Duas menstruações no mês: o que pode ser?

Duas menstruações no mês: o que pode ser?

Primeiramente, é importante saber que um ciclo menstrual normal dura 28 dias, o dia 1 é quando vem a menstruação e o dia 28 é exatamente um dia antes da próxima menstruação. Se fizermos as contas, é muito simples deduzir que o em um ciclo normal, o sangramento ocorre 1 vez por mês. Mas existem casos em que a mulher pode menstruar duas vezes no mês. Então hoje nós vamos descobrir se isso é normal, ou se pode ser um sinal de alerta.

O seu ciclo menstrual é curto?

Bárbara Murayama, uma ginecologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, explica que, se considerarmos um ciclo menstrual de 26 a 28 dias, é possível que ocorram duas menstruações no mês, isso se uma vier logo no início do mês e a outra somente no fim. De acordo com ela, se esse for o caso, então não há com o que se preocupar.

Também existem mulheres que tem o ciclo ainda mais curto, fazendo com que elas menstruem duas vezes por mês, sempre! Já outras mulheres tem o ciclo bem longo.

É muito importante que a mulher tenha o ciclo menstrual sempre regular, menstruando 1 ou 2 vezes no mês, precisa ser sempre regular.

O sangramento pode ser sinal de gravidez

Quando o embrião se fixa na parede do útero, um sangramento ocorre e isso é totalmente normal. Existem muitas mulheres que ficam grávidas e confundem esse sangramento com uma “segunda menstruação“. Então, você deve fazer o teste caso você seja sexualmente ativa, se não for, então é bom consultar um médico. Também é de extrema importância consultar um médico caso você já saiba que está grávida quando percebeu o sangramento anormal.

As pílulas

O sangramento pode acontecer caso dosagem da pílula anticoncepcional não esteja adequada à paciente ou caso ela se esqueça de tomar um ou mais comprimidos.

Falta de progesterona

A progesterona é um hormônio intimamente ligado ao ciclo menstrual e à gravidez. E quando o nível desse hormônio cai, então esse é o momento de menstruar. Quando os níveis estão sempre baixos, o sistema reprodutivo feminino fica sem saber exatamente quando o tecido uterino deve ser eliminado.

Doenças

Devemos ter em mente que um sangramento no sistema reprodutor feminino pode ser confundido com uma menstruação.

Pólipos, miomas, feridas, doenças sexualmente transmissíveis e muitas outras alterações no sistema reprodutor feminino podem causar sangramentos inesperados.

Como parar com o sangramento anormal?

Duas menstruações no mês o que pode ser

Depende muito da causa do sangramento. Caso o motivo seja uma doença, então um tratamento deve ser feito para acabar com o sangramento. Se o caso for uma produção insuficiente de progesterona, tratamentos hormonais podem trazer bons resultados. Mas é importante ressaltar que cada mulher deverá investigar junto ao seu médico qual o que pode estar causando o seu problema e receber assim o tratamento correto para ele.

Atualizado em:

Como encurtar o período de menstruação

Por mais que parecem aborrecedores os períodos menstruais são uma parte natural de toda mulher. Não menstruar só indica que você tem um estilo de vida pouco saudável, que poderia estar abaixo do seu peso ideal ou estar acima do seu peso, estar se exercitando mais do que seu corpo aguenta. Essas algumas das situações que você mesmo pode estar resolvendo consultando seu médico ou simplesmente mudando seus hábitos alimentares e diminuindo a intensidade de sua rotina de exercício.

No entanto nem todas as mulheres passam por seus períodos de forma pacificas, há aquelas que sofrem já que seus períodos são mais longos e abundantes. Veja agora algumas dicas para encurtar o período menstrual:

– Aproveitar o calor a seu favor
– Se exercitar todos os dias
– Experimentar a acupuntura
– Ter relações sexuais
– Tomar muita água
– Tomar mais chá
– Consumir mais vitamina C
– Tome medicamentos

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, leia a matéria completa clicando no link abaixo.

LINK: Como encurtar o período de menstruação

Menstruação irregular pode ser sinal de câncer de ovário?

Uma pesquisa feita no instituto de Saúde Pública, em Berkeley, Califórnia (EUA), determinou: mulheres com períodos menstruais irregulares ou que sofrem de síndrome do ovário policístico (SOP) estão em maior risco de sofrer de câncer.

Porém este estudo mostra apenas uma associação de dados inconclusivos, com isto, ele não pode afirmar que os ciclos irregulares dão origem ao câncer de ovário.

Se você se interessou pelo artigo, veja ele completo clicando no link abaixo:

LINK: Menstruação irregular pode ser sinal de câncer de ovário

Alimentos para regular a menstruação

Uma má alimentação pode causar muitas desordens hormonais. Entre estes problemas esta a má regulação da menstruação, este problema pode ser resolvido com uma mudança na alimentação diária, já que está comprovado que a nutrição influencia cada um dos passos dos nossos ciclos hormonais.

Restringir certos alimentos, juntamente com o aumento de outros nutrientes, pode te ajudar a ter um ciclo menstrual menos doloroso e mais regular. Veja abaixo alguns destes alimentos:

– Frutas e vegetais
– Frutas com alto teor de vitamina C
– Alimentos ricos em gorduras saudáveis
– grãos como a soja e todos seus derivados
Se você se interessou por este assunto, veja o artigo completo clicando no link abaixo.

LINK: Alimentos para regular a menstruação

Menorragia: remédios caseiros para reduzir a hemorragia menstrual

A menorragia pode trazer complicações, como anemia, quando o período é muito extenso, além de ser um possível sintoma de alguma patologia ginecológica subjacente.

Se você sofre com seus períodos foram sempre abundantes ou o problema começou recentemente, consulte um médico especialista para solucionar o problema, porém você também pode contar com a ajuda de alguns remédios naturais que ajudarão a diminuir a intensidade do seu fluxo menstrual, veja alguns deles abaixo:

– Infusão de canela
– Chá de alcaçuz
– Chá de semente de coentro
– Chá de folhas de framboesas
– Vinagre de maçã dissolvido em água

Se você se interessou pelo assunto e quer aprender a preparar todos estes remédios, veja o artigo completo clicando no link abaixo.

LINK: Menorragia: remédios caseiros para reduzir a hemorragia menstrual

Remédios para aliviar as cólicas menstruais

Nem todos os períodos menstruais são rápidos e fáceis, há aqueles que podem ser demorados e vir acompanhados das cólicas. Acho que pelo menos alguma vez na vida você deve ter sofrido com as cólicas. Existem casos que as dores são tão fortes e incomodas que é preciso combate-las com ajuda de medicamentos. Você também pode optar alguns destes métodos e remédios caseiros para combater as cólicas:

– Fazer exercício físico regularmente
– Usar uma bolsa térmica
– Descansar
– Chá de camomila
– Chá de gengibre
– Chá de canela
– Infusão de manjericão
– Massagens com óleos essenciais
– Tomar uma ducha de água quente

Se você se interessou pelo assunto, veja a matéria completa clicando no link abaixo.

LINK: Remédios para aliviar as cólicas menstruais

Mais informações

As mulheres de 45 anos ou mais, que estão tendo períodos a cada duas semanas, pode ser um sinal de que esta preste a passar pela menopausa. Pode ser um indício que o ciclo de ovulação começa a se fechar. Se você tem menos que 45 anos e tem períodos irregulares, além de outros sintomas relacionados comumente com a menopausa pode ser um sinal de insuficiência ovárica prematura. Em todos os casos consulte um médico.

  • menstruar duas vezes no mes é sinal de gravidez
  • menstruar duas vezes no mês pode ser gravidez
  • menstruar duas vezes no mês
  • menstruação duas vezes no mes
Este artigo te ajudou?
  • +281 curtiram
  • -66 não curtiram