Propriedades e benefícios do pólen de abelha

Rudney Alimentos Saudáveis 26-07-16 beneficios do polen, polen beneficios, pólen de abelha comentários

Os produtos apícolas são considerados alguns dos superalimentos mais poderosos no mundo. O consumo destes produtos (pólen, própolis, mel e geleia real) em uma base regular é altamente recomendado, pois pode complementar a nossa saúde ajudando a fornecer uma fonte concentrada de nutrientes que necessitamos diariamente.

O pólen de abelha é um dos mais completos superalimentos encontrados na natureza. Ele contém todas as vitaminas B e 22 tipos de aminoácidos livres, incluindo todos os aminoácidos essenciais. O pólen de abelha tem um sabor delicioso, aumenta os níveis de energia e até mesmo sua aparência é impressionante, parecem pequenas pepitas de ouro. Vamos apresentar hoje os benefícios do pólen de abelha para a nossa saúde.

O que é o pólen de abelha?

As flores masculinas produzem um pó conhecido como células germinais masculinas que é também conhecido como o pólen ou a semente masculina de flores (equivalente ao sêmen humano). Este pólen não é o pólen de abelha. As abelhas recolhem o pólen das flores e o processam agregando enzimas para que não se deteriore. O pólen de abelha é um outro alimento das abelhas. Se as abelhas digerem este pólen, o mesmo é convertido em mel, que é mais durável, uma outra versão é o leite de abelha ou geleia real, o qual é mantido exclusivamente para a rainha.

Propriedades do pólen de abelha

O pólen de abelha é um alimento completo e contém muitos elementos que os produtos animais não têm. O pólen de abelha é mais rico em proteínas do que qualquer fonte animal. Contém 15% de lecitina (que reduz o colesterol e é um alimento para o cérebro). Se comparado grama por grama, o pólen contém entre cinco a sete vezes mais proteína (aminoácidos) que a carne, ovos ou queijo. Cerca de metade do seu teor de proteínas é em a forma de aminoácidos livres que estão prontos para serem usados diretamente pelo corpo.

O pólen de abelha contém vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos, ácidos graxos, gorduras, antioxidantes, carboidratos, hormônios, minerais e até mesmo substâncias que ainda não foram identificadas pela ciência. Vamos ver alguns destes nutrientes em detalhes:

– Vitaminas: pró-vitamina A, B1, B2, B3, B5, B6, B12 (cianocobalamina), ácido pantotênico, biotina, ácido fólico (B9), vitamina C, D, E, K, vitamina P (bioflavonoides), inositol, rotina e colina.

– Minerais: o pólen pode conter até a 60 elementos, incluindo: bário, boro, cálcio, cobre, iodo, ferro, magnésio, manganês, potássio, fósforo, silício, enxofre, sódio e zinco.

– Aminoácidos: são 22 aminoácidos no total, tais como: cisteína, lisina, histidina, arginina, ácido aspártico, treonina, glutamina, prolina, glicina, alanina, valina, metionina, isoleucina, leucina, tirosina, fenilalanina e triptofano.

– Ácidos graxos: inclui os ácidos graxos essenciais, tais como: ácido alfa-linolénico (ômega-3 fonte vegetal), ácido linoleico (ômega-6), ácido palmítico (também presente no óleo de coco), ácido oleico, docosanoico e ácido esteárico.

– Enzimas: o pólen de abelha pode conter até 11 enzimas e 5000 coenzimas, incluindo amilase, catalase, transferase, citocromo, desidrogenase, diaforase, diastase, ácidos láctico, pectinase, zimasa e fosfatase. (130 mg pólen de abelha pode ajudar na digestão de alimentos, graças às suas propriedades enzimáticas).

– Carboidratos: possui até 11 carboidratos variando de polissacáridos até açúcares simples, tais como a maltose, xilose, galactose, ramnose, frutose, glicose, pentose, rafinose, estaquiose e sacarose.

– Carotenoides: xantofilas, quercetina e carotenos.

– Ácidos nucleicos: RNA (ácido ribonucleico) e ADN (ácido desoxirribonucleico).

– Outros compostos: o pólen também contém aminas, nucleína, guanina, xantina, hipoxantina, vernine, ceras, gomas, resinas, hidrocarbonetos, esterois, polipéptidos, ribose, desoxirribose, ácido hialurônico, óleos vegetais, vários fatores de crescimento, dentre outros compostos desconhecidos.

Nota: A composição nutricional do pólen de abelha varia de acordo com a fonte de alimentação das abelhas, ou seja, onde elas colhem seu pólen (diferentes tipos de flores). Algumas análises mostraram uma grande diferença de fonte para fonte. Um bom motivo para escolher, sempre, pelo pólen de abelha orgânico ou selvagem, pelo menos.

Benefícios do pólen de abelha

1 – Aumenta os níveis de energia

O pólen de abelha aumenta a força, resistência, velocidade e potência. Ele fornece uma recuperação mais rápida dos exercícios, equilibra o ritmo cardíaco e aumenta a definição crescimento e muscular. Estudos mostram que melhora significativamente o desempenho de atletas.

2 – Ajuda a perder peso

Por ser rico em nutrientes, tais como vitaminas, aminoácidos, minerais, proteínas, etc., é promovido como um suplemento para a perda de peso. Isso porque o pólen de abelha melhora o metabolismo e acelera o processo de conversão de glicose em energia.

A lecitina, um nutriente encontrado em abundância no pólen de abelha pode aumentar a taxa em que nós queimamos calorias. Além disso, ajuda a melhorar a assimilação de nutrientes e a digestão, o que promove uma redução de peso.

3 – Poderoso afrodisíaco

O pólen de abelha rejuvenesce os órgãos sexuais, devido ao seu teor de substâncias seminais. Pessoas que sofrem de pressão arterial baixa podem ser suscetíveis a deficiências nas glândulas sexuais, o pólen de abelha aumenta a pressão sobre estes indivíduos, especialmente se consumido com alga e pode aumentar os níveis hormonais e força sexual.

4 – Combate a diabetes

Ele ajuda a aliviar os sintomas da diabetes tipo 2 por restaurar as deficiências minerais e metabólica.

5 – Promove a saúde da próstata

Os homens que sofrem de hiperplasia prostática benigna (BPH) podem encontrar alívio usando o pólen de abelha. O pólen de abelha pode ajudar a reduzir a inflamação e a diminuir os impulsos frequentes de urinar.

6 – Combate o estresse

A presença de vitaminas do complexo B presentes no pólen de abelha aumenta nossas defesas contra o estresse, aumenta a longevidade, combatendo a acne e auxiliando na prevenção de rugas.

7 – Melhora o sistema imunológico

Esse produto é bom para a flora intestinal e, portanto, fortalece o sistema imunológico. O pólen de abelha tem propriedades antibióticas que podem ajudar a proteger o corpo contra vírus. Ela também é rico em antioxidantes que protegem as células contra a oxidação prejudicial dos radicais livres.

Outros benefícios:

Diz-se que o pólen de abelha também é benéfico contra as seguintes condições médicas:

artrite
– condições inflamatórias
– impotência
– anorexia
– esterilidade
– colesterol e triglicérides
– hipertensão
– depressão
prisão de ventre
– diarreia
– cicatrizes
– feridas pós-operatórias

Contra indicações e cuidados

O consumo de pólen é geralmente seguro, a menos para uma pessoa propensa a alergias, tais como asma, febre do feno, etc. Quem sofre de alergias ao mel ou picada de abelha, deve evitar esse produto. Se for consumir pela primeira vez, coma uma pequena dose e veja se você tem qualquer reação, com o passar dos dias você pode aumentar gradualmente a dose até uma colher de chá, em seguida, uma colher de sopa. Algumas pessoas podem ter uma reação inicial, mas isso não significa que são alérgicas, simplesmente tem que dar tempo ao corpo para que se adapte, como acontece com muitos alimentos.

Mais informações

O pólen de abelha é realmente um super alimento, que fornece muitos benefícios para a saúde. Por suas tantas vantagens, seu consumo diário é muito indicado, o único problema em relação a esse produto seria seu preço, um pólen de boa qualidade costuma ser bastante caro.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: