10 benefícios surpreendentes das sementes de chia

10 benefícios surpreendentes das sementes de chia

As sementes de chia estão na moda. Mas você realmente sabe quais são os benefícios da semente de chia? A chia, ou Salvia hispanica, é uma planta herbácea da família das lamiáceas. Por milhares de anos foi usada nas civilizações maias e astecas e com razão, porque sementes de chia são carregadas com vitaminas, minerais, ácidos graxos, além de proporcionar muitos outros benefícios.

Elas são ideais para os atletas, mas também totalmente saudáveis para a vida cotidiana de qualquer pessoa. Outro ponto positivo é que essas sementes nutritivas podem ser incorporadas em qualquer alimento sem alterar o seu sabor, em sopas, em saladas, em iogurtes, em grãos… Você pode combiná-las com o que quer!

As sementes de chia não contêm glúten, possuem Ômega 3, antioxidantes e fibras. Aqui estão alguns nutrientes da semente de chia:

  • – 5 vezes mais cálcio do que o leite
  • – 3 vezes mais antioxidantes que mirtilos/li>
  • – 3 vezes mais ferro que o espinafre
  • – 2 vezes mais fibra que a aveia
  • – 2 vezes mais proteína do que qualquer vegetal
  • – 2 vezes mais potássio do que bananas

Além das sementes de chia, você pode usar também o óleo de chia e a farinha de chia, que são também muito nutritivos e proporcionam grandes benefícios à saúde.

Chia para que serve

Reduz o colesterol e triglicérides, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce, melhoria na imunidade do organismo, auxílio no funcionamento intestinal, elimina as gorduras e toxinas do corpo, fornece energia, ajuda no fortalecimento muscular, previne diabetes e doenças cardiovasculares, e controla a pressão sanguínea.

Benefícios da chia

beneficios surpreendentes das sementes de chia

1 – Benefícios da semente de chia para controlar a fome

Sementes de chia são cheias de fibra de modo que são uma boa opção para conter a fome. São fáceis de digerir, mas criam uma sensação de saciedade que nos ajuda a nos controlar a fome entre as refeições.

2 – Benefícios da semente de chia para nos manter hidratado

As semente de chia absorvem de 10-12 vezes do seu peso em água, que ajuda a manter-se bem hidratado. Elas são boas para os atletas e pessoas que são normalmente muito ativas. Você pode consumi-las antes de ir para a academia ou correr.

3 – Fonte saudável de Ômega 3

O ômega 3 é bom para o sistema nervoso central, para as células e para muitos de nossos órgãos vitais. Ele também mantém a nossa pele e cabelos brilhantes. Há evidências de que as sementes de chia contêm mais deste ácido graxo que alguns peixes como o salmão.

4 – Protegem contra os efeitos nocivos do ambiente

Protegem contra a poluição, fumaça de cigarro e raios UVA. Embora não tomamos consciência sobre o perigo desses efeitos nocivos, eles podem ser muito prejudiciais para nossa saúde. Consumir chia diariamente ajuda a ter uma proteção ideal por causa de seus nutrientes.

5 – Benefícios da semente de chia para ter energia extra

Se você está procurando uma solução para se manter ativo desde a manhã ou render mais nos exercícios, as sementes de chia são feitas para você. Elas contêm o dobro do potássio do que bananas e duas vezes a quantidade de proteína do que qualquer vegetal. Uma combinação perfeita, certo?

6 – Benefícios da semente de chia para emagrecer

Sementes de chia vão ajudá-lo a encontrar o seu peso ideal. Graças ao seu teor em fibras, que ajudam no processo digestivo e controlam a fome. Além disso, ao entrar em contato com a água formam um revestimento hipocalórico e ainda aumentam dez vezes seu peso dentro do estômago, o que da sensação de saciedade.

7 – Benefícios da semente de chia para ganhar massa muscular

A chia fornece energia extra e também graças ao seu alto teor de fibras e de proteína, aumenta a massa muscular e regenera tecidos.

8 – Benefícios da semente de chia para aliviar dores nas articulações

Você tem dor nas articulações? Consuma sementes de chia! Seus ácidos graxos ômega 3 fornecem propriedades antiinflamatórias, por isso, comer chia diariamente ajuda a reduzir significativamente a dor de suas articulações.

9 – Propriedades depurativas e antioxidantes

Sementes de chia ajudam a eliminar líquidos e toxinas, regulam a flora intestinal, previnem a oxidação das células e beneficiam muitas outras características que nos manter bem por dentro e refletem por fora.

10 – Benefícios da semente de chia para a pele

Pesquisadores do México descobriram que as sementes de chia têm uma concentração total de fenólicos naturais (antioxidantes) quase duas vezes maior que a relatada anteriormente, e a sua atividade antioxidante mostrou que interrompe até 70% da atividade de radicais livres.

Essencialmente provando que as sementes de chia são um dos antioxidantes mais ricos da natureza. Os antioxidantes aceleram os sistemas de reparação da pele e evitam danos adicionais. Tomar sementes de chia pode prevenir o envelhecimento cutâneo prematuro devido à inflamação de danos nos radicais livres.

Chia emagrece

Como já mencionado nos benefícios da chia, essa pequena semente tem um grande potencial para ajudar no emagrecimento saudável. No entanto, temos que salientar que nenhum alimento único, pode causar a perda de peso por conta própria. Para perder peso da maneira saudável, você precisará seguir uma dieta equilibrada que ofereça menos calorias do que você queima todos os dias, dessa forma, seu corpo usa sua gordura como fonte de energia. O número de calorias que você precisa diariamente depende de vários fatores, incluindo a sua altura, peso, composição corporal, nível de atividade, idade e gênero.

As sementes chia são embaladas com fibra dietética, aproximadamente 34 gramas em 100 gramas de sementes. Isso contribui com uma quantidade significativa para seus objetivos diários de ingestão de fibra, que podem variar de 21 a 38 gramas por dia, dependendo do seu sexo e idade. Comer mais fibra é uma ótima maneira de perder peso, mesmo que você não faça outras mudanças na dieta.

Um estudo de 2014 analisou o efeito de comer farinha de chia cada dia por 12 semanas. Os autores descobriram que os sujeitos do estudo que comeram chia a cada dia experimentaram um pouco mais de perda de peso do que aqueles que não comeram, e também tiveram uma pequena redução no tamanho da cintura, o que sugere que a chia ajudou a queimar a gordura da barriga.

De acordo com uma pesquisa de 2015, comer 30 gramas de fibra diariamente pode ajudá-lo a perder tanto peso quanto se você estivesse uma dieta rígida.

As sementes de chia também são relativamente altas em calorias e gorduras. Duas colheres de sopa têm 138 calorias e 9 gramas de gordura (1 grama saturada). Quando usada com moderação, as sementes de chia podem ajudá-lo a se sentir mais satisfeito e com menos probabilidade de comer demais. Ainda assim, se você comer demais ao longo do dia, você pode superar seu limite diário de calorias.

Chia como consumir

As sementes de chia têm um sabor leve e podem ser facilmente adicionadas a uma variedade de receitas, mas mastigar pequenas sementes, como o linho ou a chia, geralmente não faz com que os óleos ômega-3 e outros nutrientes estejam prontamente disponíveis para digestão e assimilação. A melhor maneira de acessar suas vitaminas e minerais é moendo-as ou colocando-as de molho para formar um gel.

Esses processo torna as sementes muito mais fáceis digerir, e seu corpo pode então acessar os nutrientes densos dentro das sementes. Para fazer o gel da semente de chia, você deve colocar uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante no mínimo 30 minutos. O gel de sementes de chia deve ser consumido logo após seu preparo.

Como as sementes de chia podem conter até 12 vezes o peso na água, são maravilhosas para evitar a desidratação. No entanto, se optar por não molhá-las, elas também podem absorver água de você durante a digestão. Portanto, certifique-se de beber muita água durante todo o dia para manter seu corpo hidratado.

Outra opção é triturar as sementes de chia em um liquidificador ou mixer para fazer a farinha de chia. Quando pronta, essa farinha pode ser usada na maioria das receitas sem glúten, como panquecas, muffins, pães e até pastas. Ao moer sementes ricas em ômega-3, é importante armazená-las em um recipiente de vidro selado na sua geladeira ou freezer.

Se você optar por incorporá-las na sua dieta, é melhor fazer isso gradualmente. A chia é rica em fibras, então comece com uma pequena quantidade e não deixe de beber bastante água. A dose diária recomendada é de 1 a 2 colheres de sopa de sementes secas, comece devagar e dê tempo ao seu corpo para se ajustar ao aumento da ingestão de fibras.

Receitas com chia

Pudim de chia

O pudim de sementes de chia é delicioso e saudável embalado com proteínas, ômega-3, antioxidantes e cálcio que você pode fazer em menos de 5 minutos.

Ingredientes

  • – 2 xícaras de leite de coco (caseiro ou natural)
  • – 1/2 copo de sementes de chia
  • – 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • – 1 colher de sopa de mel
  • – Opcional: 1/4 colher de chá de canela em pó

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes, exceto as sementes de chia, em um liquidificador até ficar homogêneo. Em seguida, bata mais um pouco com as sementes de chia.

Despeje a mistura em um frasco ou recipiente de vidro e coloque no refrigerador por pelo menos 4 horas ou durante a noite para deixar gelar. Mexa ou bata algumas vezes na primeira hora para ajudá-lo a gelar uniformemente.

Mousse de chia

  • – 1/4 xícara de sementes de chia
  • – 2 xícara de leite de coco
  • – 2 colheres de sopa de manteiga de coco (não use óleo de coco)
  • – 3 colheres de sopa de mel, a gosto
  • – 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • – 1/3 de xícara de cacau em pó
  • – Pitada de sal marinho
  • – Cobertura: amêndoas picadas

Modo de Preparo

Processe as sementes de chia até serem moídas em um pó fino e reserve. Em um processador de alimentos, processe o leite de coco, a manteiga de coco, o mel, a baunilha e uma pitada de sal marinho. Adicione o pó de cacau e processe até ficar uma mistura completamente lisa.

Meça 1/4 xícara de farinha de semente de chia e adicione ao processador de alimentos. Continue a processar até que o mousse esteja suave e não permaneçam aglomerados. Despeje a mistura em uma tigela grande ou tigelas individuais. Deixe refrigerar por 24 horas antes de servir.

Para servir, cubra a mousse de chocolate com as amêndoas torradas e o coco.

Suco de chia

Ingredientes

  • – 1 xícara de água de coco
  • – 2 colheres de sopa de suco de abacaxi
  • – 1 colher de sopa de sementes de chia

Modo de Preparo

Agite bem todos os ingredientes em um recipiente fechado e deixe descansar por 15 minutos para que as sementes de chia se expandam. Beba logo em seguida.

Mais informações

Como podemos ver, a semente de chia é um verdadeiro superalimento capaz de trazer grandes benefícios para nossa saúde em geral, devido as suas muitas propriedades saudáveis, e um alimento que devemos consumir diariamente.

Como falamos, essa semente pode ser incorporada em qualquer receita, sem mudar seu sabor e ainda torná-la mais saudável, se você quiser uma opção de receita saudável aprenda a fazer um suco verde energizante com chia e açaí.

  • chia benefícios cabelo unha
  • comer semente de chia petigo
  • chia para que serve as articulações
  • chia e articulacoes
Este artigo te ajudou?
  • +48 curtiram
  • 0 não curtiram