7 problemas de saúde que podemos tratar com exercícios

Luana Dicas Saúde, Fitness 06-07-15 dicas de exercícios, exercício, Exercícios, exercícios aeróbicos, melhores exercícios comentários

“Para desfrutar o brilho da saúde tem que se exercitar”, Disse certa vez o aclamado boxeador Gene Tunney… e quanta razão ele tem! Todas sabemos que a atividade física é um dos ingredientes protagonistas na receita do bem-estar. Pois bem, essa não somente é a chave para a prevenção, mas também a cura de muitos problemas. Por exemplo? Veja a seguir.

Ansiedade

exercicios 1

Se distinguem dois tipos de ansiedade: a leve, que podemos experimentar dia a dia a causa de nossos problemas; e a crônica, que pode vir acompanhada por outras doenças como a depressão. Pois bem, o exercício é muito efetivo para prevenir e tratar ambas, dado que promove a liberação de endorfinas e dispara o ânimo de forma imediata. Para ter uma ideia, quem se exercita é 25% menos propenso a sofrer qualquer tipo de ansiedade.

O melhor exercício: tem uma inclinação a sofrer de ansiedade? Nesse caso, te recomendamos a uma rotina de atividades como o ioga, pilates ou qualquer exercício que se concentre na respiração.

Transtorno por déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)

O exercício é também muito benéfico para tratar o transtorno por déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Os motivos? Potencializa a concentração, acalma a ansiedade e ajuda a regular as emoções. E é que a atividade física aumenta os níveis de dopamina e produz o mesmo efeito de drogas como Ritalina e Adderall.

exercicios 2

O melhor exercício: Enquanto os adultos podem se comprometer com a atividade física que mais gosta, é preferível que as crianças se envolvam com esportes em equipe, que ajuda a trabalhar em equipe e cultive sua autoestima.

Problemas cognitivos

exercicios 3

Para contar com um cérebro saudável, é fundamental ter um coração forte. E o exercício é um grande aliado para isso! Nesse sentido, favorece o bom funcionamento do sistema cardiovascular, assim como uma melhor circulação sanguínea. Mas não é tudo: A atividade física estimula o desenvolvimento do cérebro e sua capacidade de adaptação, sobre tudo nas áreas responsáveis da memória.

O melhor exercício: Dedique-se a qualquer atividade que não envolva a repetição de um mesmo movimento. Pratique algum esporte como a dança latina. Assim seu cérebro mantém a forma.

Dificuldades para dormir

exercicios 4

Muitos estudos demonstraram que um dos efeitos secundários dos exercícios é um sono de melhor qualidade. Mas, isso não acaba por aí: Se dorme melhor, estará prevenindo o sobrepeso, a fadiga e o estresse -só pra citar alguns-.

O melhor exercício: Reserve 30 minutos do seu dia para a atividade que mais te agrade. Lembre-se que o ioga é particularmente um dos mais efetivos.

Asma

exercicio 5

Parece loucura, mas é certo: quanto mais exercícios faz, menos ataques de asma sofrerá. A respeito disso, vários estudos confirmaram que uma melhor saúde cardiovascular alivia os sintomas da asma.

O melhor exercício: Opte pela atividade cardiovascular ou de força e assegure de todos fatores que podem te prejudicar, como o ar frio, o pólen e o mofo.

A síndrome pré-menstrual

exercicios 5

Convenhamos que quando está chegando “aqueles dias”, não estamos em nosso máximo esplendor: somos mais vulneráveis as mudanças de humor, a ansiedade e a depressão. Mas, a atividade física é perfeita para prevenir todos esses desajustes. Não é para menos, afinal de contas representam uma melhora nas fontes de energia e é muito efetivo para equilibrar os níveis hormonais.

O melhor exercício: Para se livrar dos caprichos hormonais, te recomendamos que explore o mundo do ioga, o pilates ou o tai chi.

Veja também: Exercícios físicos: por que são tão importantes para a saúde?

Dores

exercicios 6

O movimento pode aliviar qualquer dor: as que nos atacam nas costas, nos quadris, joelhos pescoço… E é que a maioria desses casos estas dores despertam a raiz do sedentarismo e de uma má postura.

O melhor exercício: Foque sua rotina priorizando os exercícios de força e alongamento, sentirá a diferença!

Em conclusão, mova-se mais! Não se condene a viver dia após dia no sedentarismo e acabar ficando doente, traga mais alegria aos seus dias.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: