11 benefícios da lentilha para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 21-11-15 lentilha, lentilha beneficios, lentilhas comentários

As lentilhas são leguminosas (plantas que produzem grãos contidos em vagens), originários da Ásia, e se espalharam pelo mundo. São ricas proteínas e fibras, zinco, selênio (antioxidante, que protege as células do organismo humano contra a oxidação), além de ferro e vitaminas B1, B3 e B6.

É um alimento ideal para crianças e atletas por sua grande quantidade de ferro e de proteínas. O ferro faz com que seja altamente recomendável para aqueles que sofrem de anemia, e sua fibra facilita o trânsito intestinal, prevenindo a constipação. É também um alimento rico em proteínas, que pode substituir a carne na dieta de vegetarianos e veganos.

Propriedades da lentilha

As lentilhas, como outras leguminosas, são caracterizadas por alimentos com uma elevada concentração de nutrientes. As lentilhas são uma grande fonte de proteínas e carboidratos complexos, em particular, são ricas em amido, um tipo de carboidrato que fornece muita energia. Outra vantagem de lentilhas é a sua quantidade de fibra e baixo teor de gordura, o que a torna uma aliada das dietas para perder peso.

Além disso, este vegetal é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E. Tem minerais como potássio, fósforo, cálcio, ferro, magnésio e sódio, além de outros nutrientes essenciais, tais como o ácido fólico e antioxidantes que protegem as células do corpo contra a oxidação.

É muito aconselhável consumir lentilha durante a lactação e gravidez, por conter ácido fólico e proteínas. As propriedades da lentilha também auxiliam na saúde e fortalecimento dos dentes, ossos, cabelo, pele e unhas, e são anticancerígenas.

Benefícios da lentilha

Reduzir o colesterol

As lentilhas, ajudam a reduzir o colesterol no sangue, pois contém níveis elevados de fibra solúvel. Níveis reduzidos de colesterol reduzem o risco de doença cardíaca e derrame, mantendo as artérias saudáveis. Além disso, há evidências de que as lentilhas têm a capacidade de diminuir a produção de colesterol no fígado, o que, da mesma forma, ajuda a reduzir os níveis dos mesmos no corpo.

Saúde Cardiovascular

Vários estudos têm demonstrado que a ingestão de alimentos ricos em fibras, tais como lentilhas reduz o risco de doença cardíaca. Aa lentilhas também são uma grande fonte de folato e magnésio. O folato, reduz os níveis de homocisteína, um fator de risco grave para a doença cardíaca, enquanto o magnésio melhora o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes através do corpo. Baixos níveis de magnésio estão diretamente associados com doença cardíaca.

Saúde Digestiva

A fibra dietética insolúvel encontrada na lentilha ajuda a prevenir a constipação e outros distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável e diverticulose.

Estabiliza o açúcar no sangue

Adicionado aos muitos benefícios da fibra solúvel, o consumo de lentilhas melhora significativamente a digestão e permite estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Isso pode ser especialmente útil para as pessoas com diabetes, resistência à insulina ou hipoglicemia.

Poderosa fonte de energia

As lentilhas são uma fonte incrível de energia por sua grande quantidade de carboidratos complexos que possui, por isso são um alimento essencial para os atletas. Também são uma boa fonte de ferro, que transporta oxigênio por todo o corpo e é essencial para a produção de energia e para aumentar o metabolismo.

Ajuda a perder peso

Embora contenha todos estes nutrientes benéficos, a lentilha ainda contém poucas calorias e praticamente nenhuma gordura. Uma xícara de lentilhas cozidas fornece apenas 230 calorias. Sua quantidade de fibra insolúvel, que é indigerível e passa através do corpo quase intacta, ocupa mais espaço no estômago e promove a sensação de saciedade.

Previne o câncer

Um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, em Boston (EUA), mostrou que as dietas que contenham muitas lentilhas ajudam a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama, isto se deve a seus altos níveis de isoflavonas.

Combate a anemia

Seu alto teor de ferro faz com a lentilha ajude a prevenir a anemia por deficiência de ferro ou anemia ferropriva.

Controla a pressão alta

Por ser um alimento rico em potássio, que ajuda na boa circulação e regulação da pressão arterial, é um alimento benéfico para as pessoas que sofrem de hipertensão. O potássio também ajuda a regular fluídos do corpo e pode ajudar a prevenir artrite ou doenças reumáticas.

Ossos e dentes saudáveis

A lentilha é um alimento rico em fósforo, e isso ajuda a manter os nossos ossos, dentes e pele saudável. Este mineral também ajuda a melhorar as funções biológicas do cérebro.

Gravidez saudável

O ácido fólico ou vitamina B9 presente nas lentilhas, torna o consumo deste alimento altamente recomendado para gravidez ou lactação.

Mais informações

A lentilha é um alimento especialmente consumido nas festas de fim de ano, porém, ao conhecer todos os seus benefícios à saúde, esperamos que passe a consumir este alimento mais vezes ao longo do ano.

Este Post te ajudou?
  
  • beneficios da lentilha na gravidez
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: