10 fatos sobre a menopausa que nunca te contaram

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 20-08-16 menopausa, menopausa sintomas, sintomas da menopausa comentários

A menopausa ocorre quando os ovários da mulher deixam de produzir óvulos. Isso acontece naturalmente entre os 40 e 50 anos na vida. Nessa época, o corpo da mulher produz menos estrogênio e progesterona, o que pode causar várias mudanças no corpo.

Geralmente, a menopausa vem acompanhada de ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor repentinas e outros sintomas. No entanto, durante esta fase, a mulher pode sofrer outros incômodos que muitas pessoas não conhecem, o que causa várias dúvidas.

Sintomas pouco conhecidos da menopausa

1 – Palpitações

Antes de atingir a menopausa, na fase chamada “perimenopausa”, algumas mulheres começam a sentir palpitações cardíacas, isto pode ser devido a um problema cardíaco ou fluxos hormonais, se estas palpitações causam tonturas ou vertigens, é aconselhável buscar ajuda médica.

2 – Aumento do mau colesterol

Nesta fase, a mulher produz uma grande quantidade de estrogênio, que ajuda a regular períodos, mas também mantém os níveis de LDL (colesterol ruim) altos, além de reduzir o colesterol bom. Por isso, é importante manter uma dieta saudável para evitar essas flutuações de colesterol.

3 – Você pode se sentir menos “social”

Se você é uma pessoa sociável, talvez essa mudança te surpreende. A menopausa é um período de introspecção, que se traduz em alterações emocionais que podem afetar sua vida social. Nesta fase, as mulheres tendem a ser mais egoístas e pensam mais em si mesmas, deixando os outros de lado.

Mas esta não é uma mudança na personalidade, é apenas uma fase acompanhada por alterações no humor muito abruptas, o que deve ser levado em conta, por aqueles ao seu redor e por si mesma para encontrar uma maneira de viver de uma forma sociável com os outros.

4 – É hora de se tornar mais saudável

Muitos alimentos industrializados que comemos contêm substâncias que desregulam os hormônios, o que afeta diretamente as mulheres que atravessam a menopausa. Então, é hora de consumir alimentos mais saudáveis ​​e naturais.

Uma dieta adequada ajuda em todas as fases da vida, e ainda mais durante a menopausa, onde pode existir uma falta de magnésio, sais minerais e vitaminas, entre outros.

5 – Renovar o seu hidratante

Na menopausa, os níveis mais baixos de estrogênio, além da baixa produção de gordura da pele, resultam em uma pele seca e escamosa. É por isso que temos de mudar o hidratante para um mais poderoso. Também é recomendado beber mais água para se manter hidratado.

6 – Prepare-se para as ondas de calor

As ondas de calor são provavelmente o sintoma mais conhecido da menopausa. Ioga ou técnicas de respiração são recomendadas para diminuir a intensidade das ondas de calor. Algumas infusões, como a de raízes Ruibarbo e dong quai, também podem ajudar para reduzir esse problema.

7 – O exercício será o seu aliado

Um sintomas da menopausa mais odiados é o ganho de peso. O aumento da produção de estrogênio faz com que nosso corpo mantenha certa gordura corporal (especialmente no abdômen e quadris). É por isso que ter uma boa rotina de treino nesta fase é essencial, e não só para manter o peso, os exercícios também melhoram o humor e o sono.

8 – Alterações no cabelo

As alterações hormonais da menopausa deixam o cabelo fino, enfraquecido, seco e em alguns casos pode cair. Recomenda-se não utilizar produtos químicos e optar por tratamentos naturais que ajudam a fortalecer o cabelo.

9 – Você estará mais sensível

Nesta fase, os hormônios são tumultos, o que para algumas mulheres se traduz em maior sensibilidade. É por isso que as mudanças de humor são abundantes naqueles dias, e seus hormônios estarão em uma montanha russa de emoções.

10 – Vai aumentar o sono

Como mencionado anteriormente, os hormônios da menopausa afetam seu peso e os níveis de energia, como um resultado disso, acaba aumentando a sensação de sono. Os especialistas recomendam uma sesta por dia durante 20 a 30 minutos.

Mais informações

É importante destacar que estes sinais e sintomas podem afetar ou não uma mulher, e ser mais graves para algumas do que para outras. Se você está sofrendo com este período, procure ajuda de seu médico para enfrentar a menopausa sem que ela atrapalhe sua vida.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: