Dieta do carboidrato: perca peso de forma saudável

Rudney Dieta, Emagrecer, Perder Peso 08-04-15 Dieta, dieta do carboidrato, emagrecer comentários

Por muitos anos, a ideia de comer mais carboidratos do que proteína, tem sido associada com o ganho de peso. Ou seja, os carboidratos sempre tiveram uma má reputação nas dietas. No entanto, isto é um mito.

Os carboidratos são uma parte importante de qualquer dieta saudável. Comê-los regularmente, não leva ao ganho de peso, a menos que, como qualquer outro grupo de alimentos, sejam consumidos em excesso. Afinal, comer muito de qualquer alimento e não queimar suas calorias através da atividade física vai levar ao aumento de peso.

Hoje, a maioria dos nutricionistas e especialistas em obesidade concordam que os carboidratos são bons. Mas não é qualquer um, em geral, os que têm um índice glicêmico (IG) moderado ou de baixo índice, pois são essenciais para o controle de peso a longo prazo e para uma alimentação saudável. Já os carboidratos refinados (por exemplo, os carboidratos de farinha branca, possuem um alto índice IG) representam um sério risco para doenças metabólicas como a insensibilidade à insulina, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica, as quais estão intimamente associadas com a obesidade.

O ponto a ser lembrado é que nem todos os carboidratos são ruins, apenas os alimentos que contêm carboidratos refinados ou processados, devem ser evitados.

O papel do carboidrato para perda de peso é tão importante que foi criada até uma dieta à base desses alimentos: a dieta do carboidrato. Esta dieta não discrimina a quantidade de carboidratos, em vez disso, recomenda bons carboidratos e alimentos com baixo índice glicêmico (IG).

Os carboidratos

Para que você possa entender um pouco mais sobre a dieta dos carboidratos, vamos entender um pouco mais sobre os carboidratos.

Os carboidratos ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio. São classificados como simples ou complexos. A classificação depende da estrutura química do alimento e da velocidade com que é digerido e absorvido o açúcar.

Dieta do carboidrato

Com esta dieta é possível emagrecer cerca de 3 quilos em apenas uma semana e sem passar fome. Para ter sucesso nesta dieta é essencial conhecer que tipo de alimentos contêm os carboidratos permitidos e os que devem ser evitados.

Bons carboidratos (liberados)

– Pães integrais
– Arroz integral
– Aveia e farinha de aveia
– Frutas
– Batatas
– Lentilhas
– Legumes (todos os tipos)
Chia
– Cereais integrais em geral

Maus carboidratos (proibidos)

– Pão branco
– Arroz branco
– Aveia instantânea
– Sucos de frutas
– Biscoitos ou bolachas industrializadas
– Bolos ou tortas
– Doces e balas

Cardápio da dieta do carboidrato

Café da manhã

1 copo de leite desnatado (250 ml)
3 fatias de pão integral
3 colheres (sopa) de aveia
2 frutas
Mel (1 colher média)

Lanche da manhã

2 frutas
2 colheres (sopa) de farinha de aveia

Almoço

4 colheres (sopa) de arroz integral
1 filé de peito de frango, sem pele e grelhado (100 gramas)
Salada de alface picado
4 fatias finas de tomate
2 Batatas cozidas (25 g)
1 cenoura pequena

Lanche da tarde

Iogurte desnatado de frutas (200 ml)
4 fatias de pão de trigo integral (40 gramas por porção)
1 maçã média
1 xícara de chá verde

Jantar

1 filé de salmão cozido (75 gr)
2 colheres (sopa) de arroz integral
1 xícara de brócolis cozido no vapor
Salada de alface, 5 tomates cereja e 1/2 cenoura
Nozes (1/4 de xícara)
2 colheres (chá) de chia

Lanche da noite

1/2 xícara de morangos picados
Iogurte desnatado (200 ml)

Os carboidratos simples, usados na dieta de carboidratos, além de fornecerem energia para nosso corpo, ainda deixam uma sensação de saciedade por mais tempo, o que faz com que comemos menos, tornando-se grandes aliados para o emagrecimento saudável.

Mais informações

Os carboidratos são essenciais em uma dieta saudável e devem fazer parte de nossa alimentação diária. Existem muitas dietas que proíbem totalmente os carboidratos, como a dieta Dukan. Nesse tipo de dieta é necessário ter um cuidado especial para suprir as necessidades de energia de nosso corpo e não sofrer com fraqueza, principalmente na prática de exercícios físicos, que são essenciais para nas dietas para emagrecer.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: