Gengivite: remédios caseiros tratar para gengiva inflamada

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 21-08-15 gengiva inflamada, gengivite, gengivite tratamento comentários

Você sofre de inflamação das gengivas? Quando micróbios e bactérias acumulam-se na boca podemos experimentar algumas condições, tais como cáries, doenças periodontais e/ou gengivas inflamadas, conhecida como gengivite. No entanto, esse problema pode também ser causado por danos à gengiva, até mesmo pela escovação ou fio dental.

A gengivite é uma condição comum que envolve a inflamação da gengiva causando sangramento ou desconforto. Se não tratada precocemente, a situação pode agravar-se e pode tornar-se uma doença mais grave conhecida como a periodontite e pode causar a perda do dente. Neste artigo, você vai conhecer alguns remédios caseiros para gengivas inflamadas que ajudarão você a ter sorriso saudável.

Sintomas de gengivite

É fácil dizer se você tem gengivite porque esta condição tem uma série de sintomas muito reconhecíveis. Por exemplo, qualquer tipo de doença bucal vai mudar o cheiro de sua boca, que faz você ter um mau hálito persistente. Mas o sinal mais evidente é que você notará as gengivas vermelhas ou inflamadas.

Quem sofre de gengivite, ao escovar os dentes, provavelmente notará um pouco de sangue, isso é porque as gengivas estão doentes e sensíveis. Além disso, você também pode sentir dor ao mastigar.

Remédios caseiros para gengivite

Para combater todos esses sintomas é essencial ir a um dentista. No entanto, você pode complementar o tratamento com qualquer um dos remédios caseiros indicados abaixo.

1 – Bochechos

O primeiro é um dos mais populares e eficaz. Fazer bochechos com água morna e sal, uma vez que a solução salina contém propriedades anti-sépticas que também ajudam a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço.

Para fazer isso, você precisa misturar 1 colher de sopa de sal em um copo de água, aquecer um pouco até ficar morna e lavar 2 vezes ao dia até que você veja suas gengivas melhorarem.

2 – Limão

Outro remédio caseiro para gengivite é o limão. Esta fruta contém propriedades anti-inflamatórias, além de ser anti-séptico, por isso vai nos ajudar a reduzir o inchaço e diminuir o desconforto. Para utilizar as propriedades curativas do limão, misture o suco dessa fruta com meio copo de água, aqueça um pouco até ficar morno e, em seguida, faça um bochecho. Você pode repetir este processo 2 ou 3 vezes ao dia e, gradualmente, notará a diferença.

3 – Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui capacidade de cuidar dos dentes, mantendo-os brancos e ajudando a eliminar as bactérias que acumuladas pela alimentação. Além disso, este produto também ajuda a remover a placa reduzindo a inflamação e desconforto.

Para tirar proveito de suas propriedades você precisa misturar um pouco de bicarbonato de sódio com água mineral e massagear as gengivas com esta mistura. Um truque é escovar os dentes com a mistura para, assim, aproveitar todas as suas propriedades curativas.

4 – Pimenta caiena

A pimenta caiena é cheia de benefícios à saúde, e um ingrediente também indicado para o tratamento de doenças orais. A pimenta ajuda a estimular a circulação sanguínea nas gengivas, ajudando-as a eliminar as bactérias que estão causando a inflamação.

Para tirar proveito de suas propriedades, você pode optar por adicionar algumas gotas de extrato de pimenta em sua e escova de dentes e escavar normalmente, ou, se preferir, aplique diretamente em suas gengivas por movimentos suaves, circulares.

Dicas para cuidar das gengivas

Depois de ter curado a inflamação das gengivas, você deve considerar uma série de hábitos que ajudarão a prevenir a gengivite e desfrutar de uma boa saúde bucal:

– Escove os dentes sempre após as refeições a fim de eliminar os restos de comida que, ao longo do tempo, criam bactérias.

– Use fio dental (especialmente à noite) para remover a placa das gengivas.

– Visite seu dentista regularmente para realizar uma limpeza dental e se livrar da placa presa nos dentes.

Mais informações

Além de manter uma boa higiene bucal diariamente, é necessário também cuidar da alimentação. Neste sentido, você deve evitar alimentos açucarados, pois servem de alimento para as bactérias que existem na boca, além de bebidas alcoólicas e bebidas ácidas, como os refrigerantes.

Fonte: Remédios caseiros para as gengivas inflamadas

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: