Duas menstruações no mês: o que pode ser?

Davi Dicas Saúde 16-02-15 ciclo menstrual, duas menstruações, menstruação comentários

Duas menstruações no mês o que pode ser

Primeiramente, é importante saber que um ciclo menstrual normal dura 28 dias, o dia 1 é quando vem a menstruação e o dia 28 é exatamente um dia antes da próxima menstruação. Se fizermos as contas, é muito simples deduzir que o em um ciclo normal, o sangramento ocorre 1 vez por mês. Mas existem casos em que a mulher pode menstruar duas vezes no mês. Então hoje nós vamos descobrir se isso é normal, ou se pode ser um sinal de alerta.

O seu ciclo menstrual é curto?

Bárbara Murayama, uma ginecologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, explica que, se considerarmos um ciclo menstrual de 26 a 28 dias, é possível que ocorram duas menstruações no mês, isso se uma vier logo no início do mês e a outra somente no fim. De acordo com ela, se esse for o caso, então não há com o que se preocupar.

Também existem mulheres que tem o ciclo ainda mais curto, fazendo com que elas menstruem duas vezes por mês, sempre! Já outras mulheres tem o ciclo bem longo.

É muito importante que a mulher tenha o ciclo menstrual sempre regular, menstruando 1 ou 2 vezes no mês, precisa ser sempre regular.

O sangramento pode ser sinal de gravidez

Quando o embrião se fixa na parede do útero, um sangramento ocorre e isso é totalmente normal. Existem muitas mulheres que ficam grávidas e confundem esse sangramento com uma “segunda menstruação“. Então, você deve fazer o teste caso você seja sexualmente ativa, se não for, então é bom consultar um médico. Também é de extrema importância consultar um médico caso você já saiba que está grávida quando percebeu o sangramento anormal.

As pílulas

O sangramento pode acontecer caso dosagem da pílula anticoncepcional não esteja adequada à paciente ou caso ela se esqueça de tomar um ou mais comprimidos.

Falta de progesterona

A progesterona é um hormônio intimamente ligado ao ciclo menstrual e à gravidez. E quando o nível desse hormônio cai, então esse é o momento de menstruar. Quando os níveis estão sempre baixos, o sistema reprodutivo feminino fica sem saber exatamente quando o tecido uterino deve ser eliminado.

Doenças

Devemos ter em mente que um sangramento no sistema reprodutor feminino pode ser confundido com uma menstruação.

Pólipos, miomas, feridas, doenças sexualmente transmissíveis e muitas outras alterações no sistema reprodutor feminino podem causar sangramentos inesperados.

Como parar com o sangramento anormal?

Depende muito da causa do sangramento. Caso o motivo seja uma doença, então um tratamento deve ser feito para acabar com o sangramento. Se o caso for uma produção insuficiente de progesterona, tratamentos hormonais podem trazer bons resultados. Mas é importante ressaltar que cada mulher deverá investigar junto ao seu médico qual o que pode estar causando o seu problema e receber assim o tratamento correto para ele.

Este Post te ajudou?
  
  • menstruar duas vezes no mes é sinal de gravidez
  • menstruar duas vezes no mês pode ser gravidez
  • menstruação duas vezes no mes
  • menstruar duas vezes no mês
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: