5 alimentos que podem enfraquecer o sistema imunológico

Rudney Dicas Saúde 16-06-15 Dicas Saúde, sistema imune, sistema imunológico comentários

O sistema imunológico nos protege contra agentes externos, tais como bactérias, parasitas ou vírus. O nosso sistema imunitário é complexo e existem muitos fatores que podem enfraquecer as defesas do organismo. Estes incluem ansiedade, estresse ou falta de sono. Mas a alimentação também influencia o estado do sistema imunitário.

Alimentos que prejudicam o sistema imunológico

1 – Açúcar refinado

O abuso de açúcar está ligado a um enfraquecimento das defesas que combatem doenças infecciosas, fazendo com que seu sistema imunitário perca 40% da sua capacidade de reduzir agentes patogênicos infecciosos.

O açúcar desmineralizada o organismo causando desgaste dos recursos do sistema imunológico. Para metabolizar o açúcar refinado, o corpo extrai de outros tecidos e órgãos, minerais e vitaminas de modo que causa danos ​​a longo prazo. Para combater vírus e bactérias, os glóbulos brancos precisam de vitamina C, o excesso de açúcar corrói a vitamina C em nosso corpo.

2 – Sal

O excesso de sal em nossa dieta está ligado ao crescimento das células relacionadas com doenças auto-imunes. Nestes casos, o sistema imunitário atua sobre os tecidos saudáveis, danificando o corpo e esquecendo de combater os agentes patogênicos.

3 – Grãos refinados

Contêm poucos nutrientes e pouca fibra quando comparados com os mesmos grãos inteiros dos quais proveem. Este tipo de alimento altamente processado ​​contêm frequentemente excessiva presença de aditivos e conservantes químicos, que podem enfraquecer significativamente a capacidade das células brancas do sangue para remover as bactérias, além de enfraquecer o sistema imunitário.

4 – Produtos lácteos e carne

Um estudo indicou que laticínios e carne vermelha contém uma molécula que os seres humanos não produzem naturalmente chamada Neu5Gc. Nossas células absorvem este composto, e ao longo do tempo o corpo produz anticorpos contra ele.

Depois de muitos anos ingerindo leite e carne desproporcionalmente a produção de anticorpos constante pode desencadear uma resposta imune inflamatória leve, mas contínua. Essa inflamação crônica tem sido associada com câncer.

5 – Refrigerantes e sucos industrializados

Estas bebidas açucaradas podem conter entre 30-50 gramas de açúcar em uma única lata. Um estudo mostrou que o açúcar pode diminuir a ação do sistema imune apenas dez minutos depois de tomar essas bebidas.

Os ácidos que essas bebidas contém, especialmente bebidas do tipo cola, também podem causar danos ao trato intestinal, o que permite que os germes de introduzem no organismo. O aspartame encontrado nestes produtos pode danificar as células do corpo, tornando-o mais propenso para infecções.

Mais informações

Um sistema imunológico enfraquecido pode causar vários problemas de saúde, há também repetições de várias complicações no organismo, que demoram para serem tratadas. Não existe exame que pode indicar quando uma pessoa está com o sistema imunológico fraco, sendo preciso procurar um médico para o diagnóstico.

Se você suspeita que seu sistema imune esta fraco, indico nossa matéria com super dicas para reforçar o sistema imunológico naturalmente.

Este Post te ajudou?
  
  • açúcar enfraquece o corpo
  • carne vermelha sistema imunologico
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: