10 incríveis benefícios da fruta damasco para a saúde

10 incríveis benefícios da fruta damasco para a saúde

O damasco é uma fruta nativa da Ásia, de formato redondo, cor laranja e sabor doce e aveludado, muito parecida com o pêssego em sua forma natural. As propriedades e benefícios do damasco para a saúde são muitos, já que a fruta é rica em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes.

Propriedades do damasco

É um alimento que contém apenas 35 calorias por 100 gr em sua forma natural, em seu estado seco, pode conter até 250 calorias a cada 100g. Além disso, é muito rico em fibras, o que é muito bom para o nosso corpo.

– Vitaminas: Essa fruta é especialmente rica em vitamina A e C, e várias do complexo B, como B1, B2, B5, B6 e B9.

– Minerais: É um alimento rico em potássio, cálcio, ferro e fósforo. Com uma menor quantidade, podemos mencionar o magnésio, enxofre, sódio, cloro, manganês e cobre.

– Carboidratos: Os seus níveis de carboidratos são muito baixos, especialmente açúcar e glicose, referindo-se a fruta em seu estado natural.

Benefícios do damasco

As grandes propriedades saudáveis da fruta damasco são capazes de proporcionar muitos benefícios para a saúde. Confira:

1 – Cuida da pele, cabelo e visão

A vitamina A presente nesse alimento é essencial para a visão, pele, cabelos, para o correto funcionamento do sistema imunitário e tem propriedades antioxidantes, o que torna a fruta damasco uma importante aliada para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, degenerativas e câncer.

2 – Previne doenças cardiovasculares

O teor de potássio da fruta damasco faz com que seja um fruto diurético, recomendado no tratamento dietético de várias doenças cardiovasculares, como a hipertensão ou outra doença associada a retenção de líquidos.

3 – Laxante

Os damascos secos tem um efeito laxante e é rico em fibras como pectina e celulose, que ajudam a melhorar o trabalho do intestino. Enquanto fresco é um bom remédio para diarreia.

4 – Combate a anemia

O damasco seco é rico em ferro, que é muito eficaz contra a anemia, também contém cobre, que facilita a absorção do ferro pelo o corpo e ajuda a aumentar a hemoglobina, por isso, é aconselhável para pessoas com anemia e mulheres com fluxos menstruais pesados.

5 – Melhora a digestão

É aconselhável comer a fruta damasco todos os dias antes das refeições, pois ela prepara o nosso estômago para a digestão adequada dos alimentos, já que tem uma reação alcalina que neutraliza certos ácidos.

6 – Ideal para grávidas

A vitamina B9 ou ácido fólico presente nesse fruto ajuda o nosso corpo a criar novas células. É muito benéfico e necessário, especialmente durante a gravidez para evitar defeitos no bebê.

7 – Melhora a circulação

A vitamina B3 ou niacina, ajuda a manter o sistema nervoso e digestivo funcionando sem problemas. Ele também promove a circulação de sangue.

8 – Reduz o ácido úrico

Ele tem ácido málico e cítrico, que aumentam a atividade da vitamina C, favorecem a absorção de cálcio e desintoxicam o organismo, além de diminuir o ácido úrico.

9 – Rico em fósforo

A principal tarefa desse nutriente é ajudar na formação dos ossos e dentes. Mas também contribui para manter e reparar as células e tecidos.

10 – Previne o câncer

Os damascos são ricos em antioxidantes que protegem o nosso corpo dos radicais livres e dos danos às células. Os radicais livres são produzidos no corpo devido à poluição, má alimentação, raios UV e pelo cigarro. Eles impedem o processo normal de crescimento celular e podem levar à formação de células cancerosas. As vitaminas A e C, presentes nessa fruta, são poderosos antioxidantes que combatem os tumores e estimulam o sistema imunológico. As sementes de damasco também contêm um composto chamado B17, que pode combater o câncer.

Precauções

Damascos contêm ácido oxálico, que pode formar sais com certos minerais como cálcio e oxalato de cálcio, portanto, se você sofre de pedras nos rins, é preciso moderar seu consumo, pois pode piorar dua situação.

Mais informações

O damasco é, sem dúvida, uma fruta muito saborosa e também saudável para a nossa saúde. Além disso, você pode consumi-la em uma ampla gama de formas que vão desde a fruta fresca e seca, através de doces e sucos, e o uso do óleo de sementes de damasco.

  • FRUTA DAMASCO
  • propriedades do damasco
Este artigo te ajudou?
  • +10 curtiram
  • -7 não curtiram