Alimentos para uma boa saúde cardíaca

Davi Dicas Saúde 12-03-13 Destaque, Dicas Saúde comentários

Como preparar um perfume natural e sem química

Sem dúvida, o cérebro é o órgão que comanda todo o corpo, mas não podemos esquecer o coração é o motor que bombea o sangue para todas as partes do corpo, levando a cada uma das nossas células o oxigênio necessário para que elas funcionem bem. Por isso você deve sempre cuidar do seu coração para que ele esteja sempre funcionando bem.

Veja agora algumas dicas de como melhorar a saúde do seu coração.

A primeira coisa a se ter em mente para ter um coração saudável é ter uma boa alimentação. Veja algumas recomendações:

– Você deve aumentar consideravelmente a ingestão de frutas e legumes, pois esses alimentos são uma rica fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do seu organismo como um todo, principalmente o coração. Além disso, eles contêm compostos que ajudam a prevenir doenças cardíacas.

– Evite o consumo de alimentos com quantidades elevadas de gordura e colesterol. Gorduras saturadas são altamente prejudiciais para os sistema cardiovascular, evite consumir esses alimentos ou pelomenos reduza significativamente o seu consumo, pois o colesterol elevado aumenta a aterosclerose, que aumenta o risco de sofrer um ataque cardíaco.

– Tenha uma dieta balanceada e evite consumir grandes quantidades de comida, pois se você come muito, isso acaba te proporcionando uma maior quantidade de colesterol e gorduras, o que é muito prejudicial para a saúde de seu coração. Para sentir uma saciedade maior você deve mastigar muito os alimentos, e evite comer muito rápido, fazendo isso você sentirá uma saciedade muito maior e muito mais rápido o que evita que você consuma grandes quantidades de comida.

– Em vez de sal, tempere as refeições com diferentes tipos de temperos, procure temperos mais ricos em nutrientes e pobres em gorduras. Temperos que não comprometam a sua saúde cardiovascular.

– O consumo moderado de vinho tinto é muito benéfico para a saúde do coração. Você deve consumir uma taça (copo) de vinho tinto por dia e procure não ultrapassar essa quantidade, pois esse vinho em excesso não é bom para a saúde.

Alimentação correta para uma boa saúde do coração:

Gorduras saudáveis

Tendemos a substituir as gorduras, gorduras poliinsaturadas, tão prejudiciais ao coração, por gorduras saudáveis. Estes são óleos, vegetais, como azeite, canola, girassol, soja, entre outros e alguns peixes tais como atum e salmão. Todos estes produtos contêm ômega-3, substância que promove bom desempenho cardiovascular e previne ataques cardíacos.

Frutos secos

Nozes são alimentos excelentes para a saúde do coração, os amendoins, nozes, amêndoas, pistache, castanha de caju e outras variações são extremamente nutritivos e deliciosos. Mas claro, você não deve consumir em excesso para evitar as calorias.

Produtos integrais

Escolha produtos para seu menu regular, uma vez que são uma fonte de fibra e nutrientes para a saúde do coração. Uma boa opção é moer as sementes de linhaça e adicionar este pó em iogurtes ou sopas.

Carne vermelha

Tente comer carne vermelha magra em pequenas porções. E procure comer juntamente com a carne vermelha algumas porções de legumes.

Produtos lácteos

Embora os produtos lácteos não possam faltar em uma dieta equilibrada, um bom coração e garantia de saúde em geral, tente consumir aqueles que tem baixos teores de gordura.

Siga essas dicas e não se esqueça que você deve sempre se alimentar bem e procure fazer exercícios, isso é essencial para que o seu coração fique sempre saudável.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: