11 sinais que podem indicar que você tem diabetes

Rudney Diabetes, Doenças 02-07-16 diabete, Diabetes, sintomas de diabetes comentários

Em 2000, a OMS estimou que mais de 171 milhões de pessoas em todo o mundo são diabéticas, e o que é pior, em 2030 esse número será de pelo menos 370 milhões. Uma cifra extraordinariamente alta. A má alimentação, o aumento da taxa de obesidade e o estresse estão os culpados para esse aumento.

Existem diferentes tipos de diabetes e todas são caracterizadas por problemas para manter um nível de açúcar no sangue saudável. Quando estamos com diabetes, nosso corpo pode apresentar alguns sinais de alerta que devemos ficar atentos e suspeitar desta doença.

Sinais e sintomas de diabetes

1 – Urinar com frequência

De acordo com dados, as pessoas saudáveis urinam uma média de quatro a sete vezes por dia, dependendo da quantidade de líquido e esportes que praticam. Quando se é incapaz de assimilar a glicose, como as pessoas com diabetes, ela é eliminada pela urina, o que aumenta seu volume.

2 – Sede constante

A consequência do aumento da frequência da urina, é uma sede terrível, porque nosso corpo precisa repor os líquidos perdidos para não ficar desidratado.

3 – Fadiga

A insulina converte a glicose no sangue em energia necessária para desenvolver os nossos processos de vida. No entanto, com a redução da insulina no sangue experimentada por pacientes com diabetes, o corpo não recebe a energia que precisa, por isso há um aumento do cansaço.

4 – Fome

Consciente de que precisa de energia, nosso cérebro envia um sinal de fome mais vezes ao dia, ironicamente por alimentos ricos em carboidratos e açúcares, o que provoca um círculo vicioso.

5 – Visão turva

Vimos que o excesso de glicose no sangue não metabolizada é expelida na urina, no entanto, se não tratada, pode afetar outros órgãos.

Assim, a composição do humor vítreo dos nossos olhos muda quando você tem diabetes, o que pode criar visão turva, danos na retina e até mesmo cegueira permanente.

6 – Cicatrização lenta de feridas

A glicose diminui a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, o que pode causar danos nos tecidos. Por esta razão, feridas, cortes, arranhões e contusões levam mais tempo para curar.

7 – Formigamento, dor e dormência nas extremidades

Não só problemas de cicatrização, mas a diminuição do oxigênio também provoca dormência nas mãos e nos pés. Uma sensação desagradável que pode ser acompanhada de dor e ardor.

8 – Manchas escuras sobre a pele

Altos níveis de glicose podem fazer com que as células da pele se reproduzam e se desprendam mais rapidamente, criando manchas escuras na pele, principalmente em dobras como o pescoço e axilas.

9 – Gengivas sensíveis e inchadas

Como os pacientes com diabetes têm dificuldade em lutar contra lesões e infecções, são mais propensos a sofrer de doença periodontal, inflamação e sangramento nas gengivas.

10 – Infecção fúngica

Uma série de vários casos infecção por fungos, em uma ou mais partes do corpo, é um indicador de algum tipo de diabete.

11 – Perda de peso

A diabetes é uma doença relacionada, em muitos casos, mas não em todos, com a obesidade. No entanto, muitos pacientes percebem uma perda de peso espontânea sem mudar seus hábitos alimentares.

Isso ocorre, porque a glicose no sangue e a maior frequência ao urinar, pode nos fazer perder calorias extras, mas em última análise, é um reflexo de um problema médico e nutricional.

Fatos a considerar

Você não vai acordar um dia e, de repente, estará com sede, com fome e vontade de urinar o tempo todo. Esses sintomas de diabetes ocorrem gradualmente e, de fato, a maioria das pessoas não sabem que têm a doença em suas primeiras ou até mesmo na fase média.

Quanto mais tempo você ficar sem controlar a diabetes, maior o risco de doença cardíaca, doença renal, amputação, cegueira e outras complicações graves. Sugerimos que as pessoas com fatores de risco para diabetes, como um histórico familiar ou excesso de peso, sejam avaliados numa base regular.

Mais informações

Lembre-se, nenhum desses sintomas é por si só uma comprovação de um alerta que devemos procurar um médico. Mas, se ocorrem frequentemente e combinados ou sem razão aparente, são uma boa razão para realizar uma consulta médica, ainda mais se há casos de diabetes na família.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: