10 benefícios da abóbora para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 27-10-15 abobora, semente de abobora comentários

A abóbora é caracterizada por ser um dos vegetais extremamente saudáveis, que além de ser benéfica para a saúde, é ideal em dietas de emagrecimento, pois é baixa em calorias. Outra vantagem desse alimento para quem busca perder peso, é que contém elevada presença de água e é rica em fibras.

É um vegetal que ajuda a remover a gordura do corpo, impede a constipação e reduz a inflamação, graças ao seu teor de cobre, vitamina C e beta-caroteno. É vermífuga e tenífuga, tornando-se essencial para combater vermes intestinais.

Propriedades de Abóbora

A abóbora tem as seguintes propriedades:

– Vermífuga (elimina vermes intestinais)
– Tenífugas (remove tênia)
– Antipirético
– Antidiarreico
– Laxante
– Antiprostático
– Emoliente
– Cicatrizante
– Diurético
– Hipotensor

Benefícios da abóbora

Além de ser um alimento doce e rico em nutrientes, também fornece muitos benefícios para a sua saúde. Isto é porque o seu elevado teor de vitaminas A, B e C e sais minerais (cobalto, boro, zinco, cálcio, magnésio, ferro e potássio), ajudam nosso organismo a funcionar corretamente.

Emagrecer

A abóbora é uma excelente fonte de fibra, que é essencial para perda de peso e para um sistema digestivo saudável. Cada porção de abóbora contém cerca de 3 gramas de fibra, por isso é ideal para pessoas que estão tentando perder peso. Ela também é baixa em calorias e lhe dá a sensação de saciedade por um longo tempo.

Sua alta concentração em fibras também melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a constipação. Deve-se notar que este vegetal tem um caráter saciante elevado e ajuda a eliminar a vontade de comer doce.

Saúde da próstata

A saúde da próstata é essencial para o bem-estar dos homens. As abóboras são uma rica fonte de zinco, um mineral essencial para uma próstata saudável. A presença deste mineral faz desse vegetal um alimento ideal para homens reduzirem seu risco de câncer de próstata.

Combate a diabetes

São alimentos úteis para pessoas que sofrem de diabetes. Estudos sugerem que sementes de abóbora melhoram os níveis de insulina, ajudam a manter o diabetes sob controle e previnem as complicações relacionadas à essa doença, reduzindo os níveis de estresse oxidativo.

Melhora o sono

As sementes de abóbora ajudam a melhorar a qualidade do nosso sono. Este super alimento contém um aminoácido chamado triptofano, o qual é convertido para a serotonina e melhora o sono e nosso humor.

Protege os olhos

A abóbora, sendo rica em beta-caroteno, precursor da vitamina A, é muito útil para aqueles com problemas oculares como fotofobia, secura ocular ou cegueira noturna. Uma vez que o beta-caroteno é convertido em vitamina A ou retinol depois de ser absorvido no corpo, estas substâncias são essenciais para a visão, bem como para a pele. Além disso, ajuda também no funcionamento do nosso sistema imunitário.

Previne o câncer

O beta-caroteno, além de ser bom para seus olhos e sua pele, ajuda a combater o câncer. Uma pesquisa mostrou que pessoas que têm uma dieta rica em beta-caroteno podem ter um menor risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata e câncer de pulmão.

As vitaminas A e C são “uma espécie de esquadrão de defesa das células”, ambas são potentes antioxidantes, e agem como escudos para nossas células contra os radicais livres que causam o câncer.

Melhor a imunidade

Procurando uma maneira de protegê-lo de doenças e melhorar o seu sistema imunológico? Aposte na abóbora. A grande quantidade de vitamina A que fornece, nos ajuda a combater infecções, vírus e doenças infecciosas. O óleo de abóbora ainda ajuda a combater diversas infecções causadas por bactérias e fungos. Além disso, a abóbora tem cerca de 20% da dose diária recomendada de vitamina C, que também serve para nos proteger de doenças.

Diurético

A leveza da abóbora, com seu alto teor de potássio, faz deste alimento ideal para remover fluidos corporais. Este mineral promove a diurese através do aumento da quantidade de líquido, bem como a frequência de micção. Portanto, seu consumo habitual nos ajuda a prevenir a retenção de líquidos.

Promove o bem-estar

São tão boas que podem fazer você se sentir bem e melhorar o seu humor. Ela contém triptofano, que ajuda a combater a depressão. O corpo converte o triptofano em serotonina e niacina, que melhoram o humor e fazem você se sentir mais feliz.

Cuida da pele

A abóbora elimina a pele áspera, com a ajuda de máscaras de sua polpa. Esta mesma preparação pode ser usada para aumentar a circulação em caso de queimaduras, combater dores reumáticas, aliviar dores de cabeça e estimular a função pancreática, ajudando a regular os níveis de glicose no sangue, tornando-se extremamente benéfica na dieta de pessoas com diabetes.

O poder de neutralização de radicais livres dos carotenoides presentes nas abóboras alaranjadas ajudam a prevenir o câncer de pele e manter a pele livre de rugas. Também é de grande ajuda para proteger a pele contra os danos causados pelo sol.

Efeitos colaterais da abóbora

A abóbora não tem efeitos colaterais (exceto intolerância a qualquer um dos seus componentes). Em relação a sementes de abóbora, também não foram descritos efeitos adversos em particular, exceto em casos raros de problemas de estômago.

Mais informações

Um dos principais benefícios da abóbora é sua rica concentração de antioxidantes, que são substâncias que protegem nossas células e favorecem nosso organismo de diferentes maneiras. Além disso, desse alimento se aproveita tudo, suas flores são usadas principalmente em saladas e de suas folhas podemos fazer chás.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: