Dicas para evitar a gengivite

Rudney Destaque, Dicas Saúde 11-11-13 combater a gengivite, Dicas Saúde, evitar a gengivite, prevenir a gengivite, sintomas da gengivite comentários

A gengivite é a inflamação das gengivas, que é muitas vezes produzidas pela placa (uma película viscosa e sem cor formada de bactérias, de maneira constante, nos dentes e na gengiva). Ainda pode ser provocada por lesões gengivais, e ser causada em outros casos por vírus de bactérias específicas, fungos ou fatores genéticos.

Os sinais e sintomas da gengivite são gengivas inchadas, vermelhas ou roxas, com a presença de retração e dor ao toque, sangram com facilidade durante a escovação ou uso do fio dental, e provocam mau hálito.

A causa comum de gengivite é o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e ao seu redor e, principalmente, devido a alterações hormonais, como as que ocorrem na puberdade e na menopausa, doenças como câncer, diabetes, HIV, também podem provocar gengivite, além de alguns medicamentos, tabaco e história familiar.

Dicas para evitar a gengivite

Escovação, fio dental e visitar o dentista regularmente podem prevenir a gengivite, mas também é importante para minimizar a ocorrência desta enfermidade através de uma alimentação adequada.

Os alimentos ricos em vitaminas e minerais

Para combater a gengivite, é bom comer alimentos ricos em vitaminas e minerais, eles ajudam a combater a proliferação de bactérias. É importante uma dieta rica em alimentos que contenham vitamina C e B, e minerais como zinco, ferro, magnésio, selênio, cálcio e potássio, que são encontradas em frutas, vegetais e grãos integrais, entre outros.

Alimentos naturais crocantes

Escolha alimentos naturais crocantes, porque eles ajudam a limpar seus dentes, muito melhor do que alimentos moles, que tendem a ficar presos entre eles, promovendo assim o crescimento de bactérias, para evitar este problema o melhor é escovar os dentes após cada refeição.

Evitar açúcares

Evite açúcares, porque as bactérias “amam” o açúcar, e quanto mais haja em sua boca e entre seus dentes, se torna mais fácil o aparecimento da gengivite. Uma dieta rica em doces, farinha branca e sucos de frutas é muita propícia para crescimento gengivite.

Como prevenir a gengivite

A melhor maneira de prevenir a gengivite é através de uma higiene bucal adequada, você deve começar o quanto antes, e praticar constantemente, o que significa escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia: pela manhã, depois do almoço e antes de dormir, e usar fio dental pelo menos uma vez por dia, embora o melhor é escovar os dentes após cada refeição ou sempre que seu dentista recomendar.

Você deve consultar seu dentista regularmente para limpezas profissionais, geralmente a cada 6 ou 12 meses e se tem fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver gengivite, é possível que precise executar uma limpeza dental profissional com mais frequência, a cada 4 meses por exemplo, porém seu dentista deverá descrever os passos certos a seguir.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: