10 benefícios surpreendentes das sementes de chia

Rudney Alimentos Saudáveis, Cereais 23-01-15 benefícios chia, chia, semente de chia comentários

As sementes de chia estão na moda. Mas você realmente sabe quais são os benefícios da semente de chia? A chia, ou Salvia hispanica, é uma planta herbácea da família das lamiáceas. Por milhares de anos foi usada nas civilizações maias e astecas e com razão, porque sementes de chia são carregadas com vitaminas, minerais, ácidos graxos, além de proporcionar muitos outros benefícios.

Eles são ideais para os atletas, mas também totalmente saudáveis para a vida cotidiana de qualquer pessoa. Outro ponto positivo é que essas sementes nutritivas podem ser incorporadas em qualquer alimento sem alterar o seu sabor, em sopas, em saladas, em iogurtes, em grãos… Você pode combiná-las com o que quer!

As sementes de chia não contêm glúten, possuem Ômega 3, antioxidantes e fibras. Aqui estão alguns nutrientes da semente de chia:

– 5 vezes mais cálcio do que o leite.
– 3 vezes mais antioxidantes que mirtilos.
– 3 vezes mais ferro que o espinafre.
– 2 vezes mais fibra que a aveia.
– 2 vezes mais proteína do que qualquer vegetal.
– 2 vezes mais potássio do que bananas.

10 benefícios da semente de chia para a saúde

1 – Benefícios da semente de chia para controlar a fome

Sementes de chia são cheias de fibra de modo que são uma boa opção para conter a fome. São fáceis de digerir, mas criam uma sensação de saciedade que nos ajuda a nos controlar a fome entre as refeições.

2 – Benefícios da semente de chia para nos manter hidratado

As semente de chia absorve de 10-12 vezes do seu peso em água, que ajuda a manter-se bem hidratado. Elas são boas para os atletas e pessoas que são normalmente muito ativa. Você pode consumi-las antes de ir para a academia ou correr.

3 – Fonte saudável de Ômega 3

O ômega 3 é bom para o sistema nervoso central, para as células e para muitos de nossos órgãos vitais. Ele também mantém a nossa pele e cabelos brilhantes. Há evidências de que as sementes de chia contêm mais deste ácido graxo que alguns peixes como o salmão.

4 – Protegem contra os efeitos nocivos do ambiente

Protegem contra a poluição, fumaça de cigarro e raios UVA. Embora não tomamos consciência sobre o perigo desses efeitos nocivos, eles podem ser muito prejudiciais para nossa saúde. Consumir chia diariamente ajuda a ter uma proteção ideal por causa de seus nutrientes.

5 – Benefícios da semente de chia para ter energia extra

Se você está procurando uma solução para se manter ativo desde a manhã ou render mais nos exercícios, as sementes de chia são feitas para você. Elas contêm o dobro do potássio do que bananas e duas vezes a quantidade de proteína do que qualquer vegetal. Uma combinação perfeita, certo?

6 – Benefícios da semente de chia para emagrecer

Sementes de chia vão ajudá-lo a encontrar o seu peso ideal. Graças ao seu conteúdo de fibras, que ajudam no processo digestivo e controlam a fome. Além disso, ao entrar em contato com a água formam um revestimento hipocalórico e ainda aumentam dez vezes seu peso dentro do estômago, o que da sensação de saciedade.

7 – Benefícios da semente de chia para ganhar massa muscular

A chia fornece energia extra e também graças ao seu alto teor de fibras e de proteína, aumenta a massa muscular e regenera tecidos.

8 – Benefícios da semente de chia para aliviar dores nas articulações

Você tem dor nas articulações? Consuma sementes de chia! Seus ácidos graxos ômega 3 fornecem propriedades anti-inflamatórias, por isso, comer chia diariamente ajuda a reduzir significativamente a dor de suas articulações.

9 – Propriedades depurativas e antioxidantes

Sementes de chia ajudam a eliminar líquidos e toxinas, regulam a flora intestinal, previnem a oxidação das células e beneficiam muitas outras características que nos manter bem por dentro e refletem por fora.

10 – Benefícios da semente de chia de uma forma geral

Reduz o colesterol e triglicérides, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce, melhoria na imunidade do organismo, auxílio no funcionamento intestinal, elimina as gorduras e toxinas do corpo, fornecimento de energia, fortalecimento muscular, previne diabetes e doenças cardiovasculares, controla a pressão sanguínea.

Mais informações

Como podemos ver, a semente de chia é um verdadeiro superalimento capaz de trazer grandes benefícios para nossa saúde em geral, devido as suas muitas propriedades saudáveis, e um alimento que devemos consumir diariamente.

Como falamos, essa semente pode ser incorporada em qualquer receita, sem mudar seu sabor e ainda torná-la mais saudável, se você quiser uma opção de receita saudável aprenda a fazer um suco verde energizante com chia e açaí.

Este Post te ajudou?
  
  • chia para que serve as articulações
  • chia e articulacoes
  • chia benefícios cabelo unha
  • comer semente de chia petigo
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: