10 grandes benefícios da goji berry para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 17-04-15 Alimentos saudáveis, frutas, goji berry comentários

A goji berry tem sido usada na China há milhares de anos para melhorar a saúde e longevidade e é um dos alimentos mais ricos em nutrientes do planeta Terra, com sua grande variedade de fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas e muito mais.

Essa frutinha ganhou popularidade nos últimos tempos, principalmente por estar sendo usada por várias celebridades, como Madonna, Victória Beckham e Mick Jagger, incluindo-as em suas dietas em várias formas e por seus muitos benefícios.

Existem inúmeros beneficios da goji berry para a saúde. O seu perfil nutricional não é encontrado em nenhum outro alimento ou fruta. No que diz respeito a macronutrientes ela contém: carboidrato (68%), proteína (12%), gordura (10%) e fibra dietética (10%). O valor calórico total de 100g dessa fruta seca é de cerca de 370 kcal.

Além disso, contém 19 aminoácidos, incluindo os aminoácidos essenciais. Também possui sais minerais como cálcio (112 mg/100g), potássio (1132mg/100g), ferro (9mg/100g), zinco (2mg/100g) e selênio (50ug/100g). As vitaminas tais como vitamina B1, B2, B6, C e E. Contém carotenoides incluindo β-caroteno, licopeno e xantofila. Também contém ácidos graxos essenciais, como o ácido linoleico que promove a perda de gordura.

Propriedades da goji berry

Analgésica
Antibacteriana
Anticancerígena
Antienvelhecimiento
Antiestresse
Anti-inflamatória
Antioxidante
Antiviral
Cardioprotetora
Cicatrizante
Desintoxicante
Digestiva
Energizante
Estimulante (libido e fertilidade)
Fungicida
Hepatoprotetora
Imunoestimulante
Nutritiva
Tônico cerebral
Tônico renal

Benefícios da goji berry

Emagrecer

Além de ser uma fruta de baixo teor de gordura (e, portanto, calorias), seus benefícios de emagrecimento não provêem dessa qualidade específica, mas por sua concentração de antocianinas. A antocianina é um antioxidante capaz de alterar a atividade dos genes encontrados nas células de gordura, de modo que, a goji berry emagrece quando consumida regularmente (ou em suma qualquer alimento rico nesse antioxidante) que ajuda a queimar gordura.

Beber suco de goji berry também tem sido usado como uma maneira de ajudar a perder peso há anos. Diz-se que reduz o apetite e acelera a queima de gordura. Uma vez que também aumenta os níveis de energia, o que torna mais fácil a prática exercícios e seguir uma dieta.

Previne o câncer

É uma fruta muito conhecida por ser extremamente benéfica quando se trata de prevenir o câncer. Neste sentido, a goji berry é especialmente rica em folato, fibras e fitoquímicos que atuam na prevenção do aparecimento de câncer.

Ela contém também polissacarídeos, que ajudam a inibir a proliferação de células HeLa, um certo tipo de células cancerígenas.

Benéfica para a saúde dos olhos

São especialmente ricas em carotenoide, um nutriente que é muito importante para a saúde dos olhos, ajudando na prevenção de doenças que podem afetar a visão. Estudos revelam também quantidades significativas de zeaxantinas, que melhoram as funções da retina.

Retarda o envelhecimento

Por ser rica em antioxidantes, a fruta goji berry ajuda a prevenir os danos dos radicais livres no nosso corpo e previne o envelhecimento de maneira eficaz.

Reduz a celulite

Por sua ação anti-inflamatória, consequentemente ajuda a melhorar a celulite, que é caracterizada por uma inflamação. Seu alto teor de fibras também ajuda a diminuir o colesterol, outro fator importante para o aparecimento das celulites.

Fortalece o sistema imunológico

Sua grande quantidade de vitamina C aumenta produção de glóbulos brancos, que compõe o sistema imunológico e ajudam a combater estruturas estranhas do corpo e a prevenir doenças.

Previne doenças cardiovasculares

Essa fruta diminui o risco de doenças cardiovasculares por sua ação antioxidante e por diminuir a oxidação do colesterol ruim (LDL), isso ocorre graças a seu conteúdo de vitaminas C, E e A. A vitamina B6 também ajuda na degradação de uma substância chamada homocisteína, que em excesso, eleva os riscos de doenças cardiovasculares.

Protege o cérebro

Os ácidos graxos essenciais presente na goji berry auxiliam na síntese de hormônios e no funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Sua grande ação antioxidante e seu conteúdo de vitaminas do complexo B também auxiliam para evitar problemas neurológicos.

Combate o estresse

Estudos têm revelado que a gojiberry ajuda a aliviar o estresse e promove a sensação de calma e bem-estar, reduzindo as quantidades de cortisol liberadas no organismo durante períodos de estresse.

Cuida da pele

Uma pesquisa da Universidade de Sidney, mostrou que os carotenoides presentes nesta fruta proporcionam também benefícios para a pele, além de oferecer fotoproteção adicional em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioletas.

Contra-indicações da goji berry

Realmente são poucos os casos de efeitos colaterais graves após o consumo de goji berry. Alguns estudos alertam para a possível interação do anticoagulante Varfarina com o consumo desse alimento, podendo causar efeitos colaterais.

Há relatos também que essa fruta pode interagir com medicamentos para diabetes e pressão arterial elevada. Se você tem uma alergia ao pólen, pode ter algumas complicações devido à proximidade do fruto e das flores. No entanto, se consumido com moderação, a goji berry parece ser segura e ter zero contra-indicações.

Você também deve ter cuidado se for intolerante a Solanaceae, pois o goji berry é da mesma família dos vegetais como tomate, berinjela, pimentões, batatas, entre outros.

Muitas vezes, o problema não é a própria fruta, mas os conservantes que contém, porque é um fruto muito delicado. Ao adquirir tente comprar um produto de qualidade.

Mais informações

Essa é a frutinha do momento e porque não aderir a essa moda saudável? A goji berry fruta é mais um de super-alimento devido a grande quantidade de nutrientes que carrega e seus benefícios para a saúde, que são simplesmente incríveis.

A goji berry funciona mesmo e pode ser consumida diretamente, como um chá, sopa, em sucos ou misturadas com qualquer receita, a gosto. Agora que você sabe o que é goji berry, pode parecer difícil de acreditar que um pequeno fruto pode ser tão saudável, no entanto, faça uso e sinta você os benefícios desse alimento. Não se esqueça de deixar nos comentários o que você achou dela.

Este Post te ajudou?
  
  • goji berry cicatrizante
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: