Como proteger as crianças do excesso de sódio

Mateus Dicas Saúde 16-10-14 alimentos calóricos, excesso de sódio, saude das crianças comentários

Como proteger as crianças do excesso de sódio

Sabe-se que a população em geral ultrapassa largamente o limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, também foi observada a quota de 2 gramas diárias de sódio em lactentes e consumo excessivo, por isso não é difícil imaginar que as crianças incluem uma maior variedade de alimentos em sua dieta, ultrapassando assim esta recomendação diária.

Então, hoje vamos falar sobre como proteger as crianças do excesso de sódio em sua dieta que não só pode ser associado com aumento do risco de doença cardiovascular, mas também a uma maior probabilidade de estar acima do peso ou obesos.

Dicas para evitar o excesso de sódio na dieta das crianças

Nos Estados Unidos, 90% das crianças entre 6 e 18 anos consomem uma grande quantidade de sódio, que pode realmente ser muito semelhante no Brasil, considerando que entre os adultos, o consumo é de cerca de 3,5 gramas por dia. Então irei deixar algumas recomendações para reduzir ou prevenir o excesso de sódio na dieta das crianças em idade escolar:

Mudar os cereais matinais que concentram muito sódio por grãos naturais como aveia, quinoa, arroz ou outro que podem ser misturados ou cozidos com leite ou outra bebida.

– Diminuir a alimentação fora de casa porque nas preparações dos restaurantes sempre tem mais sal e, portanto, mais sódio comparadas com as comidas que fazemos em casa.

Limite o consumo de alimentos pré-cozidos ou processados​​, como carnes, biscoitos, lanches comerciais, sopas pré-preparadas, sanduíches ou hambúrgueres.

– O uso moderado de temperos quando cozinhar ou preparações de tempero, uma vez que todas as opções estão se concentrando muito sódio em sua composição.

– Encontrar alternativas com menos sódio ou reduzir o sódio observando a rotulagem das bolachas, cereais ou queijo, por exemplo.

– Escolha ingredientes frescos e naturais para a maioria dos pratos que cozinharam para as crianças, de forma a evitar o excesso de sódio que provém de alimentos processados ​​e constituem a principal fonte de sódio na nossa dieta.

Tente reduzir o sal adicionado às refeições para que o paladar das crianças se acostumaram a consumir menos sódio, utilizando como seu substituto, ervas e várias especiarias.

Priorizar ingestão de água ou por meio de sucos naturais, e algumas bebidas também podem adicionar sódio à dieta e proporcionar o excesso.

Com essas dicas e, acima de tudo, proporcionar uma dieta equilibrada e saudável e dando um exemplo para os pequenos em casa com os nossos próprios hábitos como adultos, pais ou cuidadores de crianças, podemos proteger as crianças contra o excesso de sódio na dieta.

Na atualidade, não é muito frequente o controle da pressão arterial em crianças, no entanto, muitos deles já têm níveis elevados deste parâmetro, assim, se reduzir a ingestão de sódio pode ser muito útil para a sua saúde e prevenir doenças futuras.

Proteger as crianças de excesso de sódio pode cuidar de sua saúde atual e futura e criar neles bons hábitos alimentares que perduram ao longo do tempo para prevenir o seu corpo de muitas outras doenças. Portanto, lembre-se de considerar o conselho dado acima e elaborar, as melhores refeições que evitam o sódio.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: