9 benefícios da uva passa para a saúde

9 benefícios da uva passa para a saúde

Por causa da aparência enrugada, escura e seca, a uva passa pode ser desagradável a primeira vista. No entanto, esse alimento é uma alternativa muito saudável para quem não abre mão de doces.

As uvas passas são muito recomendadas para tratar problemas gastrointestinais. Certas substâncias encontradas nas uvas passas são benéficas para todos os sistemas do nosso corpo, como muitos estudos já mostraram.

Quando você sentir vontade de comer algum doce, considere o consumo das uvas passas, pois são uma opção muito saudável.

O que são uvas passas?

As passas ou uvas passas são a forma desidrata da uva fresca. Trata-se de frutas secas muito apreciadas, delas existem variedades selecionadas como as uvas passas groselhas (pretas, pequenas e sem semente, da Grécia) e as uvas passas sultanas (brancas, com ou sem sementes).

São o doce natural preferido pelas crianças e os mais gulosos, utilizadas em muitas sobremesas, mas também são muito valiosas em todos os tipos de receitas, já que dão um excelente toque de sabor: com verduras, os arrozes… As uvas passas tem uma textura suave e carnuda, seu sabor é muito doce.

História das uvas passas como alimento

Desde os tempos remotos, a humanidade sempre usufruiu bem da videira. As folhas desta planta são comestíveis e com os frutos frescos, as uvas, eram usadas para elaborar marmeladas, geleias e vinhos.

Acredita-se que as primeiras uvas passas foram produzidas na Ásia Menor mediante o método de enterrar as uvas na areia. A finalidade era secar as uvas para que se conservassem por mais tempo e que mediante a concentração de açúcar, poderia proporcionar maior energia para os trabalhadores que realizavam os serviços mais pesados ou em tempos de pouca comida.

Desta maneira, a videira se converteu na principal fonte de açúcar durante um período muito longo no passado.

Benefícios das uvas passas para a saúde

1 – Excelente fonte de energia

Muitas pessoas estão sempre em movimento, vão para o trabalho, praticam exercícios, arrumam a casa, e isso tudo faz com que precisem de muita energia para manter suas tarefas do dia, por isso é importante ter uma fonte de energia natural e saudável. Uma excelente fonte de energia são as uvas passas, pois possuem uma boa quantidade de açúcares (frutose e glicose) naturais.

O consumo de uvas passas também ajuda na absorção eficaz de vitaminas e muitos outros nutrientes importantes para o nosso organismo, por isso, são muito recomendadas para manter o sistema imunológico saudável.

2 – Excelente para a digestão

Depois que comemos as uvas passas, elas absorvem a água, isso promove um efeito laxante, o que ajuda a combater a constipação.

O consumo regular de uva passa ajuda fazer com que nosso intestino funcione corretamente. As fibras encontradas nesse alimento ajudam a limpar o nosso intestino, eliminando assim as toxinas e os resíduos do corpo.

3 – São ótimas para a saúde bucal

O ácido oleanólico encontrado nas uvas passas ajudam a proteger nossos dentes de cáries. Outro grande benefício da uva passa é que elas ajudam a impedir o crescimento de bactérias nocivas que causam gengivite e outras doenças periodontais.

4 – Ajuda a melhorar a saúde dos ossos

Por serem uma ótima fonte de cálcio, as uvas passas são ótimas para fortalecer os ossos e os dentes. O boro é um micronutriente encontrado abundantemente nas uvas passas, esse micronutriente ajuda o organismo a absorver o cálcio.

Para os idosos, as uvas passas são extremamente recomendadas, pois o cálcio e o boro ajudam a prevenir a osteoporose.

5 – Uma ótima forma de reduzir a acidez do corpo

A grande quantidade de magnésio e potássio que as uvas passas possuem ajuda a reduzir a acidez e a eliminar toxinas do corpo, que podem causar doenças como a artrite, gota, doenças cardíacas e pedras nos rins.

6 – Ajuda a combater infecções

A grande quantidade de fitonutrientes e polifenólicos encontrados na uva passas têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, ajudando assim, a prevenir infecções que possam nos afetar.

7 – São ótimas para a saúde dos olhos

Os fitonutrientes possuem também propriedades antioxidantes, que ajudam a proteger os olhos dos radicais livres, que podem causar o desenvolvimento de doenças como a catarata, cegueira, entre outras.

8 – Ajuda a prevenir o câncer

O antioxidante conhecido como catequina, contido na uva passa, ajuda a proteger o organismo dos radicais livres, que causam o desenvolvimento de tumores, principalmente o câncer de cólon.

9 – Estimula a sexualidade

O consumo regular de uva passa é um excelente estimulante sexual. Um aminoácido chamado arginina encontrado nas uvas passas ajuda a melhorar a libido.

Como consumí-las para desfrutar de seus benefícios?

Na hora de desfrutar dos benefícios das uvas passas existem duas opções igualmente deliciosas:

  • – De molho: basta aquecer um copo de água em uma panela e adicionar a metade de um copo de uvas passas. Em seguida deixe de molho durante 15 minutos. Feito isso limpe as uvas passas com água limpa e fria, volte a colocar um copo de água em uma panela e deixe que ferva. Quando começar a ferver adicione as uvas passas e deixe de molho 24 horas. São ideais para comer em jejum
  • – Cruas: são outra opção simples e sobre tudo muito mais rápida que a anterior. Consiste em comer um punhadinho de uvas passas sempre que sentir vontade. São deliciosas e ideais acompanhadas com iogurte, aveia ou leites vegetais

Propriedades das uvas passas

As uvas passas são frutas secas tão nutritivas quanto deliciosas. Como certamente você sabe e seu nome indica, elas consistem nas uvas, que foram submetidas a secagem e desidratação para reduzir o seu teor de água. Isso faz com que tenham seu sabor doce e cor escura, tão característicos, além de adquirirem várias propriedades benéficas à saúde, que incluem:

  • – Rica em fibras
  • – Antioxidante
  • – Anti-inflamatória
  • – Antibacteriana
  • – Estimulante
  • – Depurativa

Limpeza e desintoxicação do fígado com uvas passas

O procedimento para limpeza e desintoxicação do fígado usando uva passas é um método muito poderoso para a recuperação do corpo e para eliminar as toxinas. Além disso, ajuda a fortalecer e estimular a digestão.

O fígado desempenha muitas funções no corpo como a limpeza do sangue e remoção de todas as toxinas e produtos residuais que o corpo não necessita. Um corpo limpo significa mais saúde, vitalidade, energia, aparência agradável e bom humor, e a desintoxicação do fígado, desempenha um papel importante na manutenção das funções que dependem desse órgão.

Desintoxicação do fígado com passas

  • – Coloque meia xícara de uva passas em água quente. Após 15 minutos lave-as cuidadosamente com água limpa
  • – Coloque as passas lavadas em um copo, encha-o com água fervente e deixe esfriar à temperatura ambiente por 24 horas (até a manhã seguinte)
  • – Na manhã seguinte, beba essa água e coma as uvas passas com o estômago vazio. Espere até 15 minutos para tomar café da manhã

A duração da limpeza e desintoxicação do fígado, é de um mês (ou seja, deve ser feito uma vez por semana durante o mês). Para auxiliar na desintoxicação, tente comer alimentos saudáveis, evitar industrializados, pão branco, alimentos fritos, alimentos processados e com elevadas quantidades de sódio.

Valores nutricionais da uva passa

Durante a secagem da fruta fresca, o seu teor de água é reduzido, o que resulta na concentração de nutrientes. O valor calórico dessas frutas secas é elevado (263 calorias por 100 gramas de uvas passas) por sua abundância de carboidratos simples.

Composição por 100 gramas de uvas passas

  • Calorias — 263,9
  • Carboidratos — 66,5 gr
  • Proteína — 2.5 gr
  • Fibra — 6.5 gr
  • Potássio — 630 mg
  • Ferro — 2.7 mg
  • Magnésio — 36 mg
  • Cálcio — 40 mg
  • Vitamina C — 2,3 mg
  • Provitamina A — 5 mcg
  • Niacina — 0,5 mg

Elas são excelentes fontes de potássio, de cálcio, de ferro, provitamina A (beta-caroteno) e niacina ou vitamina B3. A vitamina C, em maior quantidade na fruta fresca é perdida durante a secagem. Sua excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, proporcionam um melhorar o trânsito intestinal.

O potássio é necessário para a geração e transmissão de impulsos nervosos para a atividade muscular normal e está envolvido no equilíbrio de água no interior e no exterior da célula. O betacaroteno é convertido em vitamina A no nosso corpo. Esta vitamina é essencial para a visão, para pele, cabelos, mucosas, os ossos e o correto funcionamento do sistema imunitário e têm propriedades antioxidantes.

O magnésio está relacionado com o funcionamento do intestino, nervos e músculos, faz parte de ossos e dentes, aumenta a imunidade e tem um efeito laxante suave. A vitamina B3 ou niacina está envolvida em várias etapas do metabolismo e a utilização de carboidratos, ácidos graxos, aminoácidos e outras substâncias.

Além disso, a uva passa engorda, devido a sua alta quantidade de carboidratos, por isso, deve ser consumida com moderação por pessoas que querem emagrecer.

Receita com uva passa

É uma receita simples ideal para os principiantes ou inclusive para preparar com as crianças em casa.
A quantidade de uva passa pode se ajustar de acordo com seu gosto, ou fazer um mix com outros frutos secos ou inclusive chips de chocolate. A porção de aveia desta receita é maior do que a porção de farinha e isso deixam os cookies mais rústicos e com melhor textura.

Cookies de aveia com uva passa

beneficios das uvas passas

Ingredientes

Para 23 unidades:

  • – Manteiga sem sal 100 g
  • – Açúcar mascavo 120 g
  • – Essência de baunilha 5 ml
  • – Canela moída 2 g
  • – Sal 2 g
  • – 1 ovo grande
  • – Farinha 85 g
  • – Fermento em pó 2 ml
  • – Aveia em flocos finos 140 g
  • – Uvas passas groselha ou sultanas 100 g
  • – Sal grosso 2 g (opcional)

Modo de preparo

  • – Tempo total 30 minutos
  • – Elaboração 15 minutos
  • – Cozinhar 11 minutos
  • – Repouso 04 minutos

Pré-aquecer o forno a 180 °C e preparar duas formas untadas ou cobertas com papel vegetal.

Em uma tigela coloque a manteiga, adicione o açúcar e bata com ajuda de uma batedeira durante dois minutos.
Adicione a essência de baunilha, a canela e o sal e bata um pouco mais. Adicione o ovo e bata até que fique encorpado. Despeje a farinha com o fermento e bata na velocidade baixa para misturá-los. Adicione os copos de aveia, bata levemente e coloque as passas.

Termine misturando tudo com uma espátula ou uma colher até obter uma massa homogênea. Com ajuda de uma colher separe as porções de massa e as coloque nas formas dando um formato mais ou menos arredondado e deixando um espaço entre cada cookies.

Adicione algumas uvas passas extras e pitadas de sal grosso por cima, isso é opcional.
Deixe assar uma forma por vez durante 11 ou 13 minutos, até que estejam dourados ou comecem há tostar um pouco nas bordas. Deixe esfriar e está pronto para servir.

Fatores a considerar

O consumo regular de frutas secas pode promover o desenvolvimento de cáries dentárias. A consistência pegajosa desses frutos faz com que sejam aderidos mais facilmente aos dentes, por isso é aconselhável escovar os dentes depois de comê-los.

Durante o processo de secagem industrial destes frutos, é frequentemente utilizado parafina líquida ou dióxido de enxofre é adicionado para evitar a secagem em excesso. Por isso, é preferível obter frutos secos orgânicos, tanto quanto possível.

Mais informações

Como podemos ver, as uvas passas trazem grandes benefícios para nossa saúde, por esse motivo devemos consumi-las mais frequentemente, isso vai ser ótimo para a nossa saúde e vai ajudar a prevenir vários problemas. Existem diversas maneiras de usar essa deliciosa frutinha em nossa alimentação para aproveitarmos seus incríveis benefícios.

  • uva passa
  • beneficios da uva passa
  • uvas passas
Este artigo te ajudou?
  • +135 curtiram
  • -3 não curtiram