Dicas para aliviar e evitar dores no pescoço

Rudney Destaque, Dicas Saúde 11-12-14 aliviar dor no pescoço, dor no pescoço, evitar dores comentários

A dor no pescoço pode resultar de várias causas: má postura no trabalho ou na hora de dormir, estresse, lesões… Todos nós estamos propensos a sofrer de dor no pescoço em algum momento de suas vidas e, esse problema, dependendo do grau, pode impedir-nos de realizar nossas atividades diárias normalmente.

Recomendações para aliviar a dor no pescoço e ajudá-lo a sentir-se bem:

– Relaxamento: Um dos passos mais importantes quando o pescoço dói é fazer com que os músculos dessa região que estão tensos, relaxem. Para fazer isso você precisa realizar alongamentos, sempre tendo em mente que você deve fazê-los com muito cuidado, pois é uma área muito delicada.

– Calor: O calor vai ajudar a reduzir o desconforto e a dor. Você pode aplicar o calor usando uma manta eléctrica, no chuveiro ou usando uma toalha molhada na água morna. Para ser mais eficaz, você deve manter a mesma posição durante pelo menos cinco minutos.

– Banho: Um banho quente vai aliviar a tensão em todo o seu corpo e aliviar a dor no pescoço. Mergulhe em uma banheira, pelo menos, 15 minutos para relaxar todos os seus músculos.

– Massagem: Uma massagem suave nessa área, com um creme com efeito de calor, geralmente tem um efeito calmante positivo.

O que fazer para evitar a dor no pescoço:

– Sono: Dormir em um colchão firme, evitar os travesseiros muito grossos ou usar um travesseiro cervical
– Sentar-se: Use cadeiras firmes que forneçam um apoio adequado em parte inferior das costas
– Computador: Coloque o monitor ao nível dos olhos para alcançar posição adequada
– Postura: Acostume-se a levantar objetos corretamente, dobre os joelhos e mantenha as costas retas
– Maus hábitos: Não segure o telefone com o pescoço, não fique muito tempo na mesma posição, faça pausas…

Se a dor no pescoço persistir por vários dias é recomendável consultar um especialista para iniciar um diagnóstico específico.

Dicas extras

Não podemos deixar que certas dores limitem ou impeçam-nos de realizarmos nossas atividades do dia a dia. Uma dor no pescoço pode ser muito incômoda, mas como vimos é um problema fácil de ser evitado e tratado. O que devemos sempre estar atentos é com nossa postura, evitando ao máximo situações que tensionem nossos músculos e provoquem dores no corpo.

Além do pescoço, o resto da coluna também é alvo constante de reclamações de dores, e uma região que merece cuidados específicos, para isso, indicamos esse artigo que trata de “dicas essenciais para cuidar da saúde da coluna e evitar dores“, que será de grande ajuda. Outros artigos com este mesmo propósito são: Como evitar dores na coluna, Dicas para escolher o colchão ideal e cuidar da coluna, Dicas para evitar dores nas costas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: