7 sintomas de câncer de próstata para ficar alerta

7 sintomas de câncer de próstata para ficar alerta

A próstata é uma glândula sexual do homem responsável pela produção de sêmen. É do tamanho de uma noz e está localizada abaixo da bexiga urinária, em torno da uretra. Ao contrário de outros tipos de câncer, o câncer de próstata é caracterizado por evoluir muito lentamente.

O câncer de próstata é extremamente comum, embora a sua causa exata seja desconhecida. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

O câncer de próstata é a causa mais comum de morte por câncer em homens com mais de 75 anos de idade. Este tipo de câncer é raramente encontrado em homens com menos de 40 anos.

Sintomas de câncer de próstata

A maioria das pessoas que sofrem de câncer de próstata não apresentam sinais de alerta, em outros casos, os sintomas do câncer de próstata são notórios. Os sintomas da doença podem levar um longo tempo, até anos para se manifestar, por isso, os homens com mais 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano e, aqueles com algum caso de câncer de próstata ou câncer de mama na família, devem fazer o exame após os 40 anos de idade.

1 – Necessidade de urinar com frequência

Quando uma pessoa se levanta várias vezes à noite para urinar, é um sinal de que algo está errado. Este problema surge porque a próstata está muito próxima da bexiga e da uretra, e o câncer de próstata provoca uma variedade de sintomas urinários, que podem incluir desde um aumento da vontade de urinar, principalmente a noite, dificuldade e dor ao urinar, perda de controlo da bexiga, ejaculação dolorosa, fluxo urinário fraco ou sensação de que a bexiga não está completamente vazia.

2 – Sangue na urina ou no sêmen

Quando aparece sangue na urina ou no sêmen, chamamos de hemospermia. Essa condição pode ser produzida em pequenas quantidades visíveis. Esse sintoma é sentido apenas em fases avançadas da doença e, também pode ser um sinal de câncer de bexiga, rins ou cólon, por isso é importante procurar um médico em caso de sangue na urina.

3 – Disfunção sexual

Qualquer problema que ocorra com a próstata pode causar disfunção sexual. No caso do câncer de próstata, pode haver problemas de ereção e ejaculação dolorosa. Por esse problema estar associado com a idade, muitos homens acabam ignorando esse sintoma, o que pode colocar suas vidas em risco.

4 – Dor nas costas frequente

Quando o paciente é detectado com câncer de próstata, pode sofrer de dor frequente ou rigidez nas costas, quadris, pelve ou coxas. Isso ocorre, porque esse tipo de câncer se espalha e atinge os ossos, causando dor intensa e maçante.

5 – Fraqueza ou dormência nos membros inferiores

Esse sintoma de câncer de próstata, pode ocorrer caso o tumor atinja a coluna vertebral, provocando a compressão da medula espinal. É possível também sentir inchaço nas pernas e região pélvica, além de dormência nos quadris, pernas e pés.

6 – Crescimento do peito ou dor

Este é um sintoma raro, no entanto, as células germinais podem causar alargamento da mama ou dor nas mesmas. Isto ocorre porque o câncer de próstata tem a capacidade de segregar quantidades elevadas de um hormônio conhecido como hCG (gonadotrofina coriônica humana), que favorece o desenvolvimento das mamas.

7 – Outros sintomas

Outros sintomas de câncer de próstata que podem aparecer em um estágio mais avançado da doença, incluem a falta de apetite, perda de peso, anemia, dor óssea, insuficiência renal ou inchaço nos membros inferiores. Se você sofre de algum destes sinais é importante visitar um urologista para realizar os testes necessários e para que você possa fazer um diagnóstico o mais cedo possível para combater este problema.

Mais informações

Estes são os principais sinais que ocorrem com a presença de câncer de próstata, no entanto, também podem ser causados por outras condições de saúde. Por isso, o mais importante é procurar sempre um médico em caso de dúvida, quanto mais cedo descobrir a doença, mais chances há de cura.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -3 não curtiram