Abacaxi: 5 benefícios e malefícios dessa fruta para a saúde

Davi Alimentos Saudáveis, Frutas 02-02-15 Abacaxi, benefícios do abacaxi, malefícios do abacaxi comentários

O abacaxi é uma fruta tropical muito saborosa que é consumida em todo o mundo. É um alimento realmente muito boa para a saúde, pois tem várias propriedades benéficas, porém o consumo excessivo dessa fruta traz efeitos secundários nada agradáveis. Hoje nós vamos conhecer os 5 melhores benefícios do abacaxi e seus 5 efeitos secundários.

Benefícios do abacaxi

Abacaxi 5 benefícios e malefícios dessa fruta para a saúde

Grande variedade de vitaminas

Esta fruta contém vitaminas essenciais para o organismo, como a famosa vitamina C, que é fundamental para que o organismo se proteja de diversos tipos de doenças, como gripes e resfriados, tão comuns no inverno, além das vitaminas A e B6.

Atrasa o processo de envelhecimento

Este efeito é graças a presença da vitamina A, que além de possuir antioxidantes, que retardam o envelhecimento, também auxilia a manter uma boa visão.

Rico em vitamina B

A falta de vitamina B faz com que as pessoas fiquem com dificuldade de locomoção ou ter problemas neurológicos, inclusive em crianças. Esta vitamina também pode ser encontrada em outros tipos de alimentos.

Ajuda na digestão

O abacaxi possui um elemento chamado bromelina, que ajuda na digestão, ou seja, caso tenha problemas para que o alimento seja digerido pelo corpo, experimente comer uma fatia de abacaxi como sobremesa e verá que é muito melhor e mais saudável do que qualquer remédio efervescente.

Fibras solúveis

Este tipo de fibra ajuda no controle do colesterol, que é uma substância que pode causar diversos tipos de problemas de coração, ou seja, o consumo regular desta fruta pode te ajudar a prevenir e tratar doenças cardíacas.

Abacaxi 5 benefícios e malefícios dessa fruta para a saúde (3)

Efeitos secundários

Como podemos ver, o abacaxi é uma fruta muito saudável, que traz muitos benefícios incríveis para a saúde, mas infelizmente ele também pode provocar efeitos secundários que não são nada legais.

Níveis de açúcar no sangue

O abacaxi contém uma quantidade significativa de carboidratos, que pode adicionar pontos ao nível de açúcar no sangue. Isso pode causar dores de cabeça, provocar mais sede, ou uma vontade muito frequente de urinar.

Reações à bromelina

A bromelina é uma substância naturalmente encontrada no abacaxi. No entanto, ela pode causar problemas quando consumida com alguns alimentos industrializados ricos em substâncias químicas ou em pessoas com problemas relacionados aos níveis de açúcar no sangue. Os sintomas que ocorrem são náuseas, diarreia e indigestão.

Interação com medicamentos

Abacaxi contém compostos que podem fazer com que certas substâncias químicas, tais como algumas encontradas nos antibióticos, causem mais efeitos secundários em nosso organismo. É por isso que você deve consultar um médico antes de consumir o abacaxi enquanto estiver tomando medicamentos.

Danos aos dentes

O abacaxi é uma fruta que contém uma quantidade significativa de ácidos que podem causar danos aos dentes, tais como hipersensibilidade ao frio ou calor. Você deve conversar com seu dentista para tratar o problema.

Abacaxi 5 benefícios e malefícios dessa fruta para a saúde (2)

Nossa Opinião

O abacaxi não é uma fruta ruim para a saúde, nunca pense isso. Pelo contrário, é muito bom para a saúde, no entanto, como sabemos, tudo em excesso pode sim causar efeitos secundários, então vamos ter cuidado e evitar o consumo exagerado.

Este Post te ajudou?
  
  • abacaxi beneficios e maleficios
  • maleficios do abacaxi
  • benefícios e malefícios do abacaxi
  • suco de abacaxi beneficios e maleficios
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: