Propriedades e benefícios do chá vermelho para saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Bebidas 22-09-15 chá vermelho, cha vermelho emagrece comentários

Dentre os benefícios do chá vermelho, incluem seu uso para cura de dores de cabeça persistentes, insônia, asma, fraqueza óssea, hipertensão e envelhecimento prematuro. Este chá tem sido tradicionalmente usado devido ao seu excelente sabor e cor únicos, ao mesmo tempo que beneficia a saúde.

O Chá vermelho é preparado a partir da mesma planta que dá origem aos chás verde e branco (Camellia Sinensis). Suas folhas são verdes, mas ficam vermelhas quando oxidadas.

Propriedades do chá vermelho

O chá vermelho pode aliviar cólicas de estômago severas e trazer alívio para asma e outras condições relacionadas. Ele também estimula o sistema imunitário do corpo humano.

Seus atributos medicinais já foram confirmados por diversas pesquisas e estudos, que comprovaram sua eficácia para reduzir o risco das doenças cardíacas, envelhecimento precoce e outras doenças.

Valor nutricional do chá vermelho

O chá vermelho não tem ácido oxálico e, portanto, pode ser consumido por pessoas com pedras nos rins. Ele é rico em minerais tal como ferro, cálcio, potássio, cobre, fluoreto, manganês, zinco, magnésio e ácido alfa-hidroxi. Também contém antioxidantes e compostos fenólicos poderosos.

Benefícios do chá vermelho

O chá vermelho é um dos melhores para aqueles que procuram tomar bebidas saudáveis. Alguns dos fatores benéficos que são correlacionados positivamente com este chá estão abaixo.

Este chá contém polifenóis que são anti-inflamatórios, anti-virais e antimutagênicos. Os polifenóis são substâncias químicas orgânicas conhecidas por suas capacidades antioxidantes. O chá vermelho tem diversos compostos fenólicos e os polifenóis estão entre as mais importantes.

Essas substâncias atuam combatendo os radicais livres no organismo, que são subprodutos nocivos do metabolismo celular que podem causar doenças como câncer e doenças do coração. Além disso, impulsionam o seu sistema imunológico e protegem o corpo contra doenças.

Combater a hipertensão

O chá vermelho é conhecido por aliviar o estresse, tensão nervosa e outras condições da hipertensão. O efeito broncodilatador deste chá, não só alivia problemas respiratórios, mas também reduz a pressão sanguínea, o que pode levar a doenças cardiovasculares perigosas como ataques cardíacos e aterosclerose.

Melhora a digestão

Este chá é altamente digestivo, pois contém propriedades que estimulam a produção de ácido gástrico, favorecendo o metabolismo hepático e a geração de sais biliares que são muito bons para a digestão.

Emagrecer

Como outros tipos de chá feitos da mesma planta, ele tem um efeito termogênico, o que resulta em uma aceleração do metabolismo e contribui para a queima de gordura.

Cuidar dos ossos

O chá vermelho é rico em cálcio, manganês e flúor, que são minerais que ajudam a manter uma boa estrutura óssea e dentes fortes. Ao aumentar a biodisponibilidade de minerais em seu sistema, você pode reduzir suas chances de desenvolver doenças como artrite, osteoporose e dores crônicas. O manganês estimula as enzimas que são necessárias para construir novos ossos e reparar danos.

Antiespasmódico

O chá vermelho é rico em agentes antiespasmódicos, que podem aliviar dores de estômago e abdominais. Além disso, reduz a presença de hiperatividade no trato gastrointestinal, previne a diarreia e outros problemas intestinais.

Saúde cardiovascular

A quercetina, um outro antioxidante potente encontrado no chá vermelho, tem sido associado com a prevenção de uma ampla variedade de condições cardíacas. Esta bebida é também anti-inflamatória, ajuda na redução da pressão sanguínea e também elimina os radicais livres. Ela promove um aumento do HDL (colesterol bom) e inibe LDL (mau colesterol) de se ligar às paredes das artérias e vasos sanguíneos. Isso significa uma maior proteção contra várias doenças cardíacas, incluindo aterosclerose, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Desintoxicante

O chá vermelho exerce a função desintoxicante a partir da ação através de vários mecanismos. Por um lado, aumenta a diurese favorecendo a eliminação de líquidos que transportam toxinas. Além disso, estimula a digestão e o fígado, favorecendo o trânsito intestinal naturalmente.

Prevenir a diabetes

Um dos antioxidantes encontrados no chá vermelho tem certas qualidades únicas. Eles podem ajudar a equilibrar o açúcar no sangue, aumentando a resistência à insulina, melhorar a captação de glicose pelo músculo e aumentar a secreção de insulina pelo pâncreas.

Tudo isto resulta num escudo ideal contra o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Ao equilibrar o açúcar no sangue, o chá vermelho também pode proteger as pessoas que já têm diabetes, impedindo os níveis de pico de açúcar no sangue que são tão prejudiciais à saúde.

Bom para sua pele

O teor de zinco e ácido alfa-hidroxi do chá vermelho é bom para a pele. Você também pode tentar aplicar um pouco de pó de chá vermelho diretamente sobre a pele para aliviar a acne, queimaduras ou doenças de pele relacionadas. Essa substância é, inclusive, muito usada em cosméticos, particularmente porque pode reduzir os sinais de rugas e outros sinais de envelhecimento prematuro.

Mais informações

O chá vermelho é uma daquelas bebidas que você deve ter sempre em casa, pois além de ser uma bebida saborosa, ainda ajuda a cuidar da saúde. No entanto, por conter cafeína, evite tomar este chá a noite para não prejudicar seu sono.

Este Post te ajudou?
  
  • Pessoas com pedra no rins podem toma o cha vermelho ?
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: