8 remédios caseiros para tratar micose de unha rapidamente

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 29-11-16 micose de unha, micose na unha, remedio para micose de unha comentários

A micose de unha, também conhecida medicamente como onicomicose, é uma infecção fúngica crônica das unhas das mãos e/ou dos pés por dermatófitos, também conhecida como doença da pele, levedura e fungo de unha, o que leva à destruição progressiva da superfície da unha. Quando o fungo infecta as áreas entre os dedos e a pele dos pés, a condição é chamada de pé de atleta.

Causas de micose de unha

A micose de unha é uma condição comum que começa como uma mancha branca ou amarela sob a ponta da unha dos dedos e das mãos. O fungo nas unhas é bastante comum e atinge mais especificamente idosos com mais de 70 anos de idade.

À medida que a infecção fúngica piora, a unha pode descolorir, engrossar e até mesmo quebrar. A micose pode afetar vários unhas, mas geralmente não afeta todas. As unhas infectadas também podem chegar a cair, que é uma condição chamada onicólise. Você também pode sentir dor nos dedos das mãos e detectar um cheiro ligeiramente ruim.

Alguns remédios caseiros ou medicamentos podem ajudar no tratamento da micose de unha, mas mesmo assim, o fungo na unha pode muitas vezes voltar.

Como se desenvolvem os fungos nas unhas

As infecções fúngicas nas unhas são causadas por fungos dermatófitos. Os fungos são organismos microscópicos que não precisam de luz solar para sobreviver. Alguns fungos têm usos benéficos, já outros causam doenças e infecções.

Os fungos vivem em ambientes quentes e úmidos, incluindo piscinas e chuveiros. Eles podem invadir a pele através de cortes tão pequenos que você não pode nem mesmo vê-los. Os fungos podem causar problemas se suas unhas são frequentemente expostas a condições quentes e úmidas.

Geralmente, essa infecção inicia-se na pele, com uma condição conhecida como pé de atleta. Uma vez que a pele é tratada, a micose pode permanecer na unha e a reinfecção se espalhar para outras partes do corpo.

As unhas dos pés são muitas vezes confinadas em um ambiente aconchegante, escuro e úmido (dentro dos sapatos, por exemplo), onde os fungos podem prosperar, por isso, essa infecção é mais comum nas unhas dos pés. Além disso, os pés normalmente têm menor fluxo de sangue nos dedos, tornando mais difícil para o sistema imunitário do corpo detectar e combater a infecção.

Fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento de fungos nas unhas

– Ser idoso, devido à redução do fluxo sanguíneo, mais anos de exposição a fungos e unhas com crescimento mais lento.
– Transpiração excessiva.
– Sexo masculino, especialmente se você tem uma história familiar de infecções fúngicas das unhas.
– Trabalhar em um ambiente úmido onde as mãos são muitas vezes molhadas.
– Usar meias e sapatos que impedem a ventilação e não absorvem a transpiração.
– Viver com alguém que tem micose de unha.
– Andar descalço em áreas públicas úmidas, tais como piscinas, ginásios e chuveiros.
– Ter pé de atleta.
– Ter pequenas lesões na pele ou condições de pele, como a psoríase.
– Ter diabetes, problemas de circulação, sistema imunológico debilitado ou, em crianças com síndrome de Down.

Remédios caseiros para combater micose de unha

1 – Limão

Extraía o suco de vários limões, coloque em uma tigela e coloque as unhas no referido suco durante 15 minutos, depois seque bem. Você também pode cortar o limão em fatias e passar nas unhas.

2 – Óleo essencial de orégano

Misture três ou quatro gotas de óleo essencial de orégano em uma colher de sopa de azeite e aplique esta mistura sobre as unhas várias vezes ao dia, durante três semanas.

3 – Alho

Ferva 5 dentes de alho grandes em um copo de água. Despeje essa preparação em uma tigela grande com água suficiente para que os pés possam ser bem imersos. Coloque os pés nessa água por 20 minutos. Após este tempo, remova os pés e seque-os bem. Repita esta ação durante 5 semanas.

4 – Óleo essencial de árvore do chá

Misture algumas gotas de óleo da árvore do chá em uma colher de sopa de azeite e aplique diretamente na micose de unha. Esta fórmula deve ser aplicada alternadamente (um dia sim, outro não) até completar 20 dias.

5 – Vinagre de maçã

Misture 5 gotas de óleo essencial de lavanda em um copo de vinagre de maçã e despeje em uma tigela grande com água para cobrir os dois pés bem e deixe-os por um tempo. Seque bem os pés depois. Repita esse tratamento durante duas semanas.

6 – Peróxido de hidrogênio

Misture água oxigenada a 3% e água suficiente para mergulhar os pés e deixe-os por meia hora. Faça esse tratamento todos os dias durante três semanas. No final seque bem os pés.

7 – Alho, limão e iodo

Misture um dente de alho grande cortado, dez gotas de limão e três gotas de iodo. Deixe descansar por uma semana e, em seguida, aplique uma camada diretamente sobre a micose na unha afetada pelo fungo. Repita a ação durante uma semana.

8 – Óleo de coco

Os ácidos graxos de cadeia média, presentes no óleo de coco, funcionam como fungicidas naturais. A membrana fúngica é crucial para manter a “vida” do fungo, por isso tantos tratamentos antifúngicos têm como objectivo a membrana fúngica. Os ácidos graxos, tais como os encontrados em abundância no óleo de coco, inserem-se naturalmente na camada lipídica (gordura) da membrana dos fungos, levando eventualmente a sua eliminação e a destruição final dos fungos.

Para usar esse remédio para micose de unha, coloque uma luva e esfregue o óleo de coco na área, deixando-o absorver e secar naturalmente. Repita por 2-3 vezes ao dia.

Mais informações

A micose na unha é uma infecção bastante comum e difícil de tratar, por isso, você deve usar estes remédios caseiros de forma adequada para conseguir se livrar do problema. Além disso, deve-se usar sempre chinelos em piscinas e banheiros públicos, secar bem os pés e mãos, e usar materiais individuais de manicure.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: