O que é basófilos e quais são as suas funções no sistema imunológico?

O que é basófilos e quais são as suas funções no sistema imunológico?

Antes de começarmos a falar detalhadamente sobre o significado dos basófilos no sangue, é necessário saber que os basófilos são um tipo de células ou glóbulos brancos que se encontram no sangue. Uma de suas funções corresponde à proteção do corpo diante as infecções e doenças. Nessa ordem de ideias, os basófilos protegem o organismo de doenças e infecções que são provocadas por substâncias estranhas, bactérias e células diversas.

Basófilos 0 é normal?

É perfeitamente normal o basófilos estar 0 em um exame de sangue, eles estão presentes no corpo em uma quantidade mínima de 0 a 2% ou 0 a 200/mm³ tanto para os homens como para as mulheres.

Trabalho dos basófilos em nosso sistema imunológico

trabalho dos basofilos em nosso sistema imunologico

Nosso sistema imunológico é composto por vários organismos celulares, os quais se encarregam de nos proteger contra a ação de agentes patógenos que podem desestabilizar nossa saúde, assim como é o caso dos chamados basófilos. Como já vimos acima eles são um tipo de glóbulos brancos ou leucócitos que se encontram no sangue e que colaboram junto com os neutrófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos que são conhecidos como resposta imune, ou seja, eles são responsáveis pela defesa do organismo.

Que função cumpre os basófilos em nosso corpo?

Já que se trata de um glóbulo branco, os basófilos cumprem um papel importantíssimo na prevenção e cura de infecções parasitárias e reações alérgicas.

Estes organismos celulares imunes estão relacionados em uma série de diferentes reações inflamatórias, sobre tudo naquelas relacionadas com sintomas de alergia. Os basófilos se caracterizam por conter um anticoagulante chamado heparina. O qual evita com que o sangue se coagule rápido demais.

Sua principal função em nosso sistema imunológico é a de liberar histamina, um produto químico vasodilatador que melhora o fluxo sanguíneo até os tecidos e que serve para detectar substâncias estranhas presentes no organismo.

Consequências dos níveis altos de basófilos

Quando os números de basófilos aumentam geralmente isso pode acontecer uma vez que as células estejam batalhando contra algum tipo de infecção e já não podem mais vencer é por isso que os níveis se tornam mais altos. O corpo quer nos dizer que sofre de um vírus ou infecção que esta desequilibrando os valores. Um aumento fará com que os glóbulos vermelhos sejam desgastados, por isso a mudança dos números destas células podem indicar doenças como as seguintes:

  • Asma: ou qualquer outro tipo de doença respiratória, já que as vias respiratórias tendem a inflamar
  • Anemia: isto é pela destruição de glóbulos vermelhos, que impedem que se oxigene adequadamente o sistema sanguíneo
  • Leucemia: Ocorre também em diferentes tipos de câncer, isso acontece porque as células aumentam o tamanho e, por conseguinte, os níveis
  • Doença de Crohn: esta doença inflama os intestinos sobre tudo o intestino grosso

Basófilos altos e formas de controlá-los

Os basófilos podem ser benéficos para nossa saúde, como já mencionamos, porém podem representar um problema grave se seus níveis no sangue não se mantiverem controlados, especialmente se se estivem muito acima do limite recomendado, dando como resultado uma basofilia.

Formas de controlar os basófilos altos

Para controlar a basofilia, primeiro é importante procurar um médico para que seja ele quem determine o tratamento e aplique segundo a condição subjacente.

Nos casos mais delicados, como por exemplo, aqueles relacionados com o câncer, pode ser que requeira um transplante de medula óssea, no entanto em casos de infecções e problemas respiratórios, podem ser receitados medicamentos antialérgicos e antibióticos, claro desde que tenham sido receitados por um profissional da saúde.

Diminuição dos níveis de basófilos

diminuicao dos niveis de basofilos

No momento que é identificado uma contagem de basófilos baixos, o diagnóstico vai se encontrar associado com um caso de basopenia. É nessa ordem de ideias que se deve interpretar um hemograma que apresente esta classe de configuração.

Amplamente, a basopenia é uma forma de leucopenia, a qual esta associada com um nível baixo de basófilos no sangue, quer dizer, um dos principais tipos de glóbulos brancos que podem ser identificados na corrente sanguínea.

Para ser mais claro, a basopenia é declarada como tal, quando os basófilos alcançam um ponto menor que as 20 células por cada litro de sangue humano.

Causas dos níveis de basófilos baixos

Algumas das possíveis razões pelas quais uma contagem pode dar como resultado um caso de basopenia são:

  • – Gravidez
  • – Estresse
  • – Alergia severa
  • – Hipertireoidismo
  • – Tomar corticosteroides
  • – Infecções que sejam enormes
  • – Medicamentos que inibem ou suprimem o sistema imunológico

Basófilos baixos: doenças que provocam ou estão associadas

Como já mencionamos anteriormente, em um hemograma é possível reconhecer uma contagem baixa desta substância presente nos glóbulos brancos, dando como efeito que se diagnostique desde uma postura médica denominada basopenia.
É a chave para que a basopenia possa ser um fator secundário o que se deriva de uma doença principal pela qual o organismo esta passando. Um fato relevante em términos de tratamento e cuidados para a pessoa que passa por esta condição.

Finalmente, se destaca que os basófilos ao ser um elemento que intervém no processo imunológico do corpo, como por exemplo, na cura de feridas, implica que uma contagem baixa dos mesmos dá como resultado uma menor capacidade de cicatrização.

Tratamento para aumentar os basófilos baixos

Além de serem muito importantes para garantir um bom estado de saúde, os basófilos podem provocar complicações se seus valores no sangue não se mantêm sob controle. Sobre tudo se eles se encontram abaixo do limite recomendado, dando lugar ao que se conhece como basopenia.

Como aumentar os basófilos no sangue?

Os basófilos são um tipo glóbulos brancos pertencentes a família dos granulócitos, por isso para aumentar seus níveis podemos recorrer ao seguinte:

  • – Aumentar o consumo de verduras, frutas, iogurtes (especialmente aqueles com bactérias probióticas), peixe azul e frutos secos. Ao mesmo tempo incluir plantas medicinais para ativar o funcionamento do sistema imunológico
  • – Não abusar dos medicamentos antibióticos e toma-los só quando for necessário
    Evitar o cigarro, pois os fumantes são mais propensos a sofrer de doenças respiratórias que se associam com este tipo de condição

Conclusão

Como se trata de organismos celulares realmente importantes para nosso corpo e a preservação de nossa saúde, manter os níveis de basófilos normais é uma prioridade, visto que quando seus níveis estão fora do normal podem causar diversos problemas de saúde. Caso isso venha acontecer certifique-se de procurar ajuda médica e nunca se automedique.

Este artigo te ajudou?
  • +10 curtiram
  • -3 não curtiram