Benefícios e contra-indicações do chá preto para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Bebidas 04-09-15 cha preto, chá preto beneficios, cha preto emagrece comentários

Das colinas da China e outros países asiáticos como Vietnã, Indonésia, Índia e Sri Lanka crescem como labirintos infinitos arbustos de chá preto. Esta planta é cientificamente conhecida como Camellia sinensis e é a mesma utilizada para produzir diferentes como o chá verde, branco, vermelho e oolong. Hoje vamos falar dos benefícios do chá preto e suas contra-indicações.

O chá preto tem um sabor mais forte, mais cafeína e aroma que outros chás provenientes da mesma planta. Ele também representa 75% do consumo de chá no mundo e cerca de 90% do chá vendido no Ocidente.

Benefícios do chá preto

Por possuir um maior teor de cafeína, este chá é comumente usado por pessoas que procuram o estado de alerta mental, e esta é a sua propriedade mais famosa. Como outras bebidas com cafeína, estudos descobriram que o chá preto pode ser eficaz em ajudar as pessoas a ficar alerta, mesmo quando não dormiram o suficiente.

Rico em antioxidantes

Os antioxidantes presentes no chá preto são conhecidos pelos seus benefícios sobre o coração, vasos sanguíneos e também como agentes que ajudam a retardar o envelhecimento do corpo humano.

Especialmente os antioxidantes chamados polifenóis, presentes na Camellia sinensis, são conhecidos pelas suas propriedades anti-cancerígenas e benéficas para o coração.

O chá preto, como o resto de sua família, tem uma boa quantidade de polifenóis. Estes são poderosos antioxidantes que retardam o envelhecimento, ajudam a remover os radicais livres do corpo, entre muitos benefícios relacionados.

Estimulante

O chá preto é o tipo de chá que contém mais cafeína, que é um estimulante natural. Além disso, sua riqueza em taninos ajuda a regular a absorção de cafeína e evitar problemas para pessoas sensíveis a essa substância.

Emagrecer

O chá preto pode ajudar a perder peso por ser diurético e saciante. Portanto, você pode usá-lo tanto para eliminar líquidos retidos e toxinas do seu corpo, bem como para acalmar as ânsias por comer alguma coisa quando está com fome.

Cuida da saúde cardiovascular

O chá preto pode proteger a saúde do coração. Os benefícios de beber chá preto incluem diminuição do risco de sofrer de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Apenas 3 xícaras de chá preto por dia pode reduzir o risco de morte por acidente cardiovascular até 11%.

Previne a doença de Parkinson

Estudos mostram que populações que consomem mais bebidas com cafeína têm uma menor incidência de doença de Parkinson. No entanto, alguns especialistas acreditam que não há nenhuma relação entre estes dois componentes.

Controla a diabetes

O chá preto é rico em proantocianidinas, compostos que protegem os vasos sanguíneos e, especialmente, a retina do olho. Estas substâncias também demonstraram efeitos hipoglicemiantes que ajudam a regular o açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

Precauções e contra-indicações do chá preto

O chá preto é uma bebida geralmente segura, mesmo para crianças e mulheres grávidas, quando consumido com moderação. Assim, como em tudo, você deve considerar a quantidade de chá consumida, pois o excesso pode ter efeitos secundários.

Os efeitos colaterais do excesso de chá preto são devido ao excesso de cafeína (uma xícara de chá preto contém cerca de 50 mg de cafeína), cujos sintomas podem incluir: taquicardia, insônia, ansiedade, nervosismo, dor de cabeça ou de estômago, irritação do estômago, gastrite (queimação no estômago), vômitos, diarreia, gases, colite, frequência urinária, irritabilidade, batimento cardíaco anormal, zumbido nos ouvidos, tonturas e dor muscular.

Normalmente, recomenda-se não beber mais do que 5 xícaras de chá preto no decorrer do dia (as mulheres grávidas não devem exceder 200 mg por dia). A cafeína atravessa a placenta e passa para o leite materno. Mães que abusam de cafeína durante a gravidez podem aumentar o risco de SIDS (Síndrome da Morte Súbita). Bebês amamentados por mães que abusam de cafeína também podem ter mais irritação e maior risco de anemia devido a diminuição no metabolismo do ferro. O chá preto também pode criar dependência psicológica. Por conter cafeína, pode interagir com diversos medicamentos, ervas e suplementos.

Mais informações

O chá preto pode fornecer vários benefícios, mas somente se tomando com moderação. Evite beber muito (menos de 5 xícaras por dia). Em caso de dúvida, consulte o seu médico. Veja como preparar chás corretamente e potencializar seus benefícios.

Este Post te ajudou?
  
  • chá preto contra indicações
  • cha preto efeitos colaterais
  • efeitos colaterais do chá preto
  • cha preto beneficios e contra indicações
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: