Dicas simples para viver uma mais vida saudável

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 22-05-15 bem estar, Dicas Saúde, vida saúdavel comentários

Todo mundo quer ter uma vida saudável para se sentir bem por dentro e fora, mas a vida nos faz tão ocupados que, mesmo com as melhores intenções, isso se torna uma tarefa difícil, já que as prioridades são muitas vezes são outras. Mas por mais ocupado que você seja a sua saúde é muito mais importante que sua rotina diária. Por isso, é importante observar se alguns compromissos estão te trazendo prejuízos físicos ou mentais e, que mais tarde, podem ser a causa de problemas de saúde.

Em todo caso, fazer uma lista de coisas que você deve fazer ao dia será de grande ajuda para organizar melhor sua rotina e com isso, ganhar mais qualidade de vida. Veja algumas dicas.

Inicie uma rotina matinal

Como você acorda todas as manhãs? Dependendo de como você acordar de manhã, assim será o resto do seu dia. Neste sentido, logo de manhã, não verifique e-mails, mensagens ou outras tarefas do trabalho, pois pode começar seu dia com o mesmo estresse que você sentiu no dia anterior. Assim, a cada manhã, tome um tempo para meditar, refletir, tomar seu café da manhã calmamente ou praticar exercicios fisicos. Criar esse hábito na parte da manhã pode transformar completamente a sua vida.

Boa nutrição

Embora este seja um clichê, ter uma alimentação saudavel é essencial para termos uma melhor qualidade de vida em geral. Lembre-se que não existem dietas milagrosas, não hesite em mudar seus hábitos diários para fazer uma comida saudável e procure sempre reservar pelo menos 30 minutos para o almoço e jantar.

Além disso, é importante comer em horários regulares e fazer pelo menos cinco refeições diárias, entre café da manhã (a mais importante), lanche da manhã (se o intervalo entre o café da manhã e seu almoço for maior que três horas), almoço, lanche da tarde e jantar (para o jantar opte por alimentos leves e coma pelo menos duas horas antes de deitar-se).

Dormir bem

Dormir é muito importante para repor as energias e é um dos segredos da longevidade. Por isso, evite alguns hábitos que atrapalham seu sono. Ao deitar-se não fique mexendo no celular, tablet ou notebook, o uso dos aparelhos eletrônicos nos desperta e demoramos mais para pegar no sono após usá-los. Antes de ir para cama, tome um copo de leite morno ou um chá calmante, isso vai ajudá-lo a dormir mais facilmente. O ideal são pelo menos 7 horas e meia de sono por dia.

Mudar a sua lista de compras

A chave para começar a melhorar a sua dieta é começando a fazer uma compra saudavel. Concentre-se em produtos frescos e evite alimentos processados. A maioria dos alimentos deve ser furtas e vegetais, sem esquecer a carne e peixe.

Beba água e limite o consumo de refrigerantes e álcool

Um dos grandes flagelos da dieta é a quantidade de calorias que bebemos. A água deve ser a principal bebida, o refrigerante ou álcool apenas casualmente.

Frutas e vegetais não devem faltar

Não podemos passar um dia sem nos alimentar destes grupos. Eles oferecem muitas vitaminas, minerais e fibras, nutrientes essenciais para o desenvolvimento normal do organismo. Tente colocar em qualquer refeição principal, pelo menos um alimento de cada grupo.

Reduzir o estresse em sua vida

Este é um dos aspectos mais negligenciados que geralmente não são levados em conta. Tente minimizar seu nível de estresse, o que geralmente ocorre especialmente no trabalho. Muito estresse leva à fadiga crônica, insônia, depressão e muitos outros problemas que não queremos em uma vida saudavel.

Limite o consumo de sal e açúcar

Ambos tendem a ser muito presentes na dieta. Para isso, é muito importante conhecer o alimento, ler o rótulo nutricional e saber a quantidade de açúcar e sal que comemos diariamente. O excesso de açúcar contribui para a obesidade e excesso de alimentados salgados para a hipertensão.

Mais informações

Como você vê, alguns hábitos são fáceis de adquirir, só temos de prestar um pouco de atenção. Outros, no entanto, requerem mais esforço e continuidade. Em geral, começar uma vida saudável requer mudar os hábitos alimentares, começar a se exercitar e ter um bom descanso. Se você quiser, você pode, basta ter a iniciativa de começar.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: