Tratamentos alternativos para o alcoolismo

Rudney Dicas Saúde, Tratamentos 22-01-16 álcool, alcoolismo comentários

O alcoolismo é uma doença definida como o vício pelo álcool que afeta não só a nossa saúde, mas muitos aspectos da nossa vida, como aspecto social e produtivo, causando danos irreversíveis para o fígado e cérebro, graves intoxicações, podendo ser fatal, além de nos tornar mais propensos a acidentes.

O álcool mesmo que seja uma substância cujo consumo é habitual, quando se torna um vício, pode controlar nossas vidas. O alcoolismo começa quando você bebe em situações sociais onde este comportamento é aceito. Então passa a beber por qualquer motivo: para se acalmar, para alegrar, para comemorar, e assim por diante. Logo a pessoa não necessita de desculpas para beber e, eventualmente, a dependência de álcool a controlada completamente.

O excesso de álcool pode levar a:

– Depressão
– Ansiedade
– Perda da memória
– Falta de coordenação
– Exacerbação de comportamento anti-social (agressão) e outros transtornos de personalidade.
– Problemas no fígado
– Reflexos lentos

Tratamentos para alcoolismo

Superar o alcoolismo leva tempo, muitas vezes o paciente pode reduzir a ingestão de álcool gradualmente até erradicá-la, mas algumas pessoas necessitam de desintoxicação profissional, já que os sintomas de abstinência podem ser graves, incluindo convulsões e alucinações.

No entanto, em adição aos tratamentos convencionais como terapias, existem alternativas naturais que podem ajudar a combater o alcoolismo.

Acupuntura

É uma alternativa baseada na aplicação de agulhas em pontos de acupunturais do corpo para promover o equilíbrio do corpo e da mente. A aplicação da acupuntura é usada para tratar uma dor local, mas também a depressão ou outro tipo de alteração.

Especialistas afirmam que a acupuntura pode ajudar a desintoxicar o corpo, sendo um complemento útil para aqueles que procuram superar o alcoolismo, há evidências de que essa técnica também pode aliviar a ansiedade, promovendo relaxamento. Pode ser uma terapia complementar que não envolve qualquer risco.

Ioga

É uma disciplina que envolve a prática de exercícios de respiração e exercícios físicos para promover relaxamento e equilíbrio mental, assim como tonificar o corpo.

A prática de ioga é excelente para combater os efeitos do estresse, evitar a ansiedade, e para alcançar um estado de calma, o que facilita a tarefa de erradicar o alcoolismo da nossa vida.

Meditação

Muitas vezes, a causa do alcoolismo é a necessidade de aliviar o estresse devido a problemas pessoais. A meditação nos oferece o mesmo alívio sem recorrer ao álcool.

Através da meditação, podemos reduzir a necessidade de ingerir o álcool e também ajudar a promover o equilíbrio mental para superar o vício em substâncias como cigarro e álcool.

Mudanças na dieta

Muitas vezes, pessoas que sofrem de alcoolismo, podem ter uma alimentação desequilibrada e insuficiente em determinados nutrientes, causando desnutrição e distúrbios relacionados com este problema, incluindo depressão, o que pode complicar o progresso e sucesso de pacientes que tentam deixar o consumo habitual de álcool.

Uma dieta rica em alimentos de origem vegetal pode ser útil, além disso, você deve incluir todos os grupos alimentares em proporções adequadas. Recomendamos uma avaliação nutricional e conselhos de especialistas.

Alguns dos nutrientes que não devem faltar em sua dieta são:

Vitamina B12: Geralmente é armazenada no fígado, e também promove seu funcionamento correto, diz-se que o seu consumo pode ser útil para evitar a ingestão de álcool. Alimentos ricos em vitamina B12: bife de fígado cozido, ostras cozidas, fígado de frango cozido, coração cozido, arenque, salmão e truta.

Vitamina C: Esta vitamina pode ajudar a reduzir os efeitos do estresse e melhorar a química do cérebro, para que ele possa ajudar a reduzir o interesse em bebidas alcoólicas. Alimentos ricos em vitamina C: acerola, morango, pimentão, kiwi, mamão, manga, laranja, brócolis.

L-Glutamina: É um aminoácido que pode ajudar a regular o funcionamento do cérebro, promovendo um bom humor, o que pode ajudar a superar o vício. Alimentos ricos em Glutamina: carnes, peixe, ovo, iogurte, leite, queijo, feijão, ervilha, repolho, beterraba, espinafre, couve.

Mais informações

Tenha em mente que, quando falamos de cura, não significa que o paciente pode consumir álcool ocasionalmente, porque uma vez alcoólatra, esta condição será sempre latente, de modo que o consumo mínimo pode provocar uma recaída.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: