Os riscos do uso de saltos altos para a saúde

Rudney Dicas Saúde 27-09-15 salto alto, saltos altos, sapatos de salto alto comentários

As mulheres normalmente fazem sacrifícios para estar moda, mas qual o preço para isso? Estudos têm demonstrado que o salto alto pode causar graves danos à sua coluna, quadris, joelhos, tornozelos e pés, alterando até mesmo a postura e o andar.

Efeitos nocivos dos saltos altos sobre o corpo

Os saltos altos são criados principalmente pela aparência e não para o conforto. Em geral, há muito menos apoio nos saltos que, no caso da utilização de sapatos ou mesmo sandálias. A constante pressão sobre os pés causa uma distribuição desigual de peso corporal e tende a causar desconforto nos dedos. Os nervos também podem ser afetados, como da região lombar, causando dores irritantes.

O uso frequente de sapatos de salto alto pode causar problemas a longo prazo, porque eles estão curvando continuamente os dedos em uma posição não natural.

Isso pode causar uma ampla gama de doenças, desde unhas encravadas a danos irreversíveis aos tendões da perna. Além disso, pressionar os dedos em uma extremidade estreita e pontiaguda desses sapatos pode causar joanetes e danos nos nervos. Saltos altos também têm sido relacionados com lesões nos músculos da perna, osteoartrite do joelho, fascite plantar e dor nas costas.

Panturrilhas doloridas

Este efeito muitas vezes diminui quando você se acostuma a usar saltos altos. No entanto, o uso diário de saltos altos não causa só dores passageiros, mas também pode causar afetar as veias nas pernas, causando varizes ou vasinhos. Isso é algo a considerar quando usar esse tipo de sapato regularmente.

Entorses de tornozelo

Há um grande número de casos de entorse do tornozelo causadas por uso de saltos altos. Isto ocorre porque a posição do corpo ao andar de saltos tende a ser afetada, o que pode facilitar uma série de quedas ou acidentes devido a este tipo calçado.

Buracos, aberturas, grelhas de drenagem e muitos outros lugares irregulares para caminhar podem acabar causando uma queda. Além de entorse de tornozelo, podem ocorrer também fraturas de tornozelo e machucados nos joelhos e cotovelos.

Osteoartrite precoce

A posição alterada das pernas ao andar com sapatos de salto alto provoca uma carga excessiva para a frente e lado interno do joelho, que é o local mais comum para osteoartrite do joelho em mulheres.

Afetar a curva natural da coluna vertebral

A parte inferior das costas é ainda mais curvada do que o habitual quando usamos saltos altos. Além disso, quanto maior for a altura dos saltos, a parte inferior das costas tende a se tornar ainda mais arqueada. Se você não passar muito tempo andando com saltos, provavelmente não consegue perceber um incômodo por essa curvatura anormal da coluna vertebral. No entanto, pode sentir dor na região lombar e região superior das costas.

Constrição de vasos sanguíneos

Os formatos desse sapato aperta o pé em uma posição não natural e causa a constrição do fluxo sanguíneo, o que pode causar o rompimento dos mesmos.

Mais informações

Usar salto alto pode ocasionar em um custo muito elevado que deve ser pago para manter-se na moda, por ser um tipo de calçado totalmente inadequado para a saúde dos pés. Se você não abre mão de usar salto alto, tente pelo menos evitar usá-lo com menos frequência e procurar usar este tipo de sapato com saltos menores.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: