Dicas de como aumentar a hemoglobina

Davi Dicas Saúde 05-12-16 aumentar a hemoglobina, hemoglobina, hemoglobina baixa comentários

A hemoglobina é uma proteína encontrada no sangue, cujas principais funções são transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o corpo e o transporte de dióxido de carbono para os pulmões para a eliminação. Ela também é responsável pela cor vermelha do nosso sangue.

Suas funções são muito importantes para o nosso corpo, por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre elas e também como aumentar a hemoglobina, se a mesma estiver em deficiência.

A importância da hemoglobina

dicas de como aumentar a hemoglobina

A falta de hemoglobina no sangue é uma condição sofrida por muitas pessoas em todo o mundo, conhecida como anemia, que é detectado através de um simples exame de sangue que mede a quantidade de glóbulos vermelhos.

O oxigênio é um elemento essencial para o corpo e responsável pelo processo químico pelo qual a glicose é convertida em energia para o organismo. De modo geral, aqueles que sofrem de anemia, se sentem muito esgotados, sofrem de tonturas, dificuldade respiração, fraqueza muscular, entre outros sintomas. Em casos graves, pode haver mau funcionamento de órgãos e à falta de cor na pele. Se está com algum destes sintomas, deve consultar um médico.

Em casos normais, a anemia é fácil de se reverter, tendo uma dieta adequada, consumo de certos alimentos que ajudam a aumentar os níveis de hemoglobina naturalmente. Em casos mais graves, o médico pode indicar a medicação necessária para aumentar a hemoglobina.

Vejamos agora algumas dicas para aumentar a hemoglobina naturalmente.

Atualizado em:

Como aumentar a hemoglobina naturalmente

dicas de como aumentar a hemoglobina

Quando o corpo não tem a quantidade de ferro para transportar o oxigênio ao sangue sofrerá de anemia, que nem sempre “disponibiliza” seus sintomas de forma clara. Se tiver este problema, necessita levar uma dieta rica em alimentos com ferro para que a hemoglobina esteja equilibrada e além de se sentir melhor, não tão cansado ou fadigado.

Por isso é bom manter um plano alimentício correto e de acordo com suas necessidades. a boa notícia é que, tratada a tempo a anemia pode ser revertida. Aos poucos com o passar dos dias e após começar a ingerir mais ferro, começará a se sentir menos cansado, como mais energia, mais desperto, etc.

As fontes de ferro mais importantes são:

Carne vermelha e branca: é rica em ferro e o bom é que graças a este alimento o corpo tem mais facilidade de absorver o nutriente que tanto necessita. Dizem que é mais rápido o efeito que comendo vegetais. Cordeiro, fígado, mariscos, camarões, fígado de frango e ostras são algumas das fontes recomendadas.

Vegetais: os vegetarianos ou veganos não tem que se preocupar por sua ingestão de ferro se consumirem os alimentos corretos, sobre tudo as verduras de folhas verdes (acelga e espinafre) e as crucíferas (brócolis). Não se esqueça das batatas com casca, a beterraba, o tomate e a abobora.

Legumes: feijões, grão de bico, lentilhas, ervilhas são alguns dos exemplos de legumes que te ajuda a aumentar os níveis de ferro.

Frutas: bananas e uvas estão no topo da lista, seguidos por os figos. Estas três frutas são deliciosas, podem ser consumidas em diversas receitas e sobremesas e incrementam a quantidade de ferro e hemoglobina no organismo.

Outros alimentos e complementos: tofu, cevada, linhaça, leite e água.

Quer saber sobre este assunto leia o artigo completo clicando no link abaixo:

Link: 30 alimentos ricos em ferro para combater a anemia

Tratamentos caseiros para aumentar a hemoglobina

Tratar a anemia com alface: é outro dos remédios naturais e eficazes para tratar a anemia por conter uma grande quantidade de ferro. Utilizada como um alimento tônico para que se absorva melhor o ferro.

Tratamento natural para a anemia com espinafre: como foi dito anteriormente, é um vegetal com alto teor ferroso, que serve para formar hemoglobina e glóbulos vermelhos. Previne a anemia e a trata.

Como tratar a anemia usando amêndoas: estes frutos secos contêm muito cobre, que junto ao ferro e algumas vitaminas, exerce seu poder catalizador na síntese da hemoglobina. Deixe repousando sete amêndoas por duas horas e em seguida triture-as retirando a casca vermelha fina. Coma esta pasta em jejum uma vez ao dia.

Trata a anemia com sementes de gergelim: são uma fonte rica de ferro. Coloque uma colher de sopa das sementes em um copo de água quente por algumas horas, feito isso filtre e triture-as. Misture as sementes trituradas em um copo de leite com açúcar (orgânico ou mascavo) e beba diariamente.

Como tratar a anemia com suco de cenoura, laranja e beterraba: estes três ingredientes são realmente bons para aumentar os níveis de hemoglobina, e por fim tratar a anemia. Só tem que colocar no liquidificador duas beterrabas e duas cenouras sem casca e cortadas em rodelas finas e o suco de duas laranjas.
Misture tudo e beba em jejum todos os dias, durante 9 dias seguidos. Deixe passar um mês e volte a repetir o procedimento se for necessário.

Tratamento natural para a anemia com mel: entre as diferentes propriedades que oferece, o mel ajuda a formar hemoglobina. Além do ferro contém manganês e cobre. Além de servir para reforçar o sistema imunológico.

Evitar certos alimentos

Para restaurar os níveis normais de hemoglobina devemos evitar alguns alimentos que não favorecem a absorção de ferro, tais como café, leite e seus derivados.

De qualquer forma você deve sempre consultar seu médico antes de iniciar qualquer tratamento para aumentar a hemoglobina, seja natural ou a base de medicamentos, já que esse problema pode ocorrer não por causa da falta de ferro, mas pode ser devido a uma outra condição que deve ser tratado por um especialista.

Mais informações

A hemoglobina é realmente uma substância muito importante para nosso organismo, se você acha que pode estar com déficit dessa substância, ou com anemia, o melhor é procurar ajuda médica o quanto antes.

Em todo caso, se você for diagnosticado com anemia ferropriva, além das recomendações de seu médico, temos várias matérias que tratam do assunto e podem te ajudar no tratamento da anemia.

Este Post te ajudou?
  
  • hemoglobina baixa
  • alimentos que aumentam sangue no organismo
  • como aumentar a hemoglobina
  • aumentar hemoglobina rapidamente
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados:
Contador de Visitas