Os incríveis benefícios da berinjela para a saúde

Davi Alimentos Saudáveis, Vegetais 10-03-15 benefícios da berinjela, berinjela, propriedades da berinjela comentários

Os incríveis benefícios da berinjela para a saúde

A berinjela é um vegetal que possui propriedades muito saudáveis. Só que existem muitas pessoas que não gostam de comer berinjela, mas existem muitos pratos saborosos que podemos preparar com a berinjela, aproveitando assim todos os seus benefícios.

Vamos conhecer agora quais são as propriedades e os benefícios da berinjela, e por que devemos consumir todos os dias.

Benefícios da berinjela para a saúde

A berinjela é um alimento com poucas calorias, cerca de 100 gramas proporcionam apenas 30 calorias. Além disso, a berinjela possui fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, tais como:

Vitamina B, Vitamina C, Vitamina K, Potássio, Zinco, Cálcio, Ferro e Magnésio.

Ajuda a prevenir o câncer

Por ser rica em tripsina, a berinjela é um ótimo alimento para restringir o metabolismo das células cancerígenas. Ela também é uma excelente fonte de fibras, o que reduz significativamente o risco de câncer de cólon. A casca da berinjela contém fitonutrientes, que são conhecidos como fitoquímico e glicosídeo solasodina. São antioxidantes que ajudam a inibir o crescimento de células cancerosas, restringindo os danos dos radicais livres.

É muito benéfica para o coração

Ela contém 0% de colesterol e de gorduras saturadas, também possui nasunin, um antioxidante que reduz o nível de colesterol ruim (LDL).

Traz ótimos benefícios para o cérebro

Os fitonutrientes e os antioxidantes presentes nas berinjelas ajudam a proteger as células do cérebro contra os radicais livres. Os radicais livres podem causar danos às células, como? através do processo de oxidação.

O antioxidante chamado nasunin que a berinjela possui, ajuda a proteger os lípidos na membrana celular.

A berinjela também ajuda a cuidar da saúde do sistema nervoso, pois é muito rica em vitaminas do complexo B. Um exemplo disso é a vitamina B6, a qual ajuda na regulação da fadiga mental e ajuda a melhorar o humor.

É muito benéfica para os diabéticos

O consumo diário de berinjela é uma boa forma de restringir a diabetes tipo 2.

As berinjelas possuem um baixo nível de carboidratos e são ricas em fibras, mas não é só isso, as berinjelas tem fenóis, que ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.

É benéfica para a pele

Os nutrientes que as berinjelas possuem são ótimos para que possamos ter uma pele sempre saudável e bonita. Vitaminas, antioxidantes e vários minerais, essas propriedades fazem muito bem para a nossa saúde em geral e para deixar nossa pele sempre bonita.

Os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres, que podem causar o aparecimento de rugas e causam também o envelhecimento precoce da pele, por isso nós devemos combatê-los.

A vitamina C ajuda a manter a pele sempre macia e suave.

Demais benefícios da berinjela

O consumo regular de berinjela é ótimo para digestão, pois elas possuem uma grande quantidade de fibras. Além disso, ajudam a aliviar a prisão de ventre e ajudam também na limpeza do trato intestinal.

Por ser uma incrível fonte de fenóis, as berinjelas ajudam a limitar as ações de enzima conversora de angiotensina, ACE, que é conhecida por aumentar o nível de pressão arterial.

O consumo diário de berinjela é uma excelente forma de prevenir coágulos sanguíneos, pois possuem uma boa quantidade de vitamina K e bioflavonóides.

Como podemos ver, a berinjela possui incríveis propriedades, as quais trazem inúmeros benefícios para a saúde. Por isso nós devemos comer todos os dias, mesmo que seja em pequenas quantidade. Desse modo nós estaremos abastecendo nosso corpo com nutrientes saudáveis, que irão melhorar significativamente a nossa qualidade de vida.

Este Post te ajudou?
  
  • nasunin o que é?
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: