truques simples você pode evitar maior impacto do calor em sua saúde. Assim, observe e prepare-se para desfrutar de um verão sem consequências negativas.

Este Post te ajudou?
  
  • remedio para calor excessivo
  • remedio para calor no corpo
  • remédios que tira o ondas de calor suor
  • remedio caseiro para calor no corpo
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: